Imagine uma sociedade utópica onde todos os problemas foram solucionados, não existe mais corrupção, fome, desemprego e, acreditem se quiser, nem mesmo a morte... Bom, ela até existe, mas caso você seja “morto” seu corpo será levado para um centro de vivificação para que possa ser revivido.

Aí você deve pensar: “Poxa, mas se ninguém morre a população deve crescer de uma forma que logo, logo não vai ter mais espaço nem recursos para todo mundo.” Quase, pois é aí que entra os ceifadores. Eles são os únicos seres capazes de matar alguém em definitivo, a chamada “coleta”. Os ceifadores são vistos como os seres supremos do mundo, são temidos e bajulados pelas pessoas comuns devido ao fato de que a escolha dos ceifadores para coletar alguém é feita de forma aleatória, além de eles poderem conceder imunidade as pessoas, evitando assim que elas sejam coletadas.


Todo ceifador faz parte da Ceifa, a organização que controla os ceifadores, comandada pelo Alto Punhal (o maior cargo entre os ceifadores). Eles devem coletar certa quantidade de pessoas por ano para que assim mantenha o equilíbrio. Um fato interessante é que esse mundo utópico aconteceu após a nuvem (aquela mesmo do computador) virar a Nimbo-Cúmulo e ganhar consciência, passando a governar o mundo de forma justa (para quem assistiu Matrix sabe que seria bem diferente se ela se rebelasse kkkk) resolvendo todos os problemas da humanidade.

Porém, existe uma regra que diz que os assuntos da Ceifa não devem ser interferidos pela Nimbo-Cúmulos e vice-versa. E se vocês imaginaram que a única organização comandada por humanos poderia ter corrupção, jogos de poder e pessoas mal caráter, acertaram em cheio.


Mas isso tudo é apenas para ilustrar o mundo pelo qual se passa a história, pois ela começa de fato com dois jovens (Citra Terranova e Rowan Damisch), de famílias totalmente diferentes onde uma é atenciosa (a de Citra) e outra não dá atenção ao filho (a de Rowan). Eles acabam conhecendo, em momentos distintos, o famoso ceifador Faraday que resolve depois de um tempo recrutá-los para se tornarem seu aprendiz e, quem sabe no fim, tornarem-se ceifadores iguais a ele.

No começo a história é voltada para o conhecimento dos personagens, o mundo em que vivem e seus treinamentos. Eu devo dizer que ela é muito bem escrita e de uma forma direta, sem arrodeios. O bom é que eu já estava acostumado com o rumo que ela estava tomando quando, do nada, ela sofre uma reviravolta que eu sinceramente não esperava, fazendo-a ficar mais interessante ainda. Os dois jovens acabam tomando caminhos diferentes e se veem cada um envolvido em situações totalmente distintas. O livro tem algumas outras reviravoltas interessantes, umas imprevisíveis e outras nem tanto, mas todas trabalhadas de forma muito boa.


No geral, o livro é muito bom e com um ritmo às vezes rápido. Além disso, uma coisa que me agradou muito foi o fato de que, entre cada capítulo, existem passagens dos diários que os ceifadores tem que manter, contando citações que fazem refletir sobre as consequências de terem um mundo onde tudo foi alcançado, do fato da Ceifa ser independente da Nimmbo-Cúmulo, entre outras coisas.

O livro também é muito bonito, uma capa excelente, diagramação muito boa, folhas amarelas, fonte grande, resumindo... Tudo que um leitor deseja. Aproveitem essa belezura, espero que a continuação seja tão boa quanto ou melhor. Até a próxima e bom sorvetes (referência para quem ler kkkk).


Bônus: O livro não tem adaptação (ainda pelo menos), mas resolvi deixar para vocês uma musiquinha que gosto muito e, a meu ver, combina muito bem com o livro. Aproveitem. Beijos.




Título: O Ceifador (exemplar cedido pela editora)
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Páginas: 448
Ano: 2017

32 comentários:

  1. Desde que comecei a ler resenhas deste livro, no qual há muito elogios referentes esta estória, e o quanto a trama e bem construída, com uma narrativa sem rodeios, que consegue desenvolver várias revira voltas que surpreende o leitor a cada momento. Esta obra esta na minha lista de desejados e espero adquiri-lo ainda este ano, pois quero muito saber qual será o desfecho desta estória.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Lana.

    Pois, faça isso mesmo. Vale a pena. É realmente sem arrodeios e muito bem escrita. E cheia de reviravoltas.

    ResponderExcluir
  3. Gostei dessa ideia da história e por tudo que já dá pra imaginar quando se pensa em um mundo assim. Pode ter um lado "perfeito" mas é legal ver que nem tudo ali são flores. A coisa toda dos Ceifadores e do que fazem, como a trama pode trazer umas reflexões legais e o fato de ter boas reviravoltas me deixaram bem animada. Parece ser o tipo de livro que adoro ler. Só torço agora pra sair mais e bem rápido porque pelo jeito ele é muito bom de acompanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane
      Verdade, inclusive um mundo sem problemas por mais que seja algo supostamente bom acaba causando vários pensamentos interessantes, coisa que o livro da umas amostras discretamente nas citações entre cada capitulo.

      Excluir
  4. Esse livro está furando fila na minha meta. Vi várias avaliações positivas sobre ele.
    Adorei a premissa do livro com os ceifadores que controlam que morre e quem vive. Deve ser legal acompanhar os protagonistas se tornando ceifadores.
    Ansiosa pela leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayane
      É bem legal sim, e digo que pode deixar ele passar a frente na fila, não ai se arrepender.

      Excluir
  5. Oi Fábio,
    Acho esse livro muito intrigante, mas confesso que ao ler a sinopse quando vi o lançamento eu não fiquei interessada em ler, sei lá, não apostava que teria tanto potencial assim. Ledo engano! Que distopia mais diferente e ousada, adorei essa trama, com essa sociedade perfeita, sem os males que tanto afetam o mundo realista. Estou bem intrigada para saber como aconteceu de fato essa “evolução” e qual vai ser o desfecho da Citra e Rowan.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Micheli
    Pra você ver que até uma sinopse pode nos enganar as vezes kkkkk. Deixe a sinopse pra lá e pegue esse livro pra ler. Ele é muito bom. Vale a pena com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Fábio!
    Já tinha lido sobre o livro e muito interessada fiquei para fazer a leitura, primeiro porque é uma ficção fantasia bem diferente das que estamos acostumadas a ler por aí e também, porque questiona a sociedade. Se tivéssemos tudo às mãos, como moradia, saúde, vida 'eterna', realmente a sociedade se estagnaria e não iríamos mais em busca de nossos objetivos, seria perfeito por uma parte e por outra, totalmente inadequada.
    O que me deixou mais intrigada foi por saber como é feita a triagem dos ceifadores, já mantém tanto poder...
    Bom final de semana!
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Verdade. Uma sociedade que já tem tudo acaba ficando sem um objetivo, estagnada e entediada. É bom pra pensar mesmo esse livro. Vale a pena. E o processo de recrutamento pra Ceifador é bem interessante

      Excluir
  8. Desde que vi esse livro fiquei interessada, achei diferente e me fez comparar com o mundo real, seria muito bom, mas teria o mesmo problema da historia o excesso de pessoas, que aliás desperta curiosidade em saber qual o critério que o ceifador usa, mas como da para imaginar a corrupção deve correr frouxo, quem tem dinheiro e poder devem se dar bem. Mas analisando coitada das pessoas que tem que ser ceifador é terrível pois são obrigadas a tirar a vida das pessoas e conviver com isso, também fiquei curiosa com o critério usado para a escolha para se tornar um ceifador, eu que não queria ser escolhida kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria. Aí é que está a coisa (em relação a quem tem dinheiro), a pobreza não existe mais, todo mundo tem dinheiro, e até os mais ricos não estão nem um pouco imunes. Inclusive tem uma situação no livro (não vou contar óbvio) que demonstra muito bem isso. Já em relação ao fato de os ceifadores terem que matar as pessoas e conviver com isso, vc acertou em cheio. É uma coisa que pesa muito pra eles (ou pelo menos para a maioria)

      PS: você não querer ser escolhida é o primeiro passo pra ser escolhida kkkkkkk. (Não é spoiler)

      Excluir
  9. Olá, Fábio!

    Achei O Ceifador muito interessante, tanto por esse futuro em que a informática governa o mundo, mas sem ser do modo terrível de Matrix e Terminator e superando a justiça do homens e só um grupo de homens pode tirar uma vida definitivamente. Dentro disso, achei muito legais as citações a cientistas e a instituições humanas como até a Igreja Católica dentro da Ceifa, sendo que os criadores, próprio pelo fato de poderem tirar a vida, mas também preservar a de outra pessoa, viram ícones pop, como cantores e estrelas de realities e novelas. Por exemplo, ter uma figurinha do Faradey, que lembra o inventor da gaiola que leva seu nome, em um album ao invés da de um jogador de futebol, como ocorre hoje em dia.
    O Neil em seus livros leva a reflexões sobre tudo e aqui não é diferente. Afinal, ao se tornar um ceifador, uma pessoa pode se deixa levar pelo poder de matar, mesmo que as mortes sejam aleatórias nessa sociedade?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =D

      Tambem achei, as citações e as reflexões no começo de cada capítulo servem muito bem para os dias de hoje apesar do livro se passar no futuro. O medo dos ceifadores mas ao mesmo tempo o fascínio ao poder ter um tempo a mais de vida garantida. Tudo isso no livro deixa interessante.

      Abraço

      Excluir
  10. Apesar de já ter visto essa capa em alguns lugares eu não fazia ideia da história. Eu gostei da premissa mas me pareceu que o livro tem muita informação e muitas coisas paralelas acontecendo ao mesmo tempo e isso acabou me desagradando um pouco. Eu não sei se leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Eu aconselho a leitura kkkk. Não tem muita informação assim, na verdade o livro é bem direto. Não perde tempo com rodeios. Leia =D

      Excluir
  11. Já li algumas resenhas deste livro, e não gostei, não curto o livro, a capa me assusta e o livro não é do tipo que eu leria.

    Visitem emu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jady

      Eu entendo, mas não deixe a capa te enganar kkk apesar de ter um ceifador nela ele não é de terror. Pelo contrario.

      =*

      Excluir
  12. Oiii! Eu to louca por esse livro desde a primeira resenha que li a respeito. E tenho que dizer que a tua resenha de longe foi a mais completa, já que na outras que li não tinha nem metade doq vc escreveu. Não vejo a hora de poder ler e mergulhar nessa história que deve ser sensacional! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabriela =D

      Fico feliz kkkk. E sim, leia mesmo, é bem legal esse livro.
      E que não demore muito para sair a continuação.

      Beijos =*

      Excluir
  13. Oi, Fábio
    Tenho esse livro, mas ainda não li. Fiquei com mais vontade de ler agora, pois adoro reviravoltas e uma narrativa direta também. E, claro, gostei de saber que você gostou. Com direito até a musiquinha rs.
    As fotos ficaram ótimas.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leticia

      kkkk pois é, achei a musica a cara do livro (além de muito boa claro kkk. Pois bem, se tem coloque-o logo na lista de próximas leituras, acredito que você irá gostar =D

      Bjs.

      Excluir
  14. oi Fabio,
    Primeiro tenho que dizer que resenha maravilhosa, Segundo que capa linda, fico muito feliz em saber que a fonte do livro é grande(detesto Fonte pequena).
    Eu só visto resenhas positivas sobre o Ceifador, ele está na minha listinha de desejados,já faz um tempinho.
    Tenho que criar vergonha na cara e ler esse livro logo rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hannah

      Muito obrigado pelo elogio =D.
      Sim, a capa é bonita. Verdade, tambem não sou fã de letras pequenas, cansa mais. Pois leia mesmo kkkk

      Excluir
  15. Eu já li diversos comentários sobre este livro, e quero muito ler ele, lendo sua resenha fiquei ainda mais curiosa para conferir esta história, que bom que para você este livro foi uma boa leitura, eu espero ler ele em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariele

      Que bom que gostou. =D. Leia mesmo, achei bem legal esse livro. Recomendo =D

      Excluir
  16. Oi, Fábio!
    O Ceifador não faz o meu estilo de leitura mas se saísse um filme dele eu iria assistir com certeza, quando você comentou sobre o treinamento de Citra e Rowan e os caminhos diferentes que eles acabam tomam no decorrer da história fiquei imaginando como seria a adaptação para a telona... acho que seria incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Any

      Te juro que tambem durante a leitura eu fiquei imaginando adaptações para esse livro, seja em serie ou em filme. Eu acho que tem um bom potencial para isso.

      Excluir
  17. Oi, Fabio! Por sua causa vou ter que dar um jeito de ler este livro. Essa referência de "bom sorvetes" me deixou intrigada. Sobre uma adaptação audio visual como mencionado nos comentários, sou super a favor. Ah! Gostei do toque musical na sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Georgia

      kkkkkkkkkkkkkk. Leia mesmo. Agradeço por ter gostado =D. Sim, sempre que posso trago um trailer de alguma adaptação, nesse caso foi uma musica que lembrei logo. Bom que gostou =D

      Excluir
  18. Oi, Fabio!
    Que legal a premissa desse livro, acho super interessante esse livro retratar um mundo onde já não existe morte por doenças e outros motivos. Achei bem legal essa música super bacana!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  19. Olá Marta.
    Que bom que gostou, e da música também. Vale a pena a leitura e a música kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.