Resenha: Último turno


Acabou!!
Enfim findou-se a trilogia. É boa... mas não deixa aquele gostinho de quero mais. E eu explico por quê.

Mas, primeiro, vamos relembrar um pouco os fatos. A trilogia começa com "Mr. Mercedes", onde um psicopata rouba um carro e atropela dezenas de pessoas em uma fila, à procura de emprego. O nosso querido Bill Hodges se aposenta antes de pegar o lazarento e entra em uma depressão pós-aposentadoria. Brady, o Mr. Mercedes, começa uma tramoia para fazer com que Hodges cometa suicídio. O que ele não esperava era que Hodges encontraria três pessoas que reacenderiam nele o significado de amizade. Então, depois de muita perseguição, Holly e Jeromy conseguem capturar Brady (no momento em que Hodges estava tendo um ataque cardíaco) em um show de uma boy band, quando ele estava prestes a mandar tudo para os ares. Holly bateu tão forte na cabeça dele, que ele virou um vegetal numa cama de hospital.

Em seguida temos "Achados e perdidos", nome que Hodges e Holly dão para a nova empresa deles. Aqui, alguns anos se passaram e Mr. Mercedes fica no passado com o tempo. O foco agora está em um garoto e um bandido recém-liberto da prisão. A história dos dois vai se cruzar quando o garoto encontrar milhões de dólares em manuscritos de um escritor muito famoso. O que ele não sabia era que os manuscritos pertenciam ao bandido (fã número 1 do escritor)... e que ele acabava de ganhar a carta de alforria. Percebendo que o irmão estava bastante estranho, Tina decide conversar com uma amiga, que não por acaso é irmã de Jeromy, que ajuda Bill Hodges. Pronto, temos um caso.


Para saber mais sobre os dois primeiros livros, clique aqui.

Por fim, chegamos em "Último turno", expressão que é usada para designar o último caso de um detetive, que nesse caso é Pete, ex-parceiro de Hodges, que após se ver frente a uma cena de possível assassinato seguido de suicídio, liga para o amigo afim de pedir ajuda.

Depois de alguns outros casos de suicídio, Hodges e Holly descobrem o que há de comum em cada um deles: eles são sobreviventes do ataque ao City Center ou adolescentes que estiveram no show do 'Round Here, além disso, todos têm um vídeo-game programado para hipnotizar as pessoas. Mas... e quem dá as ordens? Acontece que quando Holly bateu em Brady a ponto de torná-lo um vegetal, em verdade ela ajudou a torná-lo um monstro maior do que ele era, porque agora ele tem total poder de sua mente. O que permite invadir a mente de pessoas fracas, assim como as das hipnotizadas pelo jogo.


Stephen Master King mantém, mais uma vez, o mesmo estilo narrativo do início da trilogia, ou seja, aparentemente é uma obra voltada para um público juvenil. Por isso mesmo, é um trabalho moderno, onde ele cita as várias redes sociais do momento, além da montadora de celulares mais famosa do mundo; e o mais legal de tudo é que é recheado de referências, como foi desde o início.

Gostei sim. Dou cinco estrelas por causa da história e porque de todos os três livros, é o que mais tem cara de King. Mas então, por que não deixa saudade? Entenda, King... não é você, sou eu, sabe? Eu prefiro você escrevendo terror. Apesar de "Novembro de 63" ter sido sucesso absoluto, um romance policial extremamente bem desenvolvido, eu acho que seu lance é o terror mesmo. A trilogia Mr. Mercedes é foda, mas as coisas vão acontecendo rápido demais, as descobertas vão acontecendo e a história vai seguindo, deixando uma gosto de "previsível", não acontecem tantas surpresas assim. Porém, um ponto que eu gostei é que a história é cheia de vai e vem em sua linha do tempo; estratégia que King utiliza para explicar situações que possivelmente perguntamos "como isso aconteceu?"


Seus personagens foram muito cativantes o tempo todo, todos a seu modo. Holly, apesar de todo seu problema, consegue ser a melhor. 😍 Enfim... O fim é um pouco triste, mas acho que não haveria outra coisa para acontecer... E já ficamos sabendo que isso vai acontecer logo no início do livro...

Ah, sim!! Para quem não sabe, Mr. Mercedes virou uma série e é muito foda!! A primeira cena... Pqp!! E já anunciaram que vai ter a segunda temporada!! E não!! Não tem na Netflix!!




Título: Último turno (End of Watch)
Terceiro livro da Trilogia Bill Hodges
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 335
Ano: 2016

4 Revelaram sentimentos:

  1. Quero ler essa trilogia, não tive como não rir, só o King mesmo para deixar Brady mais cruel com essa pancada na cabeça, o estrago que ele deve causar deve ser dos grandes com esse poder da mente. parece ter muitos acontecimentos, pena o final ser triste pois sou daquelas que torço para um final feliz. É uma pena não ter a série na Netflix, pois já ia assistir rs.

    ResponderExcluir
  2. Marcos!
    Achei fenomenal a ideia do assassino aprender a usar sua mente e passar a matar as pessoas mesmo estando em coma no hospital.
    Tão bom quando uma série termina a contento e os personagens se tornam ainda mais maduros.
    Desejo uma semana carregadinho de luz e paz!
    “ Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi muito esse livro por ai mas não fazia ideia da história. Eu gosto muito de livros policiais mas depois de ver a resenha da trilogia esse último foi o que me pareceu mais interessante. Acho que vou ler se tiver a oportunidade

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcos!

    Parece uma comparação exagerada, mas a série Bill Hodges é "Conta Comigo" só que com adultos. Só quando conhece Holly e Jeremy, ele percebe que não está sozinho e que tem com quem contar. E era com isso que Mr. Mercedes não contava no 1º livro.
    Em o Último turno, essa base se encontra com o sobrenatural que o King adora trabalhar, já que ele faz um verdadeiro confronto final entre Bill e Brady sobre quem tem mesmo domínio sobre o outro, o que torna essa série diferente. Aliás, colocar referencias jovens foi um prato cheio, ou o King estava cansado de tanto One Direction quando ele escreveu os livros.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.