Olá pessoal, hoje vim falar com vocês do livro Olhos de Carvão. Esse é um livro que nos foi enviado gentilmente pela Editora Record. Trata-se de um livro nacional e de contos de ficção.

O livro contém 26 contos e, apesar de ser ficção, eles retratam a realidade e não algo fantástico. Porque a única coisa que tem de fantástico aqui eu já posso adiantar que é o livro. Caramba, que livro bom! O autor traz histórias surpreendentes, cada conto se divide em dois pontos de vista diferentes e acabam se juntando no final. É como se cada parágrafo alternasse em um ponto de vista, exemplo: Parágrafo 1 personagem A, parágrafo 2 personagem B, parágrafo 3 personagem A, e assim por diante. Difícil de explicar mas muito fácil de ler.

Olhando assim pode parecer confuso, mas não é. A coisa toda é feita de uma forma que parece até livro de poesia, eu sinceramente achei muito bom. Mas quem não curte poesia não precisa se preocupar, porque ao contrário de algumas poesias, esse livro não é difícil de entender e nem tem contos feitos em metáforas ou algo do tipo. A escrita do autor é simples e fácil compreensão, você consegue visualizar o que ele está descrevendo com muita facilidade.


Porém, o que tem de fácil na escrita tem de pesado no conteúdo. Os contos trazem histórias pesadas e que demonstram a realidade nua e crua do mundo, fazendo você parar para refletir sobre elas e sobre a veracidade ao seu redor. Sinceramente, se você estiver em algum tipo de bad deixe esse livro para depois porque, do contrário, pode fazer você piorar. Mas, se você está tranquilo, leia e aceite uma possível bad que possa vir tranquilamente, porque vale a pena a leitura, te garanto.

E os contos são variados, então não cansa e nem se torna repetitivo. O livro é pequeno e dá para ler em um dia, se você quiser, até mesmo aqueles leitores que leem mais devagar, mas, sinceramente ,aconselho uma leitura mais demorada, para você ir refletindo assim que terminar algumas das histórias.  

É tanto que não vou me estender mais na resenha, pois ele é um livro para você ler e sentir; e, para sentir e entender o que estou dizendo, só você lendo. Leitura recomendadíssima.


Obs: Acho que dei 5 estrelas no skoob porque fiquei na bad, mas depois de resenhar percebo que tenho que favoritar kkkkk. Se for ruim, me cobrem. 

Bjs e abraços.

Título: Olhos de Carvão (exemplar cedido pela editora)
Autor: Afonso Borges
Editora: Record
Páginas: 112
Ano: 2017

16 comentários:

  1. Oi Fábio! Bom saber que é melhor não ler na bad, gosto de contos, mas sendo mais pesado assim é bom guardar os bons momentos. A capa é linda e adorei as fotos.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =D

      É, pelo mens eu não recomendo uma leitura na Bad kkkkkk

      Obrigado pelos elogios ^^

      =*

      Excluir
  2. Tenho lá minha queda por contos e adoro quando um autor faz algo que se interligue. Fica bem mais interessante acompanhar histórias assim. O tom dele parece ser bem legal também. E gosto de umas coisas pesadas, algo que faça pensar e que tenha aquele pé de realidade. Que tenha umas coisas diferentes e não aqueles contos muito parecidos ajuda também.
    Gostei da dica. E se deixa na bad gostei foi ainda mais porque curto uns livros que mexem assim com a gente xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane.

      Pois então recomendo esse. Contos diferenciados e realistas. Alguns deixam na Bad, outros nem tanto. Vale muito a leitura.

      =D

      Excluir
  3. Fábio!
    Gosto demais de ficção e quando eles vem em forma de contos, acho a leitura ainda mais atrativa, afinal, são várias histórias dentro de um mesmo livro e não acho que seja de difícil compreensaõ não...
    Fiquei bem curiosa por fazer a leitura.
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Não são difíceis de entender não. Pelo contrario, os contos aqui tem uma linguagem bem simples. É muito bom, recomendo.

      Excluir
  4. Eu não conhecia o livro, amei. Pois gosto muito de contos! Feliz ano novo! Abraços!

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabel.

      Pois bem, leia viu, recomendo de mais. Feliz ano novo =D

      Abraço.

      Excluir
  5. Oi, Fábio. Gosto um pouco de contos. Quando um livro vem com reflexões, é bom para repensarmos na vida! Não conhecia o autor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane.

      Pois bem. Recomendo esse livro de mais viu.

      =*

      Excluir
  6. Comecei a dar uma chance para poesias/contos há pouco tempo e já vou colocar esse na lista. Mesmo sendo um livro pesado/bad ele parece ser muito incrível e já quero ler.

    ResponderExcluir
  7. Só li livros de conto uma vez, preciso ler mais, esse parece ser daqueles que deixa o leitor mal em transe sobre essa nossa realidade que esta cada vez mais pior, isso é bem para refletirmos. Deve ser uma leitura angustiante mas necessária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria.

      Sim, é uma leitura bem reflexiva. Gostei bastante.

      Excluir
  8. Oi, Fábio!!
    Nossa que livro mais interessante!! Acho que nunca li nenhum livro com essa estrutura que em cada cada parágrafo alternasse em um ponto de vista. Adoro livros de contos, mas devo confessar que nunca li nenhum que retrata-se a verdade nua e crua.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Engraçado que pelo titulo do livro jamais imaginaria do que ele se tratava. Gosto de contos, estou começando a entrar nesse gênero mas pelo que percebi esse é bem diferente do que estamos acostumados a ler. Creio que sempre pensamos nos contos com histórias perfeitas e bonitas e nunca a realidade de fato. Adorei essa coisa dos vários pontos de perspectivas porque facilita muito a leitura.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.