Fala galera, como estão? Hoje vim trazer para vocês a resenha do livro Primeira página – Conflito na Baiana. Esse livro é parceria com o autor JM Costa e o Blog Revelando Sentimentos. Então como sabem, primeiramente vamos à sinopse.

“O telefone toca na mesa de uma repórter do Diário Carioca. Do outro lado, desespero. Uma garotinha de 9 anos narra, ao vivo, o crime brutal que vê pela janela de casa. A vítima é sua mãe. O diálogo tenso, a partir de então, dita o tom acelerado que acompanha o leitor do primeiro ao último capítulo de “PRIMEIRA PÁGINA – Conflito na Baiana”. Clara Gabo, repórter carioca em início de carreira, não mede esforços para atender ao pedido de ajuda da menina que lhe procurou por telefone. Mesmo que isso signifique contrariar orientações da sua chefia e colocar a própria vida em risco.  À medida que avança na reportagem e publica seus desdobramentos na primeira página do jornal, Clara descortina uma série de fatos que podem comprometer a cúpula da segurança no Estado e até mesmo a sua carreira.”
Eu não sei vocês mas essa sinopse já me deixou intrigado logo de cara. Intriga, assassinato, suspense, ação, o livro tem de tudo. Para quem não sabe o autor também é jornalista e já trabalhou em vários jornais consagrados como O Globo, Extra, Jornal dos Sports entre outras, por isso o fato de a personagem principal ser uma jornalista fica interessante.


Dessa forma, podemos entender através do olhar de uma pessoa que viveu aquele tipo de coisa da forma mais fiel possível. Observar como funciona aquele ambiente, o que os repórteres investigativos passam para conseguir uma matéria, a diferença entre um bom repórter e o ruim e como nós julgamos muitos dos trabalhos sem conhecer direito o que se passa por trás dos bastidores.

Clara é uma personagem muito boa, forte, decidida, que corre atrás da matéria sem deixar de se manter dentro dos limites éticos, e ao mesmo tempo que mostra toda sua coragem ela também mostra como é humana e sente medo mesmo quando tem que passar a aparência de segurança. Isso diante de algumas situações de perigo que nos deparamos na trama.

A trama do livro por sinal é muito boa. Assim como a sinopse já disse, começa com Clara recebendo uma ligação de uma garotinha de 9 anos contando o crime que está presenciando e, então, partindo para o local (que é o morro da baiana) para investigar a situação. Chegando lá ela vai descobrir muito mais coisa do que esperava e tem um fato interessante aí.

O fato é que as coisas que ela descobre retratam muito a situação pelo qual o país passa, principalmente em relação ao crime organizado. São situações de policiais corruptos (deixando bem claro que não são todos, óbvio, mas sabemos que existem, sim) que trabalham com bandidos, políticos que financiam esse tipo de situação, bandidos que trabalham com passe livre se pagar propina e etc. Infelizmente, esse tipo de coisa acontece bastante e todo mundo sabe, e o livro retrata um pouco dessas coisas de uma forma bem satisfatória.


Claro que tem um pouco de tom mais fantasioso, afinal, é um livro e tem que entreter, mas é bem legal a forma como passa os problemas, fazendo o leitor refletir sobre a situação. O livro também é cheio de ação, e flui de uma forma excelente e rápida. A escrita do autor é realmente muito boa e não é para menos, dado o da fato da sua experiência e profissão. Isso é legal, porque o livro apesar de pequeno tem toda sua história muito bem amarrada, com tempo para você conhece os personagens e se identifica com a principal.

A diagramação, capa, cor das páginas, nada disso tenho do que dizer, são todas muito bem feitas, o leitor não vai encontrar nenhum problema em relação a isso. Então, se você gosta de livros bem escritos e do gênero investigativo, vá fundo neste, vale muito a pena, recomendo bastante.

Dou 4 estrelas para o romance de estreia do JM Costa e digo... Na próxima vez que receber uma caixa de chocolate melhor verificar sua procedência antes.


Título: Primeira Página – Conflito na Baiana (exemplar cedido pelo autor)
Autor: JM Consta
Editora: Segmidia
Páginas: 168
Ano: 2017

20 comentários:

  1. Muito interessante pois mesmo o livro tendo partes fantasiosas como você falou, deve estar cheio de coisas muito reais, e é interessante entendermos como tudo isso acontecia..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique.

      Sim, tem algumas informações que remete a realidade e faz a gente questionar coisas no país.

      Excluir
  2. Parece bem interessante esse livro, a parte fantasiosa a gente dá um desconto.
    Tem post novo no blog!

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, vale a pena viu. Gostei bastante da leitura. É bem interessante sim, e rápida

      Excluir
  3. É bem interessante ter essa ideia de como uma matéria surge. Gosto quando vejo umas coisas assim e já começa o livro com uma situação bem tensa com essa ligação. Os problemas que ela vai desvendando e as coisas que vai descobrindo parecem bons por retratar coisas que o país passa e a gente vai identificar fácil. Achei interessante esse livro, acho que iria gostar se lesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. A gente acaba conhecendo um pouco do mundo jornalístico também, não tem jeito. E é interessante.

      Excluir
  4. Oie Fábio =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas apesar da premissa ser interessante, confesso que não curto muito livros do gênero.

    Ótima resenha!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane.

      É o primeiro livro do autor. E acho que começou bem.

      Obrigado pelo elogio ^^

      Bjs

      Excluir
  5. Adoro livros que abordam este tipo de história, já anotei a dica! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Fábio, achei a premissa mega inteligente, não conhecia o livro, mas certea de que vou curtir a personagem Clara!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Espero que goste sim viu. Ela é uma personagem bem construída. Vale a pena.

      Excluir
  7. Oi, Fábio.

    Se tratando de um crime que envolve policiais, será que há um limite, no qual um repórter policial não pode ultrapassar?

    Mesmo sendo um livro fictício, ele não deixa de mostrar fatos verídicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane.

      Sim, existem fatos reais por trás dos fictícios nesse livro. É sim, existem limites para o repórter policial, mas não quer dizer que nem todos ela vá seguir kkkk

      Excluir
  8. Olá pessoal, JM Costa, autor do livro, passando por aqui para agradecer a leitura e bela resenha pelo Fábio aqui no Revelando Sentimentos.

    Quem quiser ter a experiência de ler os primeiros capítulos gratuitamente, está convidado a uma visita ao meu blog em: http://livro.jmcostaescritor.com.br/primeirapagina

    Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós do Revelando Sentimentos é que agradecemos. 👏👏👏👏. E obrigado pelo elogio :D.

      Abraço.

      Excluir
  9. Parece ser muito interessante e comovente também fiquei imaginando a menina relatando o que aconteceu com a mãe deve ser de cortar o coração, que angustia me deu. A leitura parece envolvente, tem muitos acontecimentos e muita ação que adoro.

    ResponderExcluir
  10. Fábio!
    Bom ver um livro que traz a realidade nua e crua sobre fatos e acontecimentos no morro, mesmo que tenha algum floreio ficcional, afinal, o leitor vai logo se identificar com as personagens e com os fatos relatados, porque é o que acompanhamos na tv diariamente.
    Gostei de ver mais um autor nacional trazeno uma obra consciente.
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fábio!!
    Gostei da premissa da história do livro, não conhecia o autor e pelo que vi é o seu livro de estreia. Espero sinceramente que faça muito sucesso.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Pelo visto uma leitura bem intensa e emocionante, o fato do autor ser um jornalista só ajuda a construir um ambiente ainda mais real e rico em detalhes. Com certeza é uma personagem forte e decidida que apesar dos riscos não abriu mão de ajudar quem precisava!!!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.