Para quem não gosta de... é uma coluna inspirada na postagem da Editora Intrínseca chamada “Se você gosta de (...) vai gostar de (...)”. A ideia da editora é de recomendar livros no mesmo estilo de determinada obra que você leu e gostou. Pensando nisso, resolvemos fazer o Para quem não gosta de... para quem não curte um gênero e, mesmo assim, poderá gostar de determinado livro. Afinal, mesmo que você não goste, é possível encontrar aquela história-chave que o fará mudar de opinião.
Vamos tentar?
O tema de hoje é Guerra. Nem todos gostam dessa temática, mas alguns autores sabem fazer um enredo tão bem feito e sem muitos exageros que, para quem vai começar a ler esse gênero, precisa ir com calma.

3 – Fique onde está e então corra (resenha)

Alfie é um garoto aparentemente normal. Ele tem apenas nove anos de idade, porém, passa por muitas coisas desde cedo. Aos cinco anos de idade, no dia do seu aniversário, seu mundo começa a mudar: seu pai parte rumo à guerra que acaba de começar. O menino tenta se lembrar de como era sua vida antes de a Guerra Mundial começar. O pior dia de sua vida é marcado com a ausência de convidados e com a despedida de seu pai. 

É possível derramarmos lágrimas lendo essa obra. Ainda que o tema seja este, a história não tem a ação do início ao fim que um tema desse exige. Ele é um drama que possui a guerra um dos fatores contidos na trama. 


2 – O menino do pijama listrado

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Esse livro foi adaptado e posso afirmar que o filme é de arrancar lágrimas. Vale a pena assistir.

1 – O caçador de pipas

O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Eu nunca li uma obra tão forte e que nos destrói por dentro a ponto de ficarmos sem saber o que fazer. A guerra aqui parece não existir, pois a narrativa trabalhada pelo autor prima por jogar um drama como destaque. Existe o filme também e não sei afirmar qual me fez chorar mais. Todavia, é uma das adaptações que mais gostei. Segue o que está no livro e a emoção no olhar de Hassan nos enche os olhos de lágrimas. Todo processo que passou pelo amigo, todas as dores e mesmo assim permanece firme e forte ao seu lado.

A frase que sempre permeia minha mente dita por ele é: “Por você, faria isso mil vezes”. E não há coração que não chora com esta cena.

Se ainda não leu ou não assistiu, aproveite o final de semana para conferir. Foi difícil classificá-los, mas acredito que Amir e Hassan estão no pódio para a história ser lida e assistida o quanto antes.

48 comentários:

  1. Oi Natalia, como vai?
    Em minha adolescência eu li muitos livros com esta temática, e não sei se este foi o motivo, mas já fazem anos que não curto mais. Gostei das dicas, para quem está iniciando nessas leituras, ou pra quem curte o gênero, é uma ótima pedida.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia.
      Eu amo o gênero e acho super válida a leitura.
      Uma pena que não curta mais.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Naty,
    Eu gosto bastante de filmes com a temática, mas ainda não peguei um bom livro com ela. Sou doida para ler os do John.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta, Nana.
      Recomendo você ler A menina que roubava livros.
      Um ótimo livro do gênero.

      Beijos

      Excluir
  3. Que escolhas perfeitas!!! Ainda não li esse primeiro, mas agora estou muito curiosa!

    oiisabel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O menino do pijama listrado é muito lindo e emocionante! Tenho muita curiosidade para ler O caçador de pipas :) Gostei do blog, estou seguindo ♥
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caçador de pipas é lindo.
      Espero que leia e assista :D

      Excluir
  5. Oi Natália,
    Eu não sou fã da temática guerra não, mas quero muito ler os dois últimos citados, O Menino do Pijama Listrado e O Caçador de Pipas.
    Os considero clássicos, porque marcaram uma geração né? Um dia, eu leio!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?
      Poxa, que pena.
      Mas tenho certeza que esses você irá gostar, pois são mais suaves.

      Excluir
  6. Oi Natália! Realmente não sou de livros de guerra e nem de filmes, mas ainda quero ler O Menino do Pijama Listrado!! A ideia da coluna é ótima!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não gosta, Mi.
      Mas eles são bem suaves.
      Acredito que vá te agradar.

      Beijos

      Excluir
  7. Primeira vez que vejo um post dessa coluna e achei o máximo! Eu já li os dois primeiros e eu AMO muito! ♥ Fique onde está e então corra é muitoooo bom e eu ouço falarem tão pouco dele :/ Quero ler agora em março O Caçador de Pipas, li A Cidade do Sol desse autor e AMEI! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aléxia.
      Também gosto de Fique onde está e então corra.
      Uma tristeza falarem tão pouquinho, né?

      Beijos

      Excluir
  8. Olá, Natalia!

    Achei essa ideia legal! Já tinha visto a coluna da Intrínseca, mas a ideia de indicar coisas para quem gosta de algo não é tão nova assim (me lembro de uns vídeos na MTV em 2006 onde faziam esses tipos de indicação mas usando músicas). Mas indicar livros para uma pessoa começar a gostar de um tema, é algo totalmente novo! Espero ver mais colunas sobre outros temas que nem todos gostam, para assim abrir mais horizontes.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia dessa da MTV. Bem legal então hahahaha.
      Acho que a ideia de indicar livros é bom, pois às vezes a pessoa não gosta e não faz ideia de qual livro começar.

      Beijos

      Excluir
  9. Oi Natália! Tudo bom?
    Eu como boa estudante de História tenho muita curiosidade com as guerras mundiais, é uma das temáticas que eu não canso de pesquisar a respeito. O Menino do Pijama Listrado é um dos meus favoritos - e um dos que mais me fez chorar na vida.
    Gosto muito de A Menina que Roubava Livros também <3 já considero um clássico.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise.
      Também gosto muito de A menina que roubava livros, porém, ele eu considero meio pesado para quem não gosta do gênero. No sentido de ser o primeiro contato e tal.
      Acredito que a pessoa se sinta melhor começando por livros mais leves.
      Mas sem dúvidas esse é o que mais gosto do gênero.

      Beijos

      Excluir
  10. Ainda não li nenhum desses mas quero ler os 3! Interesso-me pelo tema, sobretudo da segunda guerra mundial.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto sobre as duas guerras.
      O tema em si me chama a atenção demais.

      Excluir
  11. Gostei do post Naty. Não li os livros, mas assisti aos filmes de O Menino do Pijama Listrado e O Caçador de Pipas e me emocionei bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me emocionei muito também, Nessa.
      É fazer chorar todos eles.

      Beijos

      Excluir
  12. Oii!
    A temática realmente não me deixa curiosa pela leitura, mas adorei a coluna!
    Seguindo aqui ♥

    beijão!
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vale a pena tentar, Carol.
      É um tema sempre muito tocante.

      Beijos

      Excluir
  13. Naty!
    Sou fascinadas pelos livros que se passam nas guerras, são fortes e nos lembram sempre que a paz é a melhor coisa.
    O único livro da sua lista que li foi O menino do pijama listrado e também assisti o filme, genial.
    Desejo um mês mais que abençoado, carregadinho de luz e paz e um final de semana esplendoroso!
    “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração.” (Cazuza)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou fascinada, Rudy.
      É um tema que é impossível não nos emocionar.

      Excluir
  14. Oi
    desses ai ainda não li nenhum, mas eu curto livros que envolvam guerra, assisti o filme de caçador de pipas, muito triste, quero ler o menino do pijama listrado.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise.
      São tão tristes mesmo.
      O caçador de pipas me fez chorar na cena do sangue.

      Beijos

      Excluir
  15. Oi Natalia! Tudo bom?
    Adorei a coluna nova do seu blog, e tô ansiosa pra ver as indicações de romance e drama, pois não curto muito esses estilos.
    Obrigada por passar lá no meu blog.
    Volte sempre!
    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris.
      Hahaha, drama eu gosto bastante. Agora romance preciso indicar de forma cautelosa também, pois não curto muito.
      Vou analisar esses dois e já preparar para a próxima postagem.
      Obrigada pela dica. Vou providenciar esses rs.

      Beijos

      Excluir
  16. Oi, Natalia.

    Gosto de livros relacionados à guerra, eles despertam e muito o meu interesse, mas falta coragem pra lê-los, sabe?

    Gosto mais daqueles que não são tão fictícios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiane.
      Realmente eles são fortes e precisamos estar preparados, pois nos faz chorar e ficar digerindo a história por horas.
      Gosto dos não fictícios também.

      Excluir
  17. Oi, Nat!
    Eu colocaria nessa lista também A Menina que Roubava Livros e Anne Frank.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também concordo, Lu.
      Porém, para quem não curte e está iniciando achei melhor escolher alguns mais leves rs.

      Beijos

      Excluir
  18. Adoro o tema em livros e ainda mais quando fala de algo que não sei. Adorei essas dicas. Recentemente vi o filme do Menino de pijama e deu uma vontade louca de ler. Esse outro de Fique onde está e então corra nem lembrava, precisava pegar alguma hora.
    O caçador de pipas parece incrível, vi muita coisa boa desse livro e entrou pra lista dos que gostaria de ler também. Filme nunca vi, mas já vou caçar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembrava deeeele?
      Não diga uma coisa dessas, mulher kkkkkk.
      É um dos meus queridinhos.
      Boyne sabe encantar a gente.

      Veja o filme sim, depois me conte o que achou.

      Beijão

      Excluir
  19. Oi Naty.
    Adoro ler livros que retratam a guerra. Sou mega fã do John Boyne.
    Já li os dois livros citados e mais outros dele. No momento estou lendo O Pacifista do autor.
    Ainda não li O caçador de pipas, mas vi o filme. Pretendo ler o livro um dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Pam.
      Eu também sou.
      Amo a escrita do autor, é sempre muito tocante.
      Adoro

      Beijos

      Excluir
  20. Olá Natalia,

    Eu gosto muito do gênero e li os três livros e achei todos excelentes....adorei o post....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Marco.
      Aproveite e veja o filme, caso não tenha conferido ainda.

      Excluir
  21. Eu gosto desse tema de guerra, já li alguns livros do gênero. O menino do pijama listrado é lindo, eu choro com essa história!! A caçador de pipas ainda não li, mas deve ser ótimo também!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Naty,
    Eu amo ler livros com cenário de guerra, especialmente quando se passam na Segunda Guerra Mundial, são histórias intensas e extremamente cruéis, mas que sempre me emocionam e tocam o meu coração.
    Dos que você citou eu não li apenas Fique onde está e então corra, mas está na lista de futuras leituras.
    Amo O Menino de Pijama Listrado, esse livro acabou comigo completamente.
    O caçador de pipas não precisa nem comentar né? Faz anos que li esse livro mas até hoje lembro como ele me emocionou, e acredita que até hoje não tive a coragem de ver o filme?
    São tantos livros sobre a guerra que já li, mas alguns que me marcaram muito foram: Jardim de Inverno, O Rouxinol, A Vida em Tons de Cinza e a trilogia O Cavaleiro de Bronze.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. O Menino do Pijama Listrado é o único livro que eu li dessa lista e sinceramente mesmo com muitas lágrimas Tanto o livro quanto a adaptação maravilhosa que foi feita para o cinema e sempre me comoveu muito com filmes e livros que se passam durante a Segunda Guerra Mundial e sinceramente sempre procuro ler mais livros assim

    ResponderExcluir
  24. Oi Natalia!
    Eu já adoro livros ambientados em guerras, primeiro pelo conhecimento que eles sempre trazem, acredite, aprendi muita coisa com o John Boyne, e segundo porque as histórias são sempre emocionantes.
    "Fique onde está e depois corra" & "O menino do pijama listrado" são maravilhosos, teve certos momentos em que me senti tão emocionada que precisei dar uma pausa na leitura. Ainda não tive a oportunidade de ler "O caçador de pipas" mas sem dúvidas irei gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Leio muitos livros históricos com esse tema, porém romances eu evito, pois sei que a emoção vai ser grande. Por isso fico apenas nas resenhas.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Naty!!
    Gostei muito da coluna e da escolha desses três livros. Nunca li nenhum livro com essa temática mas já assisti alguns filmes com esse tema.
    Bjos

    ResponderExcluir
  27. Sempre relutei em ler esse gênero, até que tive a sorte de quebrar uma barreira e entrar nesse mundo sem volta. Hoje, livros com temática da segunda guerra sao os meus favoritos, tanto ficcao qto aqueles dolorosamente lindos, que tiram lágrimas e revolta do leitor. E é justamente esses que gosto e dos que tu citou eu n conhecia o "Fique onde está e então corra". Já fui correndo ler tua resenha e certamente entrou pra minha lista. Os demais de guerra, a parte das lutas em si e sanues, deixo pra quem tem estomago.

    ResponderExcluir
  28. Faço parte desse grupo que não gosta de livros com essa temática!
    Os únicos que li foram Toda Luz Que Não Podemos Ver e A Guerra Que Salvou Minha Vida

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.