"Nós rezamos a Santo Antônio de Pádua para pedir que o que foi perdido seja encontrado. Que a alma seja livre. E que a vida seja duradoura."
Zander é uma adolescente com problemas. Mas, você me pergunta, qual adolescente não tem problemas?.  É verdade, todos nós - adolescentes ou não  - temos problemas, mas eu garanto a vocês que os jovens que estão no Acampamento Pádua já enfrentam monstros pessoais muito maiores do que alguns adultos jamais enfrentarão.

Nossa protagonista é uma dessas adolescentes que, enviada pelos pais para o Acampamento, conta com a ajuda dos colegas e monitores para começar a colocar sua vida nos eixos.  Mas Zander está com dificuldades em aceitar sua estadia e não está muito interessada em fazer amizades.  Ela não se identifica com nenhum dos outros colegas, achando todos "estranhos" demais.


Ela está rodeada por um grupo variado de adolescentes: uma anoréxica, uma bulímica, um mentiroso compulsivo, uma menina que se corta e um rapaz que sente que está em estágio de pré loucura.  E quando perguntam a ela o motivo de estar no acampamento ela simplesmente responde: Meus pais me mandaram para cá.

Todos nós somos guerreiros nas nossas próprias batalhas internas. - Pág. 100

O dia a dia de Zander, Cassie, Alek e Grover faz com que a amizade entre eles cresça rapidamente. Cassie é arredia e inconveniente, mas Zander logo se vê totalmente envolvida com os problemas da nova amiga e disposta a tudo para ajudá-la. 

Todos no Acampamento Pádua estão perdidos, alguns mais que os outros, e a cumplicidade que logo se estabelece entre Cassie e Zander ajuda as jovens a começar uma série de tentativas em encontrar um caminho na vida.


Aos poucos vamos sabendo mais sobre Zander, sobre sua vida escolar de notas altas e alto desempenho nos esportes. Sobre seu namorado jogador de futebol e sua fixação em conjugar, mentalmente, verbos em francês.
Às vezes as pessoas estão perdidas porque têm muito medo de olhar para o caminho. Às vezes as pessoas evitam a estrada por temerem o que possa existir nela. É mais fácil permanecer oculto nas sombras e só observar. - Pag. 117
Além de estreitar seus laços de  amizade com Cassie, Zander se apaixona por Grover, dando o toque de romance a história. Mas, lembre-se, estamos tratando de adolescentes com imensas questões internas logo esse romance tem tons e cores diferentes dos que estamos acostumados, com toques inesperados de realidade.

Acredito que a jornada de amor desse livro seja a do amor póprio, do auto conhecimento e da aceitação. Em diversos momentos senti um gostinho azedo no canto da boca e me peguei pensando m quantos colegas passaram pela minha vida com esses mesmos problemas sem que eu ou outras pessoas notassem.


Rebekah Crane foi suave e certeira na abordagem desses temas, criando personagens crivéis que em algumm momento passaram por nossos caminhos.

A Faro Editoral fez, mais uma vez, um trabalho impecável com esse livro. A capa tem aplicação de verniz localizado nas letras em alto relevo, e a capitulo as cartas enviadas aos pais pelos campistas aparecem em itálico.

O livro é dividido em quatro partes, contando com detalhes especiais em cada uma delas.
Essa noite nunca terá fim, porque em cada momento de cada dia, pelo resto da minha vida, eu vou revivê-la. Ela sempre estará boiando na superfície da minha mente. Pag: 190

Um romance diferente, com direito a algumas lágrimas nos olhos.

Título: Contra todas as probabilidades do amor (exemplar cedido pela editora)
Autor: Rebekah Crane
Editora: Faro Editorial
Páginas: 237
Ano: 2018

22 comentários:

  1. Oi, Simone.

    Bom, acredito que nesse acampamento, todos os adolescentes ali presente tiveram a oportunidade de não somente conhecer os problemas um do outro, mas também ajudar, compreender, aprender algo.

    Acho bem bacana o livro não ter o foco somente no romance entre a Zander e o Grover, mas sim, em tais assuntos importantíssimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também curti isso Daiane. A abordagem dos problemas dos outros adolescentes :) Um livro muito rápido de ser lido!

      Excluir
  2. Humm, parece bem legal as coisas que foram feitas nesse livro. Mexer com problemas de adolescentes é sempre algo delicado porque muitas vezes cai num clichê, mas é legal você ver aquelas pessoas com problemas tentando se reerguer, aprendendo o valor da amizade, amando...gostei disso. Tratar de uns temas fortes e não focar muito em romance fica legal. Mostrar mais dessas realidades e não enfeitar sabe? E por passar a ideia do amor próprio, como disse, é outra coisa que chamou atenção. Gostei dele. Parece um bom livro.

    ResponderExcluir
  3. O livro traz uma boa proposta, pois além dos laços da amizade entre os personagens do acampamento, fala sobre superação!! Cada um tem um problema interno para resolver e juntos se tornam mais fortes, um ajudando o outro a superar e melhorar!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Simone, tudo bem? Eu gosto bastante das edições da Faro, o material é muito bom e essa capa é muito bonita! nem sempre eu curto histórias adolescentes, mas com temas tão bons assim bate uma curiosidade! Fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor! Vim retribuir sua visita ao meu blog e ameeeei tê-lo feito, pois pude ler essa resenha que muito me fez interessar pelo livro. Eu nada sabia sobre ele, mas gostei da proposta. Como você disse: que adolescente não passa por problemas? Mas esses que o grupo em questão enfrenta não são para qualquer um! Caramba... O que mais me atraiu foi a proposta do livro: sobre amor próprio e autoaceitação. Fiquei em dúvida, no entanto, se é nacional ou estrangeiro.

    Beijos~

    ResponderExcluir
  6. Simone!
    Bom quando um livro nos surpreende positivamente.
    Como gosto de romances, já fiquei interessada e ainda mais por saber que talvez fosse um romance improvável, porém acaba acontecendo.
    E se é de autora nacional, fico ainda mais interessada.
    “Jamais sofra antecipadamente. Pense positivo. Acredite nos seus sonhos. Nunca desista de lutar. A vida é generosa para aqueles que acreditam nela.” (Vitoria Cirilo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Quando vi que a Faro iria lançar o livro fiquei bem interessada, parece ser uma leitura interessante e muito fofa! Mas no momento ando tão atrasada em tudo que preciso focar nas minhas leituras hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone,
    Quando vi o lançamento desse livro eu já me apaixonei pela premissa, mas confesso que não estava esperando muito desse romance. Então foi uma grata surpresa em saber que esse livro traz uma história marcante e comovente, e de certa forma reflexiva. Esse acampamento de adolescentes com problemas pessoais distintos traz uma linda história sobre a importância da amizade, de respeitar as diferenças um do outro, e, principalmente, da aceitação e do amor próprio. Já estou cativada pela Zander, e os quotes que você selecionou mostram um pouco do quanto esse livro ira me emocionar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micheli... vai sim te emocionar... e eu espero sinceramente que você goste bastante. <3

      Excluir
  9. Fico feliz em saber que você gostou do livro Até porque acabei de ganhar ele em um sorteio e estou muito ansiosa em ler ele Achei bem interessante como eles abordam a questão dos problemas dos protagonistas coisa que não ficou tão dramático ou exagerado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a abordagem é intensa, mas o drama é bem pontuado. Não deixe de vir aqui me contar o que achou ta!

      Excluir
  10. Oi Simone.
    Vi muitas críticas positivas sobre esse livro, então estou bem curiosa quanto a ele.
    Fiquei bem curiosa para saber mais sobre Zander e seus problemas e o por quê de ser enviado ao acampamento.
    Adoro histórias que abordam temas polêmicos e/ou doenças. Sempre aprendo algo ou sinto empatia pelos personagens.
    Já está na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah o mistério da Zander vai sendo desvendado aos poucos... aparecem algumas pistas no inicio... <3

      Excluir
  11. Oi, Sissi!!
    Curti muito a ideia do livro de colocar vários adolescentes e cada um deles com um problema diferente mas que qualquer pessoa pode ter. E também gostei de como cada um deles torna-se amigos.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Achei a capa do livro uma fofura, bem diferente do conteúdo dele, que me parece até mesmo um pouco pesado, apesar de a autora saber trabalhar com sutileza, pelo que entendi. Acredito que esses assuntos sejam muito importantes de serem abordados, independente do âmbito, pra que mais pessoas consigam refletir e expandir seus conceitos, ou até mesmo criar coragem de mudar algo que não está indo muito bem na própria vida.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa a respeito da variedade de personalidades dos protagonistas, cada um com um problema diferente. Imagino como a autora conseguiu desenvolver isso. E que capa mais fofa é essa gente? Vai pra lista de desejados, com certeza

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Adorei a resenha. Como te disse, estou tendo problemas de envolvimento com os personagens, mas não vou desistir de ler, pois acho que posso me surpreender.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Simone,
    Juro que esperava algo completamente diferente da história, e tendo ela na prateleira, depois da sua resenha sem dúvidas pegarei para ler!!!
    Mesmo gostando muito de romances achei legal que a autora não se manteve só nisso, e sim nos problemas pessoas dos personagens, achei isso tudo bem próximo da realidade. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com Zander. Vou ler correndo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Simone!
    Adorei a história desse livro, parece que não é apenas um romance mas uma obra pra refletir. Os personagens também parecem ser cativantes e a capa e diagramação só vendo pelas fotos achei SENSACIONAL. Espero ler ainda nesses meses.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Acho que é uma leitura que nos leva a refletir, a premissa consegue ser inovadora mas o leitor vai além disso e se coloca na situação desses adolescentes pensa no que eles passam e no quanto isso acontece no dia a dia da vida real. Realmente muitas pessoas na nossa vida podem ter passado por situações semelhantes e não conseguimos perceber

    ResponderExcluir
  18. uau!!! Sempre via esse livro no skoob mas nunca parei para ler a sinopse!!!
    adorei
    foi ra lista de desejados

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.