Para quem não gosta de... é uma coluna inspirada na postagem da Editora Intrínseca chamada “Se você gosta de (...) vai gostar de (...)”. A ideia da editora é de recomendar livros no mesmo estilo de determinada obra que você leu e gostou. Pensando nisso, resolvemos fazer o Para quem não gosta de... para quem não curte um gênero e, mesmo assim, poderá gostar de determinado livro. Afinal, mesmo que você não goste, é possível encontrar aquela história-chave que o fará mudar de opinião.
Vamos tentar?
O tema de hoje é romance clichê. Sei que a maioria das pessoas tem um pé atrás com esse gênero por considerar previsível, porém, aqui trouxe três exemplos de livros que mesmo sendo clichês podem te surpreender.

3 - No mundo da Luna

Sinopse: A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe idiota vive trocando seu nome. Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai em seu colo. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção? Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito — não fosse com o homem errado. Sem saída, Luna terá que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que até então ela desconhecia: o amor.

Esse romance é o típico clichê em que a secretária se envolve com o chefe cretino, porém Carina Rissi escreve de uma forma tão hilária que você nem percebe esse detalhe. O livro é uma verdadeira comédia, você dá muitas risadas das trapalhadas da Luna e se diverte muito com a leitura. Uma história cheia de reviravoltas.

2 - No seu olhar

Sinopse: Filha de imigrantes mexicanos, Maria Sanchez é uma advogada inteligente, bonita e bem-sucedida que aprendeu cedo o valor do trabalho duro e de uma rotina regrada. Porém um trauma a faz questionar tudo em que acreditava e voltar para sua cidade natal, a pequena Wilmington. A cidade também é o lugar que Colin Hancock escolheu para se dar uma segunda chance. Apesar de jovem, ele sofreu mais violência e abandono do que a maioria das pessoas. Também cometeu sua parcela de erro e magoou mais gente do que gostaria. Agora está determinado a mudar de vida, tornar-se professor e dar às crianças o carinho e a atenção que ele próprio não teve. Colin e Maria não foram feitos um para o outro, mas um encontro casual durante uma tempestade mudará o rumo de suas histórias. Ao confrontar as diferenças entre os dois, eles questionarão as próprias convicções. E ao enxergar além das aparências, redescobrirão a capacidade de amar. 

A forma como Colin e Maria se conhecem nesse livro é a mais clichê de todas: O carro dela estraga na estrada e Colin aparece para socorrê-la. Porém, essa história é bem diferente do que estamos acostumados. Os dois são completamente opostos, são de mundos completamente diferentes. Além da boa dose de romance que o Sparks dá, essa obra conta com um suspense que cerca toda a trama e te faz ficar de queixo caído com o final. 

1 - Julieta

Sinopse: Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, mas, desde que seus pais morreram, foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose. Quando Rose morre, deixa a casa para Janice. Para Julie restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei.

A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar muito antigo e misterioso. Intrigada, Julie parte para Siena. Mas tudo o que a mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio.

O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue as duas famílias.

E, levando-se em conta sua linhagem e seu nome de batismo, Julie provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo.

Repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor.

Embora seja uma releitura de Romeu e Julieta, a parte clichê dessa história acaba aqui. O livro te faz viajar para uma outra era, desvendando segredos do passado relacionados aos personagens do presente. Temos um romance de aquecer o coração e vários mistérios vão surgindo por toda a trama. Você cria toda uma teoria e no final, nada é o que parece.

25 comentários:

  1. Oi Fernanda, tudo bem? Eu particularmente não tenho problemas com clichês, mas gostei da lista e quero ler No mundo da luna, de modo geral gosto da Carina Rissi!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      No mundo da Luna é meu favorito da Carina. Também adoro clichês, mas sempre tem alguém que quer ler algo diferente, né?
      Abraço!

      Excluir
  2. Eu não tenho nada contra romances clichês, na verdade acho que até gosto da maioria, rs. Mas é sempre bom a gente receber essas dicas. Nunca li nenhum desses, mas tenho vontade de ler os livros da Carina Rissi! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aléxia,
      Os da Carina são muito bons sim, é uma leitura sempre muito divertida.
      Abraço!

      Excluir
  3. É... não curto romances clichês, mas o Julieta eu leria de boas... rs Ainda mais sabendo que a parte clichê não dura muito tempo e curto a parte de romances históricos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna,
      Julieta é maravilhoso! Uma história que me surpreendeu bastante.
      Abraço!

      Excluir
  4. Oi! Gostei das dicas! Obrigada, viu!

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu gosto de romances Clichês, adoro no mundo da Luna e quero muito ler no seu olhar, pois gosto da escrita do autor.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Sou suspeita porque sou fã de carteirinha do Sparks e esse é um dos meus favoritos dele. Leia sim, tenho certeza de que irá gostar.
      Abraço!

      Excluir
  6. Oi Fer,
    Adoro romances e se for clichê melhor ainda, rs. Já li "No seu olhar" e para mim é um dos livros mais lindos do Sparks, a história pode ser clichê no final, mas o desenvolvimento dela é lindo. Os outros dois eu tenho na lista de desejados, como nunca li nada da Carina, quero muito "No mundo da Luna".
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória,
      No seu olhar é perfeito para mim, um dos meus favoritos do Sparks.
      Leia no Mundo da Luna sim, é meu favorito da autora.
      Abraço!

      Excluir
  7. Oi Fernanda, tudo bem?
    Agradeço ao blog por responder à pesquisa de opinião lá no post <3
    E sobre essas dicas: adoreeei a coluna! Super criativa e ótima pra indicar livros bacanas. Parabéns!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla,
      Fico feliz que tenha gostado!
      Imagina, é sempre um prazer interagir com vocês.
      Abraço!

      Excluir
  8. Oi Fernanda!
    Vou te falar que o clichê não me incomoda, sabe?
    Depende do desenvolvimento dele, de como os autores conduzem a história e até mesmo a escrita em si.
    Destes, li 'No Mundo da Luna' e gostei, mas acho que a Carina Rissi enrola um pouco.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      Concordo com você, pois adoro um clichê bem escrito.
      É, a Carina tem esse defeito de estender muito a história mesmo, mas ainda assim me diverti bastante.
      Abraço!

      Excluir
  9. Fernanda!
    De minha parte amo os romances clichês, quanto mais, melhores, porque na minha isão, não há amor sem clichÊs.
    Adorei suas indeicações e já li dois dos livros e anotei o terceiro para poder ler.
    Muito bom o debate.
    Desejo uma ótima semana!
    “Se você realmente quer algo na vida, tem que lutar por isso.” (Homer Simpson)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy,
      Também sou fã de um bom clichê rsrs.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Abraço!

      Excluir
  10. Oi! Adorei as dicas justamente por não gostar tanto de romances clichê! Eu tenho um bloqueio quando começo ler algo que irá ter algum clichê no meio da história. Destes citados, provavelmente eu daria uma chance ao romance do Nicholas, porque já li muitos livros, embora hoje eu não leia com tanta frequência os livros dele. Eu conheço a escrita e acho que seria legal. Gostei muito também da premissa de Julieta, achei diferente a personagem ter esse laço com uma história tão antiga, e o modo como a autora usa essa outra era, outra época pra criar o pano de fundo para o romance.


    Bjoxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Esse romance do Nicholas para mim é o mais diferente que ele já fez e por isso se tornou um dos meus favoritos.
      Já Julieta eu recomendo muito pois é diferente de tudo que já li.
      Abraço!

      Excluir
  11. Ja li o livro Julieta e gostei muito mesmo, não é nada clichê e nem cansativo. É uma història que vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Realmente é uma obra maravilhosa. Que bom que gostou!
      Abraço!

      Excluir
  12. Eu adoro clichê, porém eles se apresentam em vários níveis, o que me incomoda são aqueles muito tosco, que além de serem previsíveis demais, não te cativam ou aquece o coração, sabe?? Dos que tu mencionou eu não li nenhum, porém Julieta foi o que me deixou curiosa e cheia de vontades. Mesmo quando a historia é batida, sempre tem uma parte que te acrescenta e são esses que ficam marcados, acho que Julieta será um desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana,
      Exatamente! Uma pitada clichê é sempre boa, né?
      Mas tem uns que, sinceramente... Me dá um desânimo antes de começar a ler!
      Julieta é maravilhoso, recomendo demais!

      Excluir
  13. Alguém falou em romance clichê??? Amoooo mas não pode ser clichê pelo clichê, tem que ter algo mais.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.