25 julho 2018

Resenha: Nada a perder


Uma estrela do hóquei que cai em desgraça. Derek Oullete era um atleta talentoso que se transforma em um homem bêbado, violento e solitário.

A trama se passa em Pimitamon, uma vila isolada e gélida no Canadá, sem esperança de qualquer crescimento. Um cenário desolador, que nos leva a uma espiral dramática vivenciadas pelos personagens e conduzida pela narrativa do quadrinista Jeff Lemire.

Ao longo da história, através da utilização de flashbacks, o autor começa a nos apresentar aos elementos que transformaram esse personagem numa pessoa tão fria e dura, assim como a cidade que ele vive.

Derek se arrasta pela vida entre porres e brigas nos bares da região, seu temperamento explosivo o coloca numa eminente queda. A trajetória do protagonista começa a mudar no momento em que se depara com uma importante pessoa do seu passado. É nessa hora que ele percebe-se diante de uma difícil decisão que só pode ser feita por um homem que não tem mais nada a perder.


As ilustrações desta graphic novel, além de possuir traços marcantes, complementam a narrativa da história. As nuances entre os tons de azul (para ambientar as cenas de frio e solidão), o vermelho (representando toda fúria e violência) e o colorido (para os flasbacks dos personagens) reforçam a carga emocional da trama e certamente colaboram para a construção da narrativa.

Nada a Perder faz parte da produção autoral de Jeff Lemire, que também conta com obras como o Sweet Tooth, O Soldador Subaquático e Condado de Essex, todas provenientes de arte e roteiro de Lemire. O autor trabalha também com editoras de quadrinhos industriais como Marvel e DC.

Esse foi o meu primeiro contato com Lemire e a experiência já foi intensa e riquíssima. Nada a perder é uma ótima dica para quem gosta de histórias em quadrinhos com narrativas mais densas e personagens bem construídos. Vale a pena conferir!

Sobre a edição: Mais uma vez a editora Nemo trouxe para os apaixonados por HQ uma edição caprichada com capa cartonada, lombada quadrada, ilustrações muito bem impressas e ótima diagramação.


 

Título: Nada a perder (exemplar cedido pela editora)
Autor: Jeff Lemire
Editora: Nemo - Grupo Autêntica
Páginas: 272
Ano: 2018

6 comentários

  1. Olá, Thaís

    Não costumo ler GNs, mas achei essa interessante pela temática. Geralmente vejo mais coisas fantasiosas no gênero, esse é mais pé no chão. E os traços são muito bons.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaís,
    Normalmente eu não compro Hq's/GN porque quase não leio, mas essa sem dúvidas é uma bela edição, combina bem com a história. Colocar a cor vermelha para representar a violência, achei bem legal. Pelo visto mostra bem o lado "podre" do ser humano, espero que também apresente um pouco de redenção de erros, principalmente no personagem principal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não é muito meu estilo de leitura, mas mesmo assim adorei a resenha.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, ainda não conhecia esse livro e quero ler.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Thaís!
    Nossa! É uma HQ bem diferente das que vejo por aí.
    E como falou, tudo é muito frio na narrativa dos fatos e na minha opinão, inclusive os traços. Brancos e azuis dão realmente a impressão de gelo ou algo gélido. E a tarja vermelha quando vai haver briga ou algo do gênero. Fantástico.
    “O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes..” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Estou aprendendo a gostar muito de graphic novels. Achei essa maravilhosa, as ilustrações, e principalmente o tom cru que a história tem. Gostei dos personagens e dos temas que o autor colocou na história. Estou curiosa pra saber o que pode ter dado tão errado na vida Derek, porque ele saiu tanto do caminho que tinha sonhado em seguir. A edição é linda! Obrigada pela dica!


    Bjoxx

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.