Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.
“Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.”
O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente… Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço.
Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.
Esqueça Nárnia.

Uma dobra no tempo é o primeiro livro de uma série clássica infanto juvenil de Madeleine L’Engle que está completando 50 anos de existência. Essa série tem uma pegada de fantasia cristã, e causou uma certa polêmica entre os leitores desde o seu lançamento. 

Confesso que, quando iniciei essa leitura, não fazia ideia do que se tratava e acabei me surpreendendo bastante. Tive alguns problemas com os nomes dos personagens - mas quem me segue sabe que eu sofro desse mal - as senhoras Quequeé, Quem e Qual e levei algum tempo para conseguir me situar na história.


Fora isso, Uma dobra no tempo tem o poder de conquistar jovens e adultos, com suas viagens por outros planetas misturando a ficção científica com fantasia. Esse toque nos ajuda a "viajar" na imaginação nos remetendo a outros tantos lugares fictícios como a própria Nárnia.

E quando eu disse para vocês esquecerem Nárnia, explico: a comparação entre as duas obras é inevitável, porém, a única semelhança entre elas sãs as mensagens bíblicas em seus enredos.

Mas vamos aos meus problemas com o livro. Essa não é uma leitura para qualquer um - e eu me incluí nessa menção. Além da minha dificuldade com as senhorinhas - que logo consegui acertar na minha cabeça - o montante de física, ciências e teorias me perdeu um pouco. 

Ah, Sissi.... mas é porque você lê livro de romance... hot.


Nada disso, amiguinhos. Eu leio outras coisas também, como suspense, terror e policial. A parada foi o nome das senhorinhas e a tal da ciência que me deixou bem enrolada. Mas, tirando isso, temos um livro de aventuras com um trio de personagens montado especialmente para que possamos escolher o nosso favorito, e onde um complementa o outro. Meio Harry Potter isso? Sim... e também meio Nárnia e outros tantos universos que trabalham nessa dinâmica.

O livro nos lembra de coisas importantes que jamais deveriam precisar ser lembradas: o amor, a união, a amizade e a família. Deixe de lado os seus preconceitos, e aproveite a jornada de Uma dobra no tempo. Pare para ler com carinho as citações bíblicas, mesmo que essa não seja a cartilha da sua religião e reflita se não vale a pena colocar algumas em prática no seu dia a dia.

Sobre a edição: A HarperCollins Brasil fez um trabalho impecável. Os volumes dessa série saíram em tamanho diferenciado, capa dura e com uma arte espetacular na capa. Ao final do livro, somos brindados com discurso de agradecimento da autora pela medalha Newbery e com um posfácio. Esse foi escrito por uma das netas da autora contando a trajetória de escrita até a publicação do livro e também nos dando uma mini biografia de Madeleine.


Compre Uma dobra no tempo - https://amzn.to/2LP0PM4

Título: Uma dobra no tempo (exemplar cedido pela editora)
Autor: Madeleine L’Engle 
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 240
Ano: 2017

20 comentários:

  1. Não gosto muito de ler livros assim, não faz meu estilo de leitura porém adoro filmes assim.
    Mesmo você dizendo pra esquecer Nárnia eu gostei porque lembra de Nárnia hahahah!
    Aliás, faz tempo que estou com vontade de rever As Crônicas de Nárnia e já quero ver o filme dessa livro/história também! :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah.. tu nao gosta dos livros mas sim dos filmes? Eu sou bem o contrario!

      Excluir
  2. Oiii Sissi

    Essa edição é linda demais, realmente um trabalho lindo. Eu li os três primeiros livros da série e até aqui o terceiro é meu favorito, melhora demais a história.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sissi! Tudo bem? Eu adorei esse livro. Fazia bastante tempo que eu não lia fantasia e super gostei da escrita da autora e da mensagem proposta. Espero que vc curta a continuação tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Sissi!
    Amo ficção científica e ver um livro bem escrito, com detalhes e envolvente é fascinante.
    Adoro tema como viagem no tempo, parece que viajo junto.
    E o fato de ler mais livros hots, não interfere em sua forma de ver o livro. Se para você não foi tão bom, para outros a opinião pode ser diferente.
    Adorei a resenha.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a riqueza de detalhes ajuda demais na hora de nos colocarmos na historia!!!

      Excluir
  5. Oi Sissi. Ótima resenha!
    Tenho ouvido falar muito desse livro mas nunca me passou pela cabeça que fosse um livro "antigo". Curto muito fantasia mas além de tb me perder com nomes, tb não sou muito de teorias científicas. hahaha
    No mais... edição maravilhosa hein!
    (Ah! Nem Nárnia eu li... kkkk)

    Bjss

    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Narnia eu li quando era BEM guria! Acho que vc pode vir a gostar dos dois mundos... dá uma chance!

      Excluir
  6. Amo ler ficção! Vou anotar essa dica de leitura. Pela sua resenha deve ser bem interessante a história. Bjos

    https://garotadoscremes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem contar que as edições estao lindissimas!!!!

      Excluir
  7. Oi!
    Eu comprei esse livro e a HQ dele... Na vdd, acho que vou ler a HQ antes do livro, ou talvez em conjunto, pq acho que vai me ajudar melhor a não me perder muito. rsrs.
    Abraços.

    leiturasecomidinhas.com.br
    Daniela

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sissi!

    Essa é a prova que a fantasia, usando ou não de passagens bíblicas, consegue alcançar todos os públicos, pois suas lições são universais. Aliás, somente nós julgamos o conteúdo só porque cita uma religião ou outra, sem ler e interpretar essas passagens e vendo que nos ensinam sobre amor, união, amizade e respeito.
    Mais curioso ainda é que esse livro foi lançado nos anos 60 e continua atual, mesmo com todos os conceitos de ciência e física que complicam um pouco a leitura para quem não está acostumado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro. Vi ao trailer do filme e gostei bastante dessa aventura. Acho que não da para comparar com Nárnia, mas vamos ver quando eu ler ou assisti ao filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente compara com Narnia... e eu entendo. Mas o ideal é mesmo ler de mente aberta e... esquecer Narnia (por algumas horas ao menos!)

      Excluir
  10. Eu tenho uma paixão enorme por livros de fantasia infanto-juvenis e esse Com certeza me atraiu muito mas eu fiquei um pouco decepcionada com o desfecho do segundo livro e apesar de ainda não ter conferido filmes e que não deve ter chegado a altura do livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cheguei nele ainda Carolina... mas agora já me preocupei hehehe

      Excluir
  11. Tava esperando essa resenha pra entender melhor essa história e surgiu uma luz aqui sim mas creio que também não é uma leitura para mim. Gostei bastante dessa mistura de ficção científica, fantasia e essa viagem para outra dimensão me deixou bastante curiosa. Os personagens também parecem ser bem carismáticos mas ainda assim não me chamou atenção. Quem sabe no futuro.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.