Há algum tempo estamos vendo nas telas dos cinemas a transformação das famosas HQs e seus super-heróis em verdadeiros filmes de tirar o fôlego. Tanto Marvel quanto DC tem se esmerado na construção dos épicos cinematográficos. Para tentar manter uma ordem cronológica, as empresas tentam buscar as origens de suas árvores genealógicas para dar o melhor ao público. A verdade é que essas informações não são nem de perto próximas ao que temos nesse livro.

Brian J. Robb se mostra um verdadeiro conhecedor das artes gráficas em quadrinhos e passa tudo para nós. Sua pesquisa é extensa e não deixa margem para questionamento. A busca foi minuciosa e nesse passeio ele começa nos apresentando a origem de cada personagem. Não lá quando Bruce Wayne perdeu os pais ou quando o Homem de Aço foi enviado do seu planeta para a Terra. Robb vai lá na Grécia Antiga e busca comparações dos heróis com deuses gregos. Além disso, ele explica com detalhes como se deram as primeiras impressões das Revistas em quadrinhos e faz uma viagem à época da pensa de Gutemberg. Mas é claro que ele não deixa de falar da criação propriamente dita, principalmente dos primeiros heróis: Superman, Batman, Flash, Tocha-Humana...

Não... Não é uma coisa para qualquer um.

A evolução se faz e logo os heróis estão na guerra. Não podia ser diferente, visto a época de criação deles. Mas o mais interessante é saber como os heróis influenciaram e inflamaram o patriotismo norte-americano, dando liga para a construção de um dos mais famosos patriotas. Sem contar que líderes mundiais como Hitler e Stálin serviram como molde para vilões nas HQs (assim como eles próprios tiveram suas participações).


Mas o livro não fala unicamente da criação e ascensão. Ele tem cinco partes e o leitor também é levado a conhecer as primeiras falhas que geraram o declínio das HQs, assim como as novas reformulações e o grande sucesso dos cinemas.

Com uma linguagem simples, mas de estilo acadêmica, Robb organiza fatos e ideias ricos que proporcionam uma leitura agradável e bem fluída de modo a deixar o leitor absorvido pelo assunto e querer saber sempre mais.

Para quem procura algum tipo de iluminação, pode tirar o cavalinho da chuva. A editora Valentina fez um trabalho impecável na capa, no interior nas folhas capitulares e também na contracapa com todas as citações famosas daqueles heróis que mais gostamos. Porém, não nos é permitido ver nenhuma figura ou ilustração no interior do livro.

Ademais, esse pode ser um livro para curiosos ou para fãs. Sua linha de construção não é voltada para um único público-alvo, então humaninhos de todos os gêneros e idades estão habilitados a ler!



Título: A identidade secreta dos super-heróis (exemplar cedido pela editora)
Autora: Brian J. Robb
Editora: Valentina
Páginas: 304
Ano: 2017

22 comentários:

  1. Oi Marcos,
    Acredito que para um fã de heróis, esse livro é um prato cheio, só falta um pouco mais de capricho na edição, com algumas ilustrações ele ficaria divino. Gostei da linha de curiosidades que o autor seguiu, dando uma identidade, e inspirações aos heróis, e também vilões, que já conhecemos, mesmo eu, que não li nenhuma HQ, só assisti aos filmes, fiquei bem interessada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vitória! Acredito que a falta de ilustração se dê por conta de direitos. Mas, o que você disse é verdade, esse livro é para fãs e para curiosos também!!

      Excluir
  2. Marcos!
    Mesmo quem não é colecionador, mas é fã dos nossos super heróis em HQs, filmes ou livro, tem vontade de ler esse livro, porque traz várias curiosidades de como eles surgiram e o que se passa nos bastidores.
    Fiquei bem curiosa em poder ler.
    Desejo uma ótima semana!
    “Para cada minuto que você se aborrece você perde sessenta segundos de felicidade.” (Ralph Waldo Emerson)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA NOVEMBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Rudynalva! Como eu disse para a amiga ali em cima, esse livro foi feito para fãs e para aqueles que gostam de curiosidades sobre os heróis.

      Excluir
  3. Gostei bastante dessa edição a editora Valentina.
    Achei ela perfeita para entender melhor o processo criativo =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Clayci. Através desse livro dá para a gente perceber que os super-heróis vão muito além de uma simples criação.

      Excluir
  4. Mesmo que eu não seja tão fã de super heróis em cinema, literatura ou quadrinhos, sou fã de ilustrações bem feitas!Vivo caçando algumas pela internet, só para admirar!rs
    E pelo que vi acima, isto sim é um presente para colecionador.
    Tanto pelo trabalho de diagramação perfeito,mas também por trazer um pouco mais além do que apenas as ilustrações em si, informações e roteiro para cada um.
    Se tiver oportunidade, quero sim, poder conferir!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez esse seja o diferencial da obra. Deixar de lado as ilustrações e focar justamente nas origens dos personagens, sem perder a atenção nos desenhos.

      Excluir
  5. Gente, que livro legal!
    E lindo!
    <3
    Adoro super-heróis, então sei que vou adorar.
    Confesso que leio pouquíssimas HQs, por esse livro é uma maneira de saber um pouco mais.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Eu tbm não leio HQs, mas esse universo me encanta de verdade. E, de fato, esse livro mostra muitas coisas que não conhecemos.

      Excluir
  6. Não sou muito fã de super heróis, mas gosto de conhecer os lançamentos até para indicar para alguém. Então mesmo que eu não leia, tenho pessoas que vão se amarrar nesses quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Ana Paula! Indica sim. Tenho certeza que pra quem gosta, e um prato cheio!

      Excluir
  7. Oi! Que legal esse livro, não conhecia! eu sou uma amante dos super heróis e ter algo assim, que ajude a compreender mais da sua criação, de como atingiram sucesso e depois teve aquela queda, e enfim como voltaram a cair nas graças do público. Legal também a parte que fala sobre seus vilões e de como os heróis não foram usados pra propagar superioridade a ninguém. Obrigada pela dica!

    Bjoxx

    ResponderExcluir
  8. Oi, Aline! Como eu tenho dito, esse livro vai muito além do Marvel Vs DC. Tem muita coisa legal aí!!

    ResponderExcluir
  9. O legal desse livro é como ele aborda os conceitos de super-heróis é por exemplo que são uma grande fonte de quadrinhos de super-heróis fiquei Deveras encantada com a proposta do livro

    ResponderExcluir
  10. Que interessante, imagino que pra quem é fã com certeza é uma grande obra. Que bacana essa pesquisa que o autor fez, muito empenho e faz jus ao nome mesmo pois são identidades secretas descobertas. Essas comparações com deuses antigos também foi muito legal. Ta linda a edição também

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que livro bacana!! Sou apaixonnada por livro sobre super-heróis e quero muito ler A identidade secreta dos super-heróis!! A edição está maravilhosa!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.