Então gente, para dar continuidade ao nosso Especial Nicholas Sparks, hoje vim falar um pouco sobre ele. Ninguém aqui sabe que eu sou Nichomaníaca assumida, né? Hahaha. Pois é gente, tio Nicholas é dono do meu coração desde 2010, quando tive minha primeira experiência de leitura com ele e desde então me tornei sua fã número 1. 

Todos os seus romances são cercados de dramas e muitas vezes tragédias, mas a verdade é que ele traz realidade em suas obras e por isso dói. Em virtude disso, trouxe para vocês cinco motivos para darem uma chance a esse autor e prometo que não vão se arrepender! 

1) Dramas reais 
Como eu disse acima, a maioria dos livros (não todos como muitos pensam) são carregados de muito drama e quase sempre tem morte de um personagem importante. Já o intitularam como assassino literário (covardia, gente!!), mas a realidade é que Sparks vem te mostrar em cada livro que a vida não é um conto de fadas e que tragédias podem acontecer com qualquer um de nós e o importante é sabermos lidar com isso e tirar um aprendizado da situação. 

Sim, eu sofri em todas as mortes de cada obra dele, mas pude enxergar além e entender a mensagem que ele quis deixar. Um livro por muitos rotulados como extremamente triste é O melhor de mim, mas é um dos meus favoritos! Doeu? Doeu, mas ele me passou uma mensagem tão linda que foi impossível não me apaixonar por essa história. 

Nenhum drama, tragédia, obstáculo enfrentado em seus livros são por acaso, isso posso garantir. Todos tem um propósito, então se você ler com a mente aberta e absorver a mensagem que ele quer te dizer, sua experiência de leitura será inesquecível. 

2) Emoção 
Se os livros são carregados de dramas, nem preciso dizer o quanto nos emocionam né? Quantas lágrimas derramadas em páginas escritas pelo Sparks! Suas palavras tem uma sensibilidade e emoção incríveis que fica impossível o leitor não mergulhar dentro da história e sofrer junto com os personagens. 

Recentemente, lendo o livro Três semanas com meu irmão¸ aprendi muito sobre a vida do autor e compreendi toda emoção que ele é capaz de colocar em seus livros. Essa obra é uma mistura de autobiografia com a história de uma viagem que ele fez de volta ao mundo com seu irmão mais velho. Nicholas nos conta no decorrer da história sobre tudo que passou desde sua infância e ter feito essa leitura foi muito enriquecedor para mim. A barra que esse cara passou não é para qualquer um. 

Seus romances são cercados de tragédia porque sua vida também foi assim. Um amor para recordar por exemplo (um de seus livros mais tristes, diga-se de passagem), foi inspirado na sua irmã caçula que sofreu com câncer no cérebro e definhou até morrer. Enfim, ele consegue passar emoção porque de fato ele viveu muito daquilo ali, então faz com que tudo se torne muito real. 

3) Ambiente 
A maioria dos seus romances são ambientados em cidades da Carolina do Norte, Estados Unidos. Lá é onde o autor vive há muitos anos e ele traz uma riqueza de detalhes incrível do lugar te fazendo se sentir em casa. 

É uma característica marcante de seus livros e sempre que começo uma nova leitura dele, sinto como se já conhecesse todo o ambiente. 

4) Nem só de tragédia vive o homem 
Para aqueles que tem o coração mais fraco e acham que não servem para ler Sparks, estão muito enganados! Nem só de tragédia vive nosso autor querido, então posso citar alguns de seus livros que tem uma temática diferente, mas que são igualmente emocionantes. 

No seu olhar tem sido meu queridinho, pois é diferente de tudo que ele já escreveu. Nessa obra, Nicholas traz um bom suspense cercando o romance, com um final eletrizante digno de muito susto e frio na barriga. 

O Resgate e O Casamento também são exemplos de livros que vão te emocionar sem te tirar muitas lágrimas! 

5) Adaptações 
Onze de seus livros receberam adaptações para o cinema e alguns ficaram marcados, mesmo sendo muito antigos.

São eles: Diário de uma paixão, Um amor para recordar, Uma carta de amor, Noites de Tormenta, A última música, Querido John, O melhor de mim, A escolha, Uma longa jornada, Um porto seguro e Um homem de sorte.

Quem nunca chorou assistindo Um amor para recordar

E O diário de uma paixão? Foi sua primeira obra escrita e primeira adaptação e confesso que posso assistir mil vezes e nunca me canso, que história! Que lição! 

Eu como boa fã, assisti a todos, claro. E são filmes incríveis, com alguns defeitos se comparados a livros, como qualquer adaptação, mas ainda assim maravilhosos. 

Todos os filmes tiveram um ótimo elenco, a exemplo de Noites de Tormenta que conta com Richard Gere e Uma carta de amor com Kevin Costner. 

Minha única ressalva é quanto a Querido John, pois mudaram um detalhe muito importante no final do livro, mas infelizmente é isso que fazem as adaptações, né? Matar o leitor de raiva. 

Vou deixar aqui o trailer de Um porto seguro para aguçar a curiosidade de vocês! 





Espero que tenham gostado da matéria e que possam dar uma chance a esse autor que tem um lugarzinho especial no meu coração! Leiam e venham me contar suas experiências! 

27 comentários:

  1. Embora eu tenha lido poucos livro do Sparks, já conheço sua escrita envolvente e emocionante. Não sou entendedor dele como tu então ainda não tive o prazer de conhecer todas suas obras e curiosidade. Achei bacana saber que ele tem um suspense no meio de tantas lagrimas e historias lindas, No Seu lugar estava na minha lista mesmo sem saber exatamente do que a historia se tratava. Gosto dos livros dele, por ter uma linguagem envolvente, carregada de sentimentos, reflexões e muita emoção, mesmo seus as adaptações virarem filmes clichê água com açúcar, enchem o coração de quem está assistindo/lendo. Tu não comentou sobre Almas gêmeas, li uma resenha dele e acho que esse também vai surpreender, pela veracidade das cartas, acho que também será uma história linda que somente o Nicolas poderia ter escritor. Outra coisa que achei bacana no post é que separou os livros em "emoções", pra quem quer chorar é um, pra quem quer aquecer o coração é outro, enfim, foi uma boa dica pra quem ainda não conhecer sua escrita, escolher qual mais agrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana,
      Fico feliz que tenha gostado da matéria e te convido a ler mais livros do autor, te garanto que não vai se arrepender.
      Sobre Almas gêmeas, é um livro perfeito e a resenha foi feita por mim mesma, mas não o citei aqui em especial pois eu quis trazer motivos para ler todas as obras do autor e não um livro em específico.
      Beijos!

      Excluir
  2. nossa que legal seu post, e ja vi alguns filmes inspirados em livros dele mas acho que nunca li os livros, sei que são romances bem dramaticos e tenho vontade de ler alguns

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia,
      Os livros sempre são melhores do que os filmes, então recomendo sempre a leitura deles.
      Fico feliz que tenha gostado!

      Beijos!

      Excluir
  3. Como se fosse preciso motivos para ler e amar Sparks né?rs
    Não entendo como tem gente que não gosta,mas oh, sei que é apenas questão de gosto mesmo.
    Amo os livros do autor, pelos dramas reais, por tanto sentimento ali colocado em cada história.
    Adorei poder ver esse tantão de livros dele!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Verdade, eu sou suspeitíssima! Mas como sei que muita gente não gosta, decidi fazer essa matéria.
      Eu tenho a coleção completa! Só ficou faltando Almas Gêmeas na foto, pois esse chegou por último rsrs.

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Fernanda

    Rapaz, parece que ele é o George Martin do romance, não fica um vivo e você chorando horrores kkkk. Esse "No seu olhar" me chamou atenção devido ao suspense kkkk.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio,

      Hahaha... ele tá disputando uma vaga de assassino literário então? kkk
      No seu olhar acho que você poderia gostar sim!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Fernanda!
    Tbm não entendi pq mudaram o final no filme do Querido John, mas né... rs
    Gosto muito do Tio Nick por tds esses motivos q vc citou!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,

      Nem me fale... Me dá um ranço só de pensar no que mudaram, mas adaptações são sempre assim, né?

      Que bom que também é fã desse mestre!

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Fer!
    Acho que já deu para perceber por meio dos meus comentários o quanto eu fico distante quando o assunto é Sparks, pois nunca li nenhuma obra dele.
    Fico feliz por ter trazido este post ao blog, pois dá a chance a quem não leu de conhecer mais sobre, e de quem já leu de se apaixonar ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna,

      Sim... Sei que você ainda não deu uma chance a ele mas espero que dê!
      Sei que vai se apaixonar!
      Fico feliz por ter gostado!

      Excluir
  7. Hola.
    A matéria está sensacional, fiquei curioso nesse No Seu Olhar,
    Tenho uma pergunta que talvez seja um pouco difícil de responder, Fernanda qual seria seu top 3 dos livros do Sparks?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Breno!

      Leia sim, No seu olhar é perfeito.

      Rapaz... Top 3 é difícil, hein?
      Mas me arrisco a dizer: Almas gêmeas, O casamento e No seu olhar.

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Fernanda, adorei os 5 motivos.
    Concordo com eles.
    O tio Nick traz muita, muita emoção e amor!
    Ele nos faz repensar em tantas coisas, em tudo na vida.... a gente muda lendo seus livros.
    Adoro demais!
    Já li todos, menos Alma gêmea, e estou ansiosa para lê-lo também.
    Meu preferido é O Casamento.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Você precisa ler Almas gêmeas! Vai se apaixonar ainda mais!
      Adorei saber que tem mas fãs de Nicholas por aqui...

      Beijos!

      Excluir
  9. Oi, Fernanda!
    Gosto muito dos livros do Nicholas Sparks, e adorei esses cinco motivos para ler os livros do autor. Estou louca para adquirir mais alguns livros dele, principalmente Alma gêmea.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta,

      Fico feliz por ter gostado!
      Leia Almas gêmeas, é simplesmente maravilhoso!

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi, Fernanda
    Adorei os 5 motivos para ler Nicholas Sparks.
    Não li nenhum livro dele ainda e também não sei o motivo, adoro romance, e cada resenha dos livros dele fico apaixonada só de ler.
    Mas gosto de como ele escreve seus personagens bem reais que sofre, chora, sorri.
    Assisti alguns filmes baseados em seus livros e Um Amor Para Recordar é maravilhoso, se eu já choro com qualquer coisa que me emociona imagina lendo um livro do autor vou chorar litros.
    Indica algum livro para começar?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Como assim, mulher? Dê um jeito de ler um livro dele para ontem!! Rsrsrs
      Se você ama o filme, pode se jogar nos livros sem medo de ser feliz!
      Recomendo começar por O diário de uma paixão, vai terminar a leitura completamente apaixonada pelo autor!

      Beijos!

      Excluir
  11. Olá Fer,
    Tudo bem?
    Também sou fã dele, atualmente ele é meu autor de romances favorito, e já ocupa essa posição a algum tempo.
    Olha, adoro os drama dele, e claro que tem elementos reais, mas que ele judia, isso ele faz kkkkk também amo O melhor de mim, mostrou o amor de todas as formas.
    Para mim todos os seus livros, por mais triste que sejam, sempre nos ensina algo, e confesso que prefiro aqueles que não tem um final tão feliz.... Dois quew estão nos favoritos são "Um homem de sorte" e "Diário de uma paixão" são lindos!!!
    Bem, ele é o rei das adaptações né kkkkkk já assisti todas e adoro!!
    Gostei do post, reflete bem sobre o autor e sua escrita.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória,
      Ah ele judia mas a gente gosta!! HAHAHAHA
      Amo todos os livros dele e super concordo com você!
      Que bom encontrar uma louca por ele por aqui! Rsrrs

      Beijos!

      Excluir
  12. Sempre consigo me irritar com as adaptações de livros kkk. Alguns mesmo assistindo o filme antes da leitura que nem Jogos Vorazes e Harry Potter. São tantas coisas não inclusas e mudanças desnecessárias. Nao lembro de ter lido algum livro de Nicholas Sparks, porque nunca me interessei de verdade. Minha experiência com livros de uma realidade tão próxima não é muito maravilhosa.

    Vou rever meus conceitos kk

    Abraços.

    newsfallenboks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruby,
      Hmmm então se prefere fantasia, talvez não vá gostar muito.
      Os livros dele são bem reais e profundos!
      Mexe com todos os sentimentos!

      Beijos!

      Excluir
  13. Ooi amo de mais esse autor,tenho vários livros dele e adoro os filmes são ótimos e é bem meu gênero literário favorito beijos

    ResponderExcluir
  14. Até hoje só li um livro do Nicholas. Preciso mudar isso não é?
    Mas tenho certo receio pelo excesso de drama das histórias

    ResponderExcluir
  15. Amo Nicolas Sparks,pena que ñ tenho todos,os livros,mas os 11 que tenho já li todos,difícil ñ se apaixonar por ele.amei seu post e fiquei cm um pouquinho de inveja de vc ,cm tanto conhecimento, sobre sparks, e ter sua coleção completa. Parabéns e muito Obgda por vc compartilhar seus conhecimentos cm nós

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.