Se tem uma coisa que amo nas séries, é quando elas são finalizadas. Eu amo uma série longa, mas fico absurdamente ansiosa para que ela seja finalizada e nós tenhamos um desfecho com os personagens que aprendemos a amar. Talvez o trauma com outras séries, que até o momento não sabemos se serão finalizadas um dia ou não, me faça ficar muito feliz quando uma que amo termina. É o caso de Trono de Vidro, série que acompanho há anos e que está sendo finalizada este ano. Estou triste em me despedir, mas feliz também, então espero que com esse post, você que ainda não deu uma chance para a série, faça. Esse post não tem nenhum spoiler, então vamos à sinopse do primeiro livro. 
Numa terra em que a magia foi banida e em que o rei governa com mão de ferro, uma assassina é chamada ao castelo. Ela vai, não para matar o rei, mas para conquistara sua própria liberdade. Se derrotar os vinte e três oponentes em competição, será libertada da prisão para servir a Coroa com o estatuto de campeão do rei - o assassino do rei. O seu nome é Celaena Sardothien. O príncipe herdeiro vai provocá-la. O capitão da Guarda vai protegê-la. Mas um halo maléfico vagueia no castelo de vidro - e está lá para matar. Quando os seus concorrentes começam a morrer um a um, a luta de Celaena pela liberdade torna-se numa luta pela sobrevivência e numa jornada inesperada para expor um mal antes de que este destrua o seu mundo.
1) Protagonista feminina incrível

Celaena é fod#. Não tem palavra que descreva melhor. Ela começa a história presa, com traumas profundos e muita bagagem. E ela faz com que tudo que aprendeu, esteja a seu favor, mesmo nas piores adversidades. Ela é inteligente, desbocada, perigosa, sincera e poderosa. Ao mesmo tempo que é vulnerável e sensível. A evolução da personagem é incrível e linda de se acompanhar. É muito bom ver personagens femininas no poder dessa forma, com amizades femininas reais dentro da história, e sem tempo para rivalidades bobas que autores insistem em criar.


2) Evolução de personagem

Esse é um motivo que fez com que muitas pessoas desistam da série. Celaena realmente se transforma, em tudo. Mas isso nunca foi um ponto negativo para mim, e admiro demais a coragem de Sarah J. Maas em levar a personagem tão longe e com uma mudança tão drástica. Pessoas mudam, estamos sempre em evolução. Celaena entra em uma jornada de auto descobrimento e seria impossível que isso não trouxesse mudanças. E essas mudanças fazem a personagem ficar mais verdadeira e nos explica as mudanças que acontecem no enredo. E também o fato que nem sempre Celaena vai ter atitudes muito nobres. Ela vai cometer erros de julgamento e nos irritar algumas vezes. Não é um personagem de uma faceta apenas. 

3) Personagens secundários 

Tenho um grande problema quando a autora só se preocupa com o personagem principal. Em Trono de Vidro, Sarah constrói personagens secundários sensacionais. São personagens relevantes para a história, com crescimento e sofrimentos próprios, e com seus próprios pontos de vista dentro da história. Celaena nunca deixa de ser a protagonista, mas ela muda a vida de muitas pessoas e é mudada por elas. Conhecer essas pessoas faz com que a história se torne mais real e próxima de nós, mesmo sendo uma fantasia. Destaque para Manon, que é tão maravilhosa que não tenho palavras. As mulheres dessa história, principalmente as bruxas, são extremamente bem construídas e poderosas.

4) Construção de mundo

Quando comecei a ler Trono de Vidro, ele estava bem tímido em sua construção de mundo. A fantasia era discreta, visto que no primeiro livro a magia não existe mais. Mas a trama que Sarah cria é bem maior do que aparenta. Com elfos, bruxas, criaturas misteriosas e magia bem desenvolvida, o mundo é maravilhoso. A escrita de Sarah também faz toda a diferença. É possível entender bem o que acontece e como a sociedade e magia funcionam. Ela tem o dom de nos fazer entrar totalmente na história, e é impossível parar. E os plot twist dessa série, minha gente... 


5) Romance

Sim, sei que esse é um motivo polêmico, as pessoas geralmente odeiam romances em fantasias. Mas o romance nunca é o foco nessa história, ele é um complemento e dos bons. Se você já leu a outra série da Sarah, Corte de espinhos e rosas, sabe que ela é ótima em construção de casal. Tem mais de um casal na história, e todos são maravilhosos. Fantasias com romance bem feito ganham muitos pontos comigo, por isso amo tanto essa autora.

Dica: não leia as próximas sinopses, principalmente do livro três em diante. Contém spoilers grandes que podem estragar sua experiência. Reino de Cinzas é o sexto e último livro dessa série, lançamento de abril da Galera Record. Não deixe que o tanto de livros te intimide, você nem vai perceber a história passar. Vai amar e odiar personagens, sofrer e comemorar com eles, e será muito difícil não se apaixonar. Vou sentir falta da Celaena e companhia, mas estou ansiosa para saber como a história termina.

24 comentários:

  1. Olá Jess

    Olha, eu já tinha que colocar esse livro na minha lista, agora então mais ainda. E vamos bater palmas porque como nós dois bem sabemos é a coisa mais rara aqui no Brasil uma serie de fantasia ser toda publicada. Vou ler até tendo romances romances kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê você lendo essa série?? Você vai gostar até do romance, garanto! hahahaha

      Excluir
  2. Ah como eu desejo ler esta saga! E isso já tem tanto tempo..rs
    Mas sou meio avessa em relação a séries grandes por dois motivos: a demora sempre em sair o livro seguinte e claro, valor dos livros. Puxa, anda desanimando alguns preços(o desemprego bateu à porta e tá fo...a)
    Mas esta série acho que nem precisava de tantos motivos, desde o início, por tudo que li, ela mostra muito bem a que veio.
    Trazendo não apenas uma heroína forte e destemida, que não só evoluiu no decorrer dos livros, mas também trouxe uma gama de novos personagens que cresceram junto com o enredo.
    As capas são maravilhosas e com certeza, ainda lerei ela inteirinha!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora no lançamento está um pouco mais caro mesmo, mas aproveita as promos e os ebooks. Ela costuma ser um pouco cara mesmo, mas vale a pena demais. Cealena é incrível!
      beijos

      Excluir
  3. Olha, vou dizer que estou tentando é ver o menos possível deles. Só sei da personagem incrível que tem e é isso mesmo. Li a outra série dela e amei demais, queria ler essa mas ainda estava esperando lançarem mais livros. Vou ver se leio esse ano. Pelos elogios que vejo dessa bendita é uma série de deixar a gente roendo as unhas pelo próximo e muito fácil de ler por ter muitos acontecimentos e coisas pra ficar bobo ao ler. A evolução dos personagens, os secundários, mundo e romance é bem o que espero depois de ler aquela outra série dela, parece que faz o mesmo estilo e se gostei de uma vou gostar de outra. Ansiosa pra ler ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o mesmo estilo sim, se gostou de ACOTAR vai curtir TRONO também. Leia sem medo!
      beijos

      Excluir
  4. Olá! Confesso que ainda não li nenhum livro da série, mas só por falta de tempo mesmo, com o lançamento do ultimo livro, estou vendo tantas coisas em relação aos livros, que ficou praticamente impossível resistir né (risos). O enredo em si é maravilhoso, além disso, amo livros de fantasia e sou daquelas que não se importa muito que venha acompanhado de romance, pelo contrário, até gosto mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita que está saindo o último, não vai ter que esperar o lançamento de nenhum! É uma otima fantasia, de verdade. aproveite.
      beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Nossa, com esses motivos aumentou ainda mais a minha vontade de ler essa serie. Já ouvi fala bastante nela e estou bem curiosa para ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lily, leia sim. Fico feliz que tenha despertado sua curiosidade!
      beijos

      Excluir
  6. Confesso que estou enrolando um pouco para ler essa série justamente por causa da quantidade de livros, também tem o fato de eu ter pegado alguns spoilers kk triste
    Mas enfim, a saga ainda tá na minha lista de leituras e meu objetivo é ler ela ainda esse ano, espero realmente conseguir porque estou bem curiosa para conhecer mais sobre o enredo e os personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Pamela, spoiler é triste, rs.
      Mas vale a pena conhecer a personagem e a história mesmo assim!
      Beijos

      Excluir
  7. Jéssica!
    Desde o lançamento da série que tenho muita vontade de ler e não me importo de ler sinopses ou resenhas que tragam spoilers, o mais importante é saber a opinião de quem já leu.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy.

      Então aproveite para ler as sinopses dos próximo, acho que eles aumentam a vontade de ler a série.
      bjs

      Excluir
  8. Oi, Jessica!
    Leio séries mas só inicio a leitura apenas quando tenho todos os volumes ao alcance de minhas mãos, como todo leitor não gosto de esperar publicar todos os volumes, é muito desesperador rsrs.
    Em relação a Trono de Vidro, gosto de fantasia com magia, ainda mais quando há romance no meio, mas sinceramente desde que essa série começou a ser lançada não tive vontade de ler, contudo, quem sabe depois de ler resenhas de Reino de Cinzas eu acabe me empolgando para ler essa série e assim conhecer a história de Celaena?!... Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Any, que pena que não se empolgou. Leia o primeiro pelo menos, para ter certeza que não vai querer mesmo.
      Bjs

      Excluir
  9. Olá, Jéssica
    Ainda não li nada da autora, mas quero muito conhecer sua escrita.
    Vejo muitas pessoas comentar sobre Trono de Vidro e Corte de Espinhos e Rosas e tenho muita curiosidade para conhecer a escrita da autora e poder viajar nesse universo que ela criou.
    Vou começar comprar os livros aos poucos, sou chata e compulsiva quando é série, gosto de ler o primeiro se gostar tenho que ter os outros na sequência. Não gosto de esperar..
    Mas como você mencionou se até nós mudamos ao longo dos anos, gostei que a autora modificou sua personagem conforme foi passando o tempo e conhecendo outros personagens durante a série.
    Quero muito, muito poder ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,

      Já que não gosta de esperar, esse é o melhor momento para começar a série, já que o último já está entre nós! Tenho certeza que vai curtir a história, é apaixonante.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Jéssica!!
    Adoro a série Trono de Vidro e estou mega ansiosa para ler o último livro, tenho certeza de quem começar a ler essa série incrível vai adorar essa história !!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta,

      Não tem como não gostar, né? AMO.
      Beijos

      Excluir
  11. Curti os cinco motivos, bem coerentes e bem explicativos para quem ainda não leu, assim como eu. É uma série que quero muito ler, mas estou com pouco tempo, nas minhas férias começo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana Paula,

    Que bom que gostou, fico feliz. Aproveite as férias sim, essa série é maravilhosa!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Inicialmente, Trono de Vidro não é um tipo de livro que chama a minha atenção. Gosto de séries mas, no momento, tenho fugido delas. Quando começo tenho dificuldade de largar e não estou com a disponibilidade necessária para esse tipo de leitura. Mas, os seus 5 motivos me conquistaram. Gosto de fantasia, magia e protagonista diferentes e uma prisioneira que busca ser a assassina do Rei é algo diferente. Coloquei na lista de leitura, não sei se agora mas está lá (para breve...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Luísa,

      Leia quando tiver tempo, principalmente por que é impossível parar, e é uma serie que te faz sofrer demais, rs.

      Beijos

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.