O que verdadeiramente importa? “É a vontade de se preparar para vencer”

Qual é o sonho de um estudante do ensino médio (mas que seja estudante mesmo, não aqueles que simplesmente vão para a escola e fingem que estudam)? Acredito que seja passar numa boa universidade, conceituada e, se possível, estudar fora do país, para aprimorar o currículo, ter mais chances no mercado de trabalho e também pelo desejo de conhecer novos lugares.

Quando se tem a possibilidade de estudar nas melhores universidades do mundo e ainda morar num campus universitário, onde pessoas importantes já passaram, como John Kennedy, Barack Obama, Sheryl Sandberg e tantos outros, é motivo para alguém se sentir feliz e satisfeito com essa oportunidade.

Não é novidade que o ensino superior no Brasil tem deixado a desejar em muitas universidades. Os pais, por sua vez, ao possuir uma renda melhor tendem a buscar uma educação melhor ao filho. Muitos investem para que o filho estude em outros estados e há aqueles que optam por pagar escolas particulares que preparam o aluno para estudar fora do país. Aqui mesmo onde moro, na cidade vizinha, existe um colégio que é bilíngue e considerado o melhor do nordeste. Os alunos são preparados para estudar o ensino superior em outro país. E muitos deles já passaram e moram fora.


O que quero dizer com tudo isso? Que este livro é uma bússola tanto para quem tem o sonho de estudar fora quanto para os pais desses estudantes. Para quem tem esse desejo de ingressar numa universidade no exterior, o sistema americano oferece um ensino de qualidade.

O livro é escrito por Emilio Dantas, o pai de um dos estudantes. Ele viu a necessidade em estudar, saber todos os passos adequados para que seu filho fosse ao exterior. E, baseado nisso, ele viu a importância de escrever este livro: para informar outros pais e outros sonhadores com um estudo melhor.

Não se engane, o livro não trata apenas de como chegar lá, como ingressar na universidade, embora este seja o nome e objetivo do livro (risos). Ele ensina desde a escolha para uma universidade ideal, os passos do processo de admissão, ensina como funcionam as bolsas de estudo para acadêmicos e atletas, além de tantas outras coisas, até mesmo as básicas. 


“Como meu filho vai morar lá? Ele pode trabalhar? Com o que pode trabalhar?” Não sabe como seu filho terá uma conta por lá para receber seus depósitos? O livro ensina. Todas as suas dúvidas serão sanadas, até aquelas que você poderia ficar com vergonha em perguntar. 

Sem dúvidas é um livro que vou guardar para o futuro. Não para mim, mas para meus primos, filhos de amigos e pessoas que queiram embarcar nessa linda aventura. Já indiquei para várias pessoas, inclusive amigos tiraram foto da capa se comprometendo a comprar, tanto para si quanto para os filhos. E a vida é assim, a gente ajuda e no final fica a satisfação de saber que existem pessoas que se interessam em estudar, em proporcionar o melhor a si e para o próximo também.

Se você já passou do ensino médio, presenteie quem ainda não, ou o pai de um adolescente. Tenha certeza que vai agradar e vai criar uma semente naquele coração. 


Sobre a edição:
É até cansativo de tão repetitivo que é falar das edições da Faro. O cuidado sempre atinge o ápice. A diagramação conta com destaques, o que proporciona uma leitura agradável que chama a atenção para os pontos importantes e necessários. 



Título: Como ingressar numa universidade americana (exemplar cedido pela editora)
Autor: Emilio Dantas
Editora: Faro Editorial
Páginas: 240
Ano: 2018

17 comentários:

  1. Estava lendo a resenha e me colocando no lugar da minha irmã. Não, os filhos dela(dois deles) não estão fora do país. Mas estudam muito longe de casa e só vão para casa, uma vez por ano..ou no máximo duas.
    E oh, mesmo estando aqui no Brasil, todos sofreram. Ela era só choro no começo...hoje, não mudou muito,mas ela vem levado de boa e o terceiro filho, caminha para ainda mais longe.rs
    Por isso, adorei muito o que li acima, como um "manual" não só aos meninos e meninas que precisam deixar seu lar, mas aos pais, que ficam sem chão quando seus amores se vão...
    Vou indicar a ela hoje mesmo este livro!!!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tive dificuldades, pois fiquei fora, não do país, mas quase de estado. Beeem longe de onde morava.
      É bem complicado, ter que cuidar de aluguel, alimentação, passagem. E ficar longe dos pais foi algo que não teve como evitar.

      Indique sim, certamente irão gostar.

      Beijo

      Excluir
  2. Nossa, bem útil essa ideia de um livro assim. Mesmo que existam muitas dificuldades pra fazer algo do tipo ainda é interessante nem que seja pra saber como seria, o que teria que ser feito, o que ter em mente. Achei interessante por ter até as perguntas mais básicas respondidas. Esse é pra ajudar pais e filhos com sonhos grandes e que parecem impossíveis viu! Parece ajudar bastante. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, Cris.
      Queria ter podido ter a oportunidade de lê-lo há uns bons anos.

      Excluir
  3. Olá! A proposta do livro é bem interessante, e apesar de ser direcionada para um público mais específico, acredito que até mesmo, aquela pessoa que a princípio não venha pensando nisso, possa mudar de opinião depois da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Elizete.
      Muitos podem mudar de ideia ao ler o livro, espero realmente que isso aconteça.

      Excluir
  4. Amei sua resenha, não conhecia esse livro e achei incrível, será perfeito para quem tem esse sonho de estudar fora!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Kaila.
      Na verdade, ele é perfeito para quem sonha em estudar fora e aos pais também.

      Excluir
  5. Olá!
    O livro tem uma ótima função, fiquei um tanto curiosa e com muita vontade de ler. É ótimo para aqueles pais que realmente quer um futuro brilhante para seus filhos, eu mesma desejo muito estudar fora.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, acho que muitas vezes desanimamos só de pensar nas dificuldades e ter um livro como esse explicando tudo bonitinho e ainda escrito por uma pessoa que de fato vive a experiência muda tudo. Gostei demais!!!

    ResponderExcluir
  7. Estudar fora deve ser uma experiência extremamente interessante, o conhecimento que você provavelmente vai adquirir é impagável. Seria realmente gratificante para mim.

    ResponderExcluir
  8. Nat!
    Acho que é um livro bem específico para quem realmente quer o 'caminho das pedras' para chegar até uma faculdade americana e sobre esse sentido, deve ser bem elucidativo e enriquecedor, mas para mim, não tenho vontade de ler e como as filhotas também já estão formadas, etc... só se for para os sobrinhos ou netos quando vierem.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Na minha época de estudante, não tive pensamentos em estudar fora, fiquei feliz em estudar na Universidade mais proxima ao meu município. Hoje penso diferente, se tivesse aproveitado as oportunidades ...
    Mas enfim, o livro é super útil e sera um aprendizado para quem quiser estudar em outro país.

    ResponderExcluir
  10. Puxa vida, por que eu não me deparei com Como Ingressar numa Universidade Americana na época que eu prestei o vestibular?! Ele teria facilitado tanto a minha vida, eram tantas dúvidas - processo de admissão, universidade ideal... Mas eu já passei dessa fase, contudo, vou seguir seu conselho e indicar o livro para os familiares e conhecidos, com certeza é de grande ajuda nessa etapa da vida cheias de dúvidas... Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Naty
    Esse livro é manuel e tanto!
    Que genial do autor ter esse cuidado em pesquisar para seu filho e depois compartilhar em forma de livro para todos ter acesso.
    Vou indicar para meus amigos. E também quero muito ler porque tenho certeza que vai enriquecer meu conhecimento e claro saber mais sobre as universidades, entre outras informações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nat!!
    Que livro mais interessante já terminei minhe curso e acebei ficando na minha cidade mesmo, pois aqui na minha cidade tem duas universidades federais de boa estrutura e acabei não achando necessário ir para outra cidade.

    ResponderExcluir
  13. Achei a ideia interessante. Estudar fora é um assunto que atrai muitas pessoas e um livro que ajude nesse processo é tão complicado entre o ensino médio e a faculdade é super válido. São informações que normalmente não encontramos de forma condensada.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.