Livre de spoiler

A celebração de um ciclo

Em 02 de maio de 2008 estreava o primeiro filme da Marvel Studios, Homem de Ferro, o primeiro de muitos outros que viriam nos anos seguintes para completar o Universo Cinematográfico Marvel. Dentro de quatro anos foram lançados seis filmes com os principais heróis, e em 2012 estreou no cinema o primeiro longa dos Vingadores

O sucesso absoluto dos primeiros filmes garantiu ao Marvel Studios, que havia sido comprado pela The Walt Disney Company em 31 de agosto de 2009, a possibilidade de dar início à segunda fase de seus filmes. 

Esta nova fase trouxe a sequência do trio principal de heróis, como era esperado, mas o estúdio colocou em jogo duas novas apostas: Guardiões da Galáxia (2014) e Homem-Formiga (2015), além de uma nova aventura da equipe de frente, Vingadores: Era de Ultron (2015). Mais uma vez, os filmes foram sucesso de crítica e bilheteria.


Em 28 de abril de 2016, foi dado início à terceira fase de filmes Marvel, com Capitão América: Guerra Civil, e desta vez o número de lançamentos aumentou para dez.

Novos heróis foram apresentados: Doutor Estranho (2016), Pantera Negra (2018), Capitã Marvel (2019), o amigo da vizinhança voltou para casa em Homem-Aranha: De volta ao lar (2017) e dois anos após o início da terceira fase, veio Vingadores: Guerra Infinita (2018), o filme que colocou em cena todos os heróis que haviam sido apresentados até o momento, juntos com um único propósito: derrotar o titã louco Thanos, antes que o mesmo tivesse posse das seis Joias do Infinito e evitar que metade do universo fosse destruído.

Após uma longa espera, enfim Vingadores: Ultimato estreou e pudemos descobrir o que aconteceu após o fim drástico de Guerra Infinita.


A primeira cena do longa estabelece bem como será o seu decorrer, ao mesmo tempo em que é uma excelente ligação com seu filme predecessor, pois tem o tom certo e é um tapa na cara que faz qualquer fã acordar para a realidade que aquele universo vive neste instante.

O primeiro ato nos apresenta o mundo como a consequência do estalar de dedos de Thanos, e como os heróis sofrem cada qual a seu modo com o pesar das perdas. 

Mas uma última partícula de força ainda existe, e sangue novo pode ser o que eles precisavam para derrotar seu algoz. 

Ainda neste primeiro ato do filme, vemos ainda mais o peso das decisões de cada um, e como as consequências de tudo isso os levam a caminhos distintos, com suas próprias lamentações, arrependimentos, saudades, e esperança.


No segundo ato, o despertar de uma nova esperança acende uma pequena faísca que pode se tornar a chama da salvação que os heróis tanto buscavam, e com isso um novo plano começa a ser traçado. Mas seria fácil demais se não houvesse um novo obstáculo, certo? Exato. O roteiro inclui neste momento um obstáculo que simplesmente não pode ser descartado. Para continuar, os sobreviventes terão que encontrar uma nova solução e arriscar tudo o que tem para conseguirem de volta tudo o que perderam, custe o que custar. E é aqui que a trama se torna mais complexa e nos envolvemos ainda mais com essa teia de emoções que o longa é.

O desenvolvimento do plano segue com uma dinâmica de equipe sem igual, eu diria que ainda melhor do que vimos em filmes anteriores da equipe de Vingadores, que permite com que pequenos buracos do Universo Cinematográfico Marvel sejam aos poucos preenchidos, ao longo que novos obstáculos, pequenos e grandes, são inseridos. Aqui o fan service vem a cavalo e é muito bem vindo, pois não haveria forma melhor de se fazer.

Conforme a história caminha para o seu fim, o cerco vai se fechando, e a verdadeira ameaça é apresentada. Este é o momento em que o coração explode de emoção ao ver a trindade unida lado a lado, novamente, como equipe contra um mesmo inimigo. A sequência de ação é um verdadeiro presente, principalmente aos fãs de quadrinhos que receberão neste momento muitas cenas baseadas nas HQ’s.


A sequência final é um deleite de cenas grandiosas que formam em tela uma pintura atrás de outra, e tem o poder de causar uma sinestesia de sentimentos que poucos foram capazes de fazer.

Digno de um final épico, Vingadores: Ultimato é um filme grandioso, mas que inevitavelmente depende dos predecessores para ser completo, mas ao mesmo tempo se sustenta sozinho como o pilar principal, a culminação de todo um universo, o ponto de chegada em que se encontra um baú de ouro abaixo do arco-íris.

O longa fecha de forma magistral o arco de desenvolvimento dramático da equipe principal, pois, apesar de ter em tela uma gigantesca gama de personagens, os protagonistas aqui são a velha guarda. 


Seguindo a já conhecida fórmula Marvel, o filme é cômico e energizante, mas possui aqui um ar muito mais profundo de pesar, um senso de empatia natural, e é surpreendente e grandioso. Tecnicamente muito bom, possui um roteiro forte e boas atuações.

Uma grande celebração ao encerramento de um ciclo e início de outro, uma apoteose do gênero que merece muito ser aplaudida de pé por tudo o que representa.

Vale lembrar que este é o único filme da Marvel que não possui nenhuma cena pós-créditos, e cá entre nós? A ausência desta marca registrada do estúdio nem faz falta aqui, pois tudo o que precisamos está dentro das 3h de filme que passam voando, e com toda certeza irão nos deixar reflexivos por um bom tempo.


Direção: Anthony Russo e Joe Russo
Produção: Marvel Studios e Walt Disney Pictures
Gênero: Fantasia 
Ano: 2019

31 comentários:

  1. Que obra prima!!!
    Acabei vendo este longa no final de semana e aliás, nunca vi uma sala de cinema tão quieta. Sei lá, parecia todo mundo meio anestesiado e eu só ouvi palminhas e "ohhh" na grande cena épica. Claro, lágrimas, muitas lágrimas!!!
    Redenção! Este filme é sobre redenção, sobre família, sobre entrega.
    Não há um momento do filme que não emociona, toca, tudo ali, coeso, na medida certa e no tempo ideal.
    Quero rever a obra em breve!!!
    O filme do ano até o momento!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo e com muita emoção! É um filmão mesmo! ♥

      Excluir
  2. É esse filme ta dando o que falar. É muito personagem e muita história pra dar conta e parecem ter finalizado bem a jornada. Alguns erros, algumas coisas que machucaram demais, mas no fim das contas um baita filme. Pra que é fã e acompanha acompanham desde o começo é daquelas histórias que param você e você só consegue pensar nisso e falar nisso e querer mais deles xD
    Ta um filme e tanto, cheio de emoções e detalhes e muita ação e sentimenfo pelo jeito . Doida pra poder assistir logo esse bendito. Já vi algumas cenas por aí e tá de babar mesmo. Só surpresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ainda não viu, veja o quanto antes, pois é de aquecer o coração ♥

      Excluir
  3. Oi, Douglas
    Ainda não consegui assistir ao filme, quero muito ver.
    Não superei algumas perdas, mas faz parte. Esse filme esta sendo muito comentado entre meus amigos, nos blogs, em tudo quase kkk.
    Tenho certeza que essas três horas de chá de cadeira vale a pena, mesmo que traga mais choro. Fico feliz em saber que o enredo ficou redondinho e cheio de emoções é claro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que a esta altura já tenha assistido, mas se ainda não viu, corra para ver, pois está lindo mesmo e você deve amar, e com toda certeza se emocionar ainda mais ♥

      Excluir
  4. Douglas!
    Nossa! Deve ser apoteótico o filme.
    Ouvi que tem sido uma das melhores bilheterias em muitos países e imagino que aqui no Brasil não seja diferente.
    Amei sua análise.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rudy!
      Sim, o filme já alcançou a marca de segunda maior bilheteria mundial, atrás apenas de Avatar, talvez por enquanto.
      Bilheteria gigante como o filme que é um verdadeiro presente aos fãs.

      Excluir
  5. Oi, Douglas!
    Não assisti Vingadores: Guerra Infinita mas sei por alto o que aconteceu - nessa altura do campeonato é difícil não ter pegado spoilers rsrs... - por isso fico com o coração apertado ao imaginar o que acontecerá em Vingadores: Ultimato com esse clima de luto, então não preciso nem dizer que fiquei feliz em saber que apesar do ar de pesar presente na trama o lado cômico está presente, né?! Esse é um dos pontos favoritos na franquia...
    Amei sua resenha, parabéns, fiquei ainda mais ansiosa para ver Vingadores: Ultimato, o que farei assim que assitir Guerra Infinita.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Any!
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado!
      Faz um esforcinho e assista aos dois filmes, pois tenho certeza de que irá se deleitar com essas maravilhas ♥

      Excluir
  6. Olá! Estou louca para assistir e conferir esse final tão esperado (de amanhã não passa). Sou muito fã da Marel evai ser incrível (e triste, eu sei), fechar esse ciclo, já prevejo que precisarei de alguns lencinhos e nada de bebidas durante a exibição (ai minha bexiga).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tenho certeza que foi necessário o uso dos lencinhos quando você foi assistir ao filme (creio que neste momento já tenha visto).
      Mas é uma emoção muito bem recompensada pelo filme.

      Excluir
  7. Ainda não assisti Vingadores. Estou a lunática fugindo de spoilers. E roendo unhas que não tenho de ansiedade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero muito que já tenha conseguido assistir, ou ao menos ainda tenha se mantido forte na luta contra os spoilers.
      Esta é uma experiência que não pode ser estragada por nada, pois é simplesmente demais!

      Excluir
  8. Oi, Douglas!!
    Amei a sua resenha sobre Vingadores: Ultimato. Ainda não fui assistir mas estou fazendo de tudo para não pegar spoiler sobre a história. Enfim, agora é correr para os cinemas para assistir esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marta!
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado! E espero também que você tenha conseguido fugir dos spoilers e assistido o filme com todas as emoções possíveis.

      Excluir
  9. Olá!
    Foi o melhor filme que já assistir de todos da Marvel..Fiquei muito feliz e ao mesmo tempo triste por tudo que aconteceu..Realmente fiquei naquela vontade de vê de novo.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também posso afirmar que este foi o melhor filme deste universo Marvel, realmente épico a seu modo.
      Vale sim a pena assistir de novo♥

      Excluir
  10. Ainda não assisti todos os filmes do Universo Cinematográfico Marvel, o último que tive a oportunidade de ver foi Guerra Civil e a experiência foi fantástica. Estou pensando em maratonar todos os filmes, vejo comentários super positivos sobre eles. Ultimato está dando o que falar, todos os dias vejo pessoas desesperadas para não pegar spoilers nas redes sociais kkk, mas acredita que cheguei a receber spoiler na parada de ônibus? fiquei chocada kk
    Enfim, estou realmente curiosa para assistir o fim de uma era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, eu acredito que você tenha tomado spoiler desta forma, pois este mês tem sido uma briga enorme para fugir de spoilers de Ultimato e da última temporada de GOT.
      Mas se você achou fantástica a experiência de assistir Guerra Civil, se segure na poltrona, pois e experiência desta vez será ao menos mil vezes maior!

      Excluir
  11. Não tem como negar que os super heróis são a paixão nacional de grande parte dos brasileiros, é incrível o sucesso que esses filmes fazem. Ultimato foi realmente muito esperado, no dia da estreia os corredores da faculdade que eu estudo só tinham esse assunto, era surreal kkkk. Pelo visto o filme agradou e muito aos fãs e também deixou aquela pontinha de tristeza pelo fim ne? Não curto muito o gênero mas fiquei tentada a assistir só pela aclamação que teve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, este novo gênero se tornou o queridinho da galera, e era inevitável a proporção que este "último" filme tomou.
      Creio que mesmo não sendo seu gênero favorito, vale a pena conferir sim, mas atente-se ao detalhe de que há uma necessidade de assistir ao menos alguns dos filmes anteriores para não se perder durante este. Se estiver mesmo interessada, vale a pena o investimento!

      Excluir
  12. Não tem como negar que os super heróis são a paixão nacional de grande parte dos brasileiros, é incrível o sucesso que esses filmes fazem. Ultimato foi realmente muito esperado, no dia da estreia os corredores da faculdade que eu estudo só tinham esse assunto, era surreal kkkk. Pelo visto o filme agradou e muito aos fãs e também deixou aquela pontinha de tristeza pelo fim ne? Não curto muito o gênero mas fiquei tentada a assistir só pela aclamação que teve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, este novo gênero se tornou o queridinho da galera, e era inevitável a proporção que este "último" filme tomou.
      Creio que mesmo não sendo seu gênero favorito, vale a pena conferir sim, mas atente-se ao detalhe de que há uma necessidade de assistir ao menos alguns dos filmes anteriores para não se perder durante este. Se estiver mesmo interessada, vale a pena o investimento!

      Excluir
  13. Ja me senti incentivada pela resenha do filme. Não acompanhei todos os filmes, algo que pretendo fazer logo e com urgência, pois não quero assisti ao último filme antes dos demais que não vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico muito feliz que minha resenha tenha conseguido te incentivar a assistir ao filme. E sim, antes de conferir este, é de suma importância assistir aos demais filmes, pois este nada mais é do que o ponto de encontro de todo esse universo cinematográfico Marvel.
      Até mais ♥

      Excluir
  14. Ta meio cansativo esses filmes da marvel parece que a criatividade acabou por lá... no começo era interessante mas já deu, mas pretendo assistir mas espero que hollywood comece a explorar outros assuntos tenho saudades das produções épicas por exemplo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      De certo modo, os filmes são baseados em diversas outras histórias que foram nos apresentadas antes nas HQ's, e assim como em toda adaptação, algumas são boas e outras nem tanto.
      Pensando como Produtor, acho bem difícil a indústria cinematográfica fugir disso, pois são os Blockbusters que os fazem ricos. Portanto, esse tipo de filme sempre continuará existindo, mas de todo modo, esperamos que ao menos a qualidade esteja sempre presente por lá nas grandes produções ^^

      Este é um dos que a qualidade certamente está presente, pode ter certeza.

      Excluir
  15. Olá! ♡ Sou suspeita em falar sobre a minha franquia favorita, mas vamos lá kkkk.
    Vingadores Ultimato foi épico, eu já esperava um filme grandioso, mas nada me preparou para o que eu encontrei quando assisti o filme, ele foi além do que eu imaginava e superou todas as minhas expectativas. Creio que a minha experiência poderia ter sido ainda melhor se eu não tivesse recebido certos spoilers, mas ainda assim foi uma experiência incrível.
    Chorei, chorei e chorei. Acho que passei metade do filme chorando kkkk. Não consegui conter as lágrimas com tantas surpresas, sacrifícios, união, luta... Foram tantas emoções ao decorrer do filme! ♡
    Várias partes do filme me marcaram, mas principalmente a parte final, foi incrível ver tantos personagens amados lutando juntos, principalmente os integrantes do primeiro filme dos Vingadores.
    As últimas cenas do filme acabaram comigo, foi tão emocionante, mas também tão triste para mim.
    Enfim, apesar da minha interminável sessão de choro rsrs, assistir esse filme foi uma experiência única, ainda não consegui superar certas coisas, mas posso dizer que cada minuto das 3 horas de filme compensa.
    Adorei a crítica! Beijos! ♡




    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não gosto muito de filmes de super heróis, então quando vou assistir não tem mais graça rs...
    Minha irmã foi assistir no cinema e disse que adorou.
    Vejo muitas pessoas comentando de terem lido os quadrinhos, e não ter gostado tanto do filme por conta das inúmeras alterações.

    ResponderExcluir
  17. Sou apaixonada por esse universo que a Marvel criou! Não perco um filme e estou sempre assistindo tudo de novo. Deu até vontade de assistir novamente! Sobre o "ar muito mais profundo de pesar": sinto até hoje. Ainda não superei.

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.