Eu não leio nada com dragões já faz um bom tempo. Geralmente eles estão na história, mas não são o foco, é apenas mais um animal fantástico inserido. Em A caçadora de Dragões, temos uma mitologia novinha para esses animais tão incríveis.

Nossa história é contada por Asha, filha do rei de Firgaard. Desde pequena, ela sempre aprendeu com sua mãe histórias antigas. E essas histórias atraíam os dragões, inimigos do seu povo. Quando ainda era pequena, ela saía durante a noite para contar essas histórias e atrair os dragões, até o dia que atraiu o maior e mais feroz, chamado Kozu, o primeiro dragão. Com medo, ela decidiu não falar mais com o dragão, e, em um acesso de fúria, Kozu queimou toda a cidade e matou milhares de pessoas. Asha foi obrigada a conviver e crescer com isso em sua consciência. Para se redimir, se tornou a Iskari, temida e evitada pelas pessoas, que tem como missão exterminar todos os dragões existentes.

Asha é uma protagonista afogada na culpa. Além da culpa do incêndio, ela se culpa pela morte da mãe, pois as histórias são amaldiçoadas. Quando você conta, aos poucos vai morrendo, e quem ensinou todas as histórias antigas a ela foi a mãe, que morreu no processo. Seu pai fez de tudo para que ela fosse aceita novamente pelo povo, criou a posição de Iskari, a caçadora de dragões, apenas por causa dela. Então, tudo que ela faz, é pensando nele e em sua aprovação. Isso faz com que o senso de justiça que ela tem fique pendente sempre para o lado do Rei, o que é absurdo de se presenciar algumas vezes. Ela tem um irmão, que acaba se envolvendo com um escravo, e mesmo quando esse escravo ajuda, ela em um momento difícil e ela se aproxima dele, a culpa e lealdade que tem com o pai fazem ela tomar decisões em que a empatia é colocada de lado. 


Ela está prometida para um comandante da guarda do Rei, quando seu pai lhe faz uma proposta: caçar Kozu, e, se ela conseguir matar o primeiro dragão, está dispensada do casamento. É por essa tarefa que conhecemos mais sobre as lendas e sobre a personalidade dela. Tem muita coisa que ela não conhece sobre si mesma e sobre o reino e a forma que as pessoas a tratam. Ela tem poucos dias até o casamento, e precisa sair escondida para tentar cumprir a tarefa todos os dias, mas tantas coisas acontecem e pessoas surgem na sua vida, que a história toma um rumo totalmente inesperado. 

Eu gostei bastante da forma como a sociedade funciona, livros com escravos me incomodam muito, tem que ser bem feito. A mitologia criada em cima dos dragões e dos escravos é bem interessante. Os capítulos são intercalados com Asha lutando e descobrindo coisas, e a narração das histórias antigas, que são tão importantes para o mundo. Eu amei muito a mitologia dos dragões, da forma como eles são chamados. Eles gostam de ouvir histórias, histórias sobre o passado, sobre o Antigo, que é a divindade presente nesse mundo, e eles se ligam aos humanos pelo voo e por essas histórias compartilhadas. 

Eu gosto quando o pano de fundo de um livro de fantasia é longo, passando por muitos anos e gerações, e é o caso desse livro. Não espere algo extremamente complexo e um sistema de magia sofisticado, pois não é. É um livro leve, ótimo para quem curte dragões e romance. As cenas de luta empolgam e eu curti muito a protagonista e o seu desenvolvimento. Asha começa extremamente culpada, mesmo tendo se passado vários anos desde o incêndio, fazendo de tudo para afastar as pessoas e agradar o rei, sendo egoísta em muitos pontos. E ao longo do livro abre os olhos para as situações que o povo vive, e sobre sua própria identidade. 


Senti falta de expandir a visão que ela tinha, não vimos nada da cidade, dos outros povos que vivem distantes, da cultura dos demais. Entendemos o motivo para a divisão que existe, mas o livro dá a entender sobre a cultura dos povos distantes, mas não sabemos de fato sobre eles. Mas o próximo livro, pelo que vi, vai nos trazer mais sobre isso. Também não sabemos muito sobre o irmão, eles têm um relacionamento conturbado, mas Asha tenta manter todos à distância, acreditando que atrai morte, então eu entendo esse afastamento. 

Para quem estava lendo muitas fantasias complexas, foi um descanso ler algo tão leve e gostoso, com uma escrita tranquila e mitologia nova. Esse é o primeiro livro de uma trilogia, mas a história se fecha nesse mesmo, e o próximo traz uma nova protagonista que conhecemos nesse livro. Recomendo bastante a leitura se gosta de fantasia leve e sem muita pretensão. É divertido, empolgante e muito gostoso de ler.

Título: A caçadora de Dragões
Autora: Kristen Ciccarelli
Editora: Seguinte
Páginas: 398
Ano: 2018

27 comentários:

  1. Sou apaixonada por dragões e toda a mística que envolve estes seres. Ah, meu coração pulsa forte com Got! rs
    Por isso, desde que este livro foi lançado, namoro ele. Tá, sem comparação alguma, já que parece que os dragões no livro, parecem apenas como personagens coadjuvantes, onde o foco principal é o desenvolvimento de Asha!
    Gostei de saber que a história começa e termina neste primeiro livro, permitindo assim, que novos personagens sejam explorados nos demais volumes!
    Com certeza, quero muito poder ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desenvolvimento da Asha é realmente o foco, mas os dragões são muito presentes na historia, voce vai curtir.
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei a resenha, só aumentou a vontade de ler este livro!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando vi essa capa pela primeira vez achei que fosse uma fantasia mais complexa, gostei de saber que você achou bem pelo contrário, super leve. Adorei a resenha!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, é bem leve sim, para ler rapidinho. E eu acho essa capa terrível, rs.
      beijos

      Excluir
  4. Olá, Jessica.
    Eu amo livros com dragões, por isso quando vi esse livro fiquei doida para ler ele. Mas então fui lendo as resenhas e ninguém gostou, por isso acabei desistindo da leitura. A sua é a primeira resenha que leio que deu uma nota favorável a ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Nossa, nao vi essas resenhas negativas, mas acho que as pessoas foram esperando uma alta fantasia só por que tem dragões, rs. É bem simples e leve, mas nem por isso ruim, né?
      Beijos

      Excluir
  5. Simplesmente amei a resenha. Realmente é um livro muito gostoso de ler. A cada capitulo você sente mais vontade de ler o próximo. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maa,
      Quem bom que curtiu, vamos ler o segundo logo
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Jess, tudo bem?
    Adoro dragões e essa vibe mais "medieval".
    Acredito que ia curtir muito esse livro. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo e você?
      É bem tranquilo a vibe medieval, rs, mas é um ótimo livro, vai gostar sim.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Jess,
    Estou tentando ler mais fantasias ultimamente, e por mais que não goste do sobrenatural, os dragões me deixam intrigada. Gostaria de conferir essa obra!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      É um bom livro para quem quer ler mais fantasias, bem rápido e divertido.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá!! Sou apaixonada por livros e amei sua resenha. Acho que nunca li nada sobre dragões antes. Esse ano não fiz uma meta de leitura mas.. sempre estou com um livro na mão porque abre nosso horizonte.
    Amei a forma com que você escreve e descreve o livro. Muito bom mesmo.
    Até breve.
    Beijocas.

    http://mundosecretov.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,

      Ai que ótimo, fico muito feliz <3 Aproveita para conhecer dragões por esse livro, é uma ótima primeira leitura.
      Beijos

      Excluir
  9. Adoro estorias com esse ar de misticismo e mitologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bastante mitologia mesmo, você vai curtir!
      Beijos

      Excluir
  10. Faz muuito tempo que não leio nada que envolva fantasia e dragões, viu? Adorei a dica!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila,

      Ai que bom, sempre legal ler coisas novas!
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Jessica, eu li tantas críticas negativas que fiquei até receosa com o livro, mas agora tenho outra visão. Que bom que vc curtiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,

      Uma pena essas criticas, mas acho que as pessoas foram esperando muito do livro, rs. Mas de qualquer forma ele vale a pena!
      Beijos

      Excluir
  12. Sabe que eu sou apaixonada por livros que falam sobre dragões? E realmente fazia tempo que não via livros com eles no tema central. Gostei logo de cara de Caçadora de Dragões e quero muito ler esse livro. Quero ver o crescimento da personagem e a desconstrução desses medos e culpas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nil.
      Você vai adorar essas desconstrução, é uma personagem maravilhosa! E vai amar os dragões!
      Beijos

      Excluir
  13. Olá!
    Adorei a resenha, tem uma premissa ótima e o livro em si me deixou muito curiosa pela historia dessa personagem e claro que envolvendo dragões devem ser muito incrível..Espero ter a oportunidade de ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily,

      Espero que consiga ler também, a historia é incrível!
      Bjs

      Excluir
  14. Oi, Je
    Claro que esse livro já esta na minha lista de desejos.
    Gosto muito de dragões, assisto muito filmes. Livros que falam sobre eles ainda não li.
    O enredo parece ser muito interessante e cheio de aventuras, Asha mesmo com seus problemas cresce muito na trama.
    O próximo livro promete ser cheio de detalhes, que expande mais esse universo.
    Quero muito ler, beijos!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.