V.E. Schwab, ou Victoria Schwab, é uma das minhas autoras preferidas da vida. A forma como ela cria histórias diferentes e escreve de forma envolvente me fizeram querer ler todos os livros publicados dela no Brasil. Meta que estou a um livro de concluir

Escritora americana de fantasia, nascida em 07 de julho de 1987, ela já acumula vários prêmios no currículo, e vários livros lançados aqui no Brasil. Autora da trilogia Tons de Magia, que começa com Um tom mais escuro de magia, que é excepcional. Tão bom quanto temos a Guardiã de Histórias e a Melodia Feroz, que na minha humilde opinião, é genial. O livro mais famoso e comentado, que lhe deu o reconhecimento, é Vicious, de 2013, que levou vários prêmios naquele ano. Vicious sai em julho com o nome Vilão, pela editora Record aqui no Brasil. Nem preciso comentar o quanto esperei por esse lançamento, e há quantos anos escuto falar sobre esse livro. Pensando nisso, quis trazer esse cinco motivos para você conhecer a autora e suas obras.

1 – Enredo
Escrever fantasia não é fácil, parece que tudo já foi escrito, e provavelmente foi. “Nada se cria, tudo se copia, certo?” Schwab faz essa “cópia” de forma sensacional. Em A Melodia Feroz, ela usa a violência, que acontece hoje em dia de forma descontrolada, para criar uma sociedade que sofre com essa violência de maneira ainda mais palpável: os atos de violência criam monstros, que matam mais pessoas e geram mais violência, em um ciclo sem fim. Ou quando ela traz o medo de não se encontrar e não conhecer a família, em um escape para fazer coisas impensáveis e arriscadas, abrindo mundos paralelos e saindo de controle, como em Um tom mais escuro de magia. E quando traz a morte como uma grande biblioteca onde os mortos são histórias, e precisam ser guardados em prateleiras como livros, protegidos por guardiões. A guardiã de histórias foi o primeiro livro que li da autora, e ainda está no meu top 3 dela, pela sua forma de mostrar a morte e a pós vida de uma forma única. 


2 – Do YA ao adulto
Se procurar pela autora vai ver que os livros são assinados por V.E Schwab e Victoria Schwab. Isso porque, os que ela abrevia o nome, são mais sérios e adultos; e, os demais, estão na área de YA de fantasia. Vilões, por exemplo, é abreviado e pertence ao “selo” mais adulto da autora. Isso só me mostrou como ela transita bem pelos dois lados, e mesmo os YA são “adultos” de alguma forma. Rola um preconceito bem grande sobre livros para jovens por aqui, como se não tivessem tanta relevância. Eles tem, e Victoria mostra bem isso.

3 – Personagens
Victoria cria personagens apaixonantes. Isso quando ela cria um livro onde existe uma amizade entre homem e mulher sem romance, ou quando cria um personagem que na verdade é um monstro, mas mesmo assim tem sentimentos. Ela junta dilemas e medos da sociedade atual com fantasia, e se estamos acostumados a clássica jornada do herói, aqui o herói nem sempre é herói mesmo, tendo várias facetas e dilemas, e a grande aventura de salvar o mundo é uma consequência de salvar a si mesmo, e não o primeiro e principal motivador. Cheio de crises existenciais e busca pelo seu lugar no mundo, os personagens são reais e verdadeiros.

4 – Mundo
Se já leu outros textos meus por aqui, sabe que sempre falo desse ponto. Construção de mundo para mim é essencial, e Victoria não me deixa na mão. Eu amo como ela cria um mundo fantástico dentro do nosso. O subgênero de fantasia conhecido como fantasia urbana é um dos meus preferidos, bem mais do que as fantasias épicas onde as pessoas andam a cavalo e demoram anos para ir de um lugar a outro. Em alguns livros ela é mais urbana; em outros, nem tanto, mas ela cria mundo que nos aproximam das histórias, que fazem a gente pensar: Olha, isso poderia realmente estar acontecendo aqui na rua de casa. Mesmo sendo sempre bem sombrio.


 Victoria Schwab
Sim, a autora é um motivo! Não tem como separar o autor da sua obra, e Victoria é sempre ativa e defensora do que acredita. Ela sempre tenta trazer para seus livros assuntos sobre violência e de como você tem o poder de mudar o seu destino. Está sempre ativa, ajudando as minorias e jovens a se erguerem e fazerem, da sua voz, uma arma. Ela mesma já disse que luta com a escrita, ajudando pessoas através dela, e incentiva todos a fazerem o mesmo, com o que puderem, dentro do que acreditam. Ela incentiva a ser você mesmo, e fazer o que acredita, colocando você em primeiro lugar. Sua voz é o seu poder, sua magia, e você deve usá-la sempre. 

Eu amo a forma que Victoria se expressa, suas obras sombrias, sua representatividade, sua escrita e a construção das suas histórias. Ela é uma grande fonte de inspiração para mim, que escrevo. Estou sempre prestando atenção em suas dicas, e em seus lançamentos, e espero que tenha conseguido, de alguma forma, despertar a sua vontade de conhecê-la. Se quiser começar com uma fantasia com um mundo um pouco mais complexo, comece por Um tom mais escuro de magia. Se curtir algo mais leve, por A guardiã de histórias. E se quiser já começar levemente perturbado e com várias perguntas na cabeça, A melodia feroz é seu livro.

Independente de por qual começar, leia essa autora maravilhosa que merece todos os prêmios que já ganhou e que mora no meu coração. 

14 comentários:

  1. Olá! Terminei de ler a postagem com a sensação de que preciso ler algo escrito pela Victoria Schwab!♡ Adoro fantasia, é um dos meus gêneros favoritos, o que me faz questionar porquê ainda não li nenhum livro dessa mulher maravilhosa! Adorei o fato da autora mesclar dilemas e medos da sociedade atual com fantasia, achei essa combinação ótima. Concordo com você, uma boa construção de mundo é essencial, já que esse é o cenário onde os personagens estão incluídos. Adorei a postagem , estou ansiosa para conhecer a escrita da Victoria! Muito obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz de saber que consegui despertar sua curiosidade, Rayssa! <3
      Victoria é incrível, tenho certeza que vai gostar. Se gosta de fantasia então, impossível não gostar. Leia e depois me conta!
      Beijos

      Excluir
  2. Sempre tive vontade ler a autora, mas confesso que ainda não tive a oportunidade.
    Escrever fantasia não deve ser algo fácil de forma alguma, criar esses mundos à parte, personagens diferentes mas que cativam e por muitas vezes, misturar sobrenatural a realidade.
    Mas pelo que li acima, a autora é mestra nesse quesito, tanto que possui uma legião enorme de fãs!!!
    A Melodia Feroz e o "irmão" são os livros que mais desejo ler da autora e espero fazer isso em breve!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Melodia Feroz é sensacional. Muito real e fantástico ao mesmo tempo. Espero que tenha a oportunidade de ler logo, vale a pena!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Jessica!
    Concordo em gênero, número e grau sobre todas as coisas que você citou para ler a Schwab. Confesso que gosto mais dos seus livros adultos, apesar de A Melodia Feroz ser um dos meus favoritos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,

      Meu preferido é Um Tom mais Escuro de Magia, também gosto mais dos adultos, acho que é por isso que estão tão ansiosa por "Vilão". Que bom que já conhece a autora, ela incrível, né?
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, Jessica
    Eu amo livros de fantasia então já pirei para conhecer os livros dessa autora.
    Já tinha visto falarem algo, mas nunca tinha ficado com vontade de ler, agora eu quero muito,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Theresa, fico feliz em saber!
      Aproveite essa vontade e leia já, depois me conta o que achou!
      Beijos

      Excluir
  5. Nunca li nada da autora, bom saber que é tão boa assim. Eu gosto desse gênero de fantasia principalmente quando o assunto é bruxa. E parece que ela gosta de escrever sobre bruxas. Gostei. Vou procurar um livro dela para ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nil,
      Comece por A Bruxa de Near então, acho que vai gostar. É uma ótima autora de fantasia, não vai se decepcionar.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Eu já li varias resenhas do livro da autora e estou muito curiosa para ler. E esses motivos que você fez, só fez aumenta ainda mais o meu desejo de ler e conhecer mais a escrita da autora e o mundo que ela criar.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily,

      Que bom que ficou com mais vontade, se já leu outras resenhas dela e gostou, vá sem medo. Depois que ler algum livro dela, me conta o que achou.
      bjs

      Excluir
  7. Oiii ❤ Já faz um tempinho que não leio fantasias, acho que os livros da Victoria seriam uma ótima pedida pra eu voltar a ler esse gênero. Já ouvi falar muito bem da escrita da autora e estou curiosa para ler algum de seus livros.
    A Melodia Feroz parece incrível, sempre vejo as pessoas falando muito bem. Quando eu for começar a ler os livros da autora, acho que vou começar por esse. Gostei que a autora se baseia nesse livro em fatos da nossa realidade para escrever fantasia, isso é muito legal!
    Adorei saber que a Victoria cria mundos incríveis, já que isso é primordial pra qualquer boa fantasia.
    Acho bem difícil a construção de um livro de fantasia e saber que a autora faz isso muito bem, me faz querer parar tudo que estou fazendo e começar a ler um de seus livros rsrsrs ❤
    Adorei a postagem, gostei de conhecer mais sobre os livros da Victoria ❤

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jéssica
    Confesso que nem precisava dos 5 motivos para ler Victoria Schwab e adorei o post.
    Ainda não tive chance de ler os livros da autora, porém tenho muita curiosidade para conhecer sua escrita.
    Não sabia que ela escreve com os dois nomes, é bem interessante essa maneira que ela encontrou para diferenciar os gêneros literários.
    Li várias resenhas de seus livros e quero poder ler todos que tem publicados no Brasil, mas o livro que tenho mais vontade de ler é Um Tom Mais Escuro de Magia a sinopse é fascinante.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.