Eu poderia te dar um milhão de motivos para ler Sadie, lançamento de Junho da Plataforma 21, mas separei cinco, e vou deixar que você descubra os outros por sua conta e risco.

Quando eu recebi o exemplar da editora, confesso que não sabia muito bem o que esperar. Tudo que eu sabia era que Sadie, de dezenove anos, estava na estrada em busca do assassino de sua irmã Mattie, de treze. Mas Sadie é muito mais que uma menina gaga em busca de vingança. Ela é cheia de nuances e sentimentos, responsabilidades e dores.

Vem comigo que vou te dar esses tais cinco motivos para ler Sadie.

1 - Estamos falando de violência. Pura e crua, em sua forma mais simples. Uma garota de treze anos perde a vida (entre outras coisas) e deixa para trás uma história que precisa ser contada e uma irmã inconformada com a passividade da polícia. Essa irmã toma para si a responsabilidade de fazer justiça (com as próprias mãos) e vingar a morte da irmã.

2 - A narrativa do livro é feita de duas formas. Pelo podcast que um repórter investigativo coloca no ar a pedido da avó de Sadie, e pela voz da própria jovem, preenchendo as lacunas que as outras pessoas deixam durante a reportagem. Achei dinâmico e instigante.

3 - Mattie era uma criança implicante que quebrou o coração de Sadie diversas vezes. Ainda, assim, as duas se amavam e eram o mundo uma da outra.

4 - Durante o livro entendemos como a violência - sexual ou não - acontece dentro do círculo pessoal da vítima. Pais, mães, padrastos e todo tipo de pessoas que frequentam a casa e a vida das vítimas precisam ser analisadas de perto pois podem ser as mais cruéis.

5 - O final. Em alguns momentos eu acreditei que não seria daquele jeito. Em outras eu tinha certeza de que só poderia ser assim. Fato é que durante toda a narrativa a autora nos trouxe a vida real, e o final não poderia ter sido diferente.

E aí, já leu Sadie?

Se ficou curioso, pode comprar o livro aqui e depois vir conversar com a gente!

Mas tem uma coisa que digo para mim mesma para amortecer a porrada de tudo que está por vir: o pior já aconteceu.


Título: Sadie (exemplar cedido pela editora)
Autora: Courtney Summers 
Editora: Plataforma 21
Páginas: 392
Ano: 2019

10 comentários:

  1. Nossa.. não sei se essa é a palavra certa, mas q agonia foi ler esse livro. É um negócio preso na garganta q eu não sei explicar.
    Eu não leio livros desse gênero, não sei pq li esse, mas não me arrependo nem um pouquinho.
    Vou usar esse post pra tentar convencer outras pessoas a lerem esse livro kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Puxa. Eu admito que não conhecia o livro,mas estou aqui já abrindo a página do lado para o colocar na estante do Skoob.
    Tipo de livro que deve deixar o leitor com um nó na garganta o tempo. Mesmo com uma personagem tão jovem e tão judiada, esse lance da vingança ou sei lá, ao menos de descobrir o que houve com a irmã(tão novinha meu Deus) e esse lance de ter tido violência, do que a gente vê em jornais todos os dias, do agressor sempre estar ali por perto, já doeu na alma.
    Com certeza, vai para a lista dos mais desejados e já quero pra ontem!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Sissi,
    Essa semana eu vi uma booktuber colocando esse livro nos stories do isntagram dela. Eu acabei nem ouvindo o que ela disse mas só de ver a capa já queria o livro.
    Agora você me dá esses 5 motivos e eu sei que não poderei perder a leitura de Sadie. O tema não é fácil (violência) mas a Sadie parece ser uma garota muito forte e determinada. Torcendo por ela desde já.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Essa capa juntamente com o título sempre chamaram minha atenção, mas até então eu não fazia ideia sobre o que a história se tratava, mas depois desses 5 motivos, tenho que conferir esse livro imediatamente!
    Não estou acostumada a ler esse tipo de livro, mas confesso que estou muito intrigada para saber mais sobre essa história.
    O livro parece tratar de temas fortes e difíceis, mas que precisam ser trabalhados e que relatam a nossa realidade.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, e à primeira vista, não imaginava que o tema seria tão interessante. Parece um enredo forte, cheio de temas delicados e uma trama instigante. Essa narrativa é bem diferente mesmo. Fiquei interessado e curioso para fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Gosto do tipo de leitura, de temas fortes, mas sinceramente o formato da narrativa me parece que deixou um pouco a desejar e não me atraiu muito. QUanto à violêmncia, isso é bem comum. Diversos levantamentos de dados e tal mostram que raramente a violencia sexual ocorre da maneira como as pessoas imaginam - um beco escuro, por um desconhecido, atrás de uma lixeira ou algo assim.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Mas gente o livro promete mexer conosco de maneira singular hein, afinal traz um tema tão forte e triste que acho que vai ser bem difícil segurar as lágrimas, confesso que não conhecia a história, mas já fui fisgada para entender melhor tudo o que aconteceu e qual será o desfecho da nossa protagonista.

    ResponderExcluir
  8. Oiii ❤ Nossa, que trama! Nem dá pra imaginar como deve ter sido para Sadie perder alguém que tanto amava. Apesar de fazer justiça com as próprias mãos não seja algo correto, faz sentido que Sadie se sinta compelida a vingar a morte da irmã.
    É muito triste que a violência sexual aconteça por parte de pessoas que convivem com a vítima, pessoas em quem ela deveria poder confiar. Acho importante que esse tema seja abordado, já que uma realidade da nossa sociedade.
    Estou curiosa pra saber qual o final da história.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sissi
    Li algumas resenhas do livro e confesso que nem precisava dos 5 motivos. Mas depois de ler os motivos estou com mais curiosidade para ler e claro preparar a caixa de lenços porque o assunto não é fácil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Só com esses cincos motivos, já fiquei bastante interessada na leitura. Espero muito a oportunidade de ler, já que nele tem uma premissa ótima e uma história super interessante.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.