Hoje King completa 72 anos de idade e o Blog não poderia deixar de relembrar uma das histórias mais marcantes do autor mostrando a vocês cinco motivos tanto para ler quanto para assistir o primeiro e o segundo filme.

1 - Personagens

It é repleto de personagens, mas os principais são de longe a turma dos Losers. Formados por Ben, Beverly, Mike, Stan, Eddie, Richie e Bill. Cada um deles tem uma característica peculiar, que na sociedade ou no colégio os fazem excluídos ou vistos de forma diferente, sendo vítimas de piadas ou de valentões. Bill é gago, Richie usa óculos, Stan é judeu, Mike é negro, Eddie sofre de asma, Ben é gordo e Beverly é a garota do grupo e que, só pelo fato de andar com os meninos, já não é vista de uma boa forma. 

Essa mistura inusitada faz com que o Clube dos perdedores seja uma das principais ligações entre o livro e o leitor; o filme e o telespectador.


2 - Referências

Todo livro do King tem uma referência a alguma outra obra, até porque todos os livros dele estão interligados de alguma forma. Com It não é diferente, inclusive essa ligação chega a ser até mais importante. Aqui, personagens de outros livros aparecem em alguns dos flashbacks, como é o caso do Dick Hallorann que para quem leu O Iluminado sabe como ele é importante, assim como aparece também em Dr. Sono. 

Mas no caso de It as referências não param por aí. Aqui nós vamos encontrar uma grande ligação com a Torre Negra, grande obra do King que praticamente explica todo o seu universo. Uma dessas referências é justamente sobre a tartaruga cósmica, um guardião da Torre.


3 - Pennywise

É inegável que apesar de tudo, a coisa (não foi um trocadilho intencional) mais icônica de It é o Pennywise. Um dos vilões mais famosos do King, provavelmente um dos Top 3 juntos com o Hotel Overlook e Randall Flagg.

Pennywise assume a forma de um palhaço porque assim é muito mais fácil atrair suas presas prediletas: as crianças. Mas, além disso, ela pode assumir a forma de seu pior pesadelo. Isso causa cenas de terror bem tensas. E para quem já leu sabe que Pennywise é muito mais do que só isso.


4 - Amizade

Muitos acham que o principal objetivo do livro é dar medo, não poderiam estar mais enganados. O principal objetivo do livro é justamente o contrário, mostrar como podemos lidar e enfrentar nossos medos, principalmente quando não estamos sozinhos. 

Em uma história cheia de metáforas para esse sentimento que tanto nos apavora, It traz uma bela história de amizade em que é possível vermos claramente que podemos vencer qualquer coisa quando temos amigos verdadeiros.


5 - Desenvolvimento

E aí entra um último item meio controverso. Muita gente acha que o King é prolixo demais, já vi inclusive gente dizendo que It poderia ser bem mais enxuto, mas eu não concordo muito. Eu acho que uma das coisas que faz com que o livro seja tão incrível é que ele (assim como A Dança da Morte) tem o tempo certo de desenvolvimento para cada personagem. Ninguém fica de fora. E, em um livro tão complexo como este, o desenvolvimento é mais do que necessário. 

A escrita do King é fantástica e admito que às vezes ele é prolixo sim, mas nesse caso se eu pudesse queria até mais.

24 comentários:

  1. Fábio!
    Acredito que King é a medida certa, principalmente nesse filme e com a mensagem que vem por trás de todo medo e terro.
    Parabéns para King!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Também, para mim são poucas as vezes que vi coisas desnecessárias nos livros dele que li. Já aconteceu, mas no geral concordo, é na medida certa.
      Bjs

      Excluir
  2. Por enquanto eu só conheço It mesmo pelos filmes. Não consegui pegar o livro e ler todo aquele calhamaço. Mas, sendo King, sei que deve ser sensacional. Eu acho que nenhum diretor, nenhum filme, consegue pegar a verdadeira essência dos livros do autor. Espero poder ler esse livro em breve e saber mais ainda sobre Pennywise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nil

      Aaahh, mas eu achei que esses dois filmes passam muito bem a essência do livro. Gostei bastante. Recomendo tentar ler viu =D

      Excluir
  3. Falar de alguma obra do Mestre King é complicado. O autor é maravilhoso e eu sou fã assumida, apesar de oh, não ter lido tantas obras dele.
    Mas eu penso que It foi na medida exata. Acabei lendo a obra já tem um tempinho e nem demorei anos..rs mas não tinha como ter enxugado a história não. O enredo precisava de todo o desenvolvimento que teve. Não somente do "palhaço",mas principalmente da amizade entre as crianças até a fase adulta.
    E não é um livro sobre medo, terror, pânico, é uma lição completa e verdadeira de como somos capazes de vencer nossos próprios medos!
    King é genial e este senhorzinho ainda continuará por muito tempo causando esses sentimentos controversos nos leitores!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Também acho que foi na medida certa. Se teve algo que achei desnecessário foi apenas o plot da mulher do marido da Bev ir atrás dela e o da mulher do Bill. Sim, o livro é muito mais que uma simples historia de terror.

      Assim espero, que viva por muito tempo ainda.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Fabio.

    Eu não preciso nem de incentivo pra ler It. Já li e adorei e talvez eu até releia haha. Amei o post. Cara , essas fotos estão INCRÍVEIS demais!!!

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ley

      Olha, eu também estou numa vontade de reler kkkkk. Obrigado =D

      Bjs

      Excluir
  5. Hey Fábio! Tudo bem?
    Um ícone esse livro do king, eternizado pelos filmes lançados!
    Ainda tô me inserindo nesse mundo do suspense e terror, quem sabe um dia tomo coragem e pego essa leitura.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Thammy

      Real. Olha, começa por Carrie, que não é terror e vai aumentando a dose aos pouquinhos. Apesar de que sinceramente, It é bem tranquilo na minha opinião em relação a isso.

      Excluir
  6. Olá! ♡ Confesso que até o dado momento eu nunca nem cogitei dar uma chance a It, mas depois de ler os cinco motivos que você listou, acho que posso tentar dar uma chance tanto ao livro quanto aos filmes.
    De longe o que eu mais quero ver é a turma dos Losers e a amizade deles, que parece ser o ponto chave da história ♡
    Gosto bastante da questão das referências, adoro quando personagens de um livro aparecem em outro livro do mesmo autor, essa ligação geralmente me agrada bastante.
    King parece ser ótimo em desenvolver bem a trama e em criar personagens bem construídos, de maneira que cada um deles tenha sua importância dentro da mesma.
    Terror não é um gênero que me agrada, mas acho que posso tentar fazer uma exceção para It.
    Adorei o post! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa

      Olha, dê uma chance sim. It é muito bom, eu só não recomendo muito ler agora se for o primeiro King que você vai ler, eu recomendo começar por Carrie mesmo para ir se acostumando.
      A amizade é o ponto principal mesmo do livro e muita gente acha que é o terror. A escrita do King é muito boa. Recomendo demais =D

      Obrigado =*

      Excluir
  7. Oiii ❤ Eu acho bem legal que Pennywise é como se fosse a personificação do medo. Eu realmente não sabia que ele podia assumir a forma de um pesadelo e isso deve dar muitooo medo.
    Eu nunca fui fã de palhaços, sei lá, não era bem medo o que eu sentia, estava mais para receio. Então não sei se um livro com um palhaço do mal seria o melhor para mim rsrsrs.
    O problema é que se eu já fico aterrorizada com filmes de terror, imagina com livros, onde tem bem mais detalhes...
    Um ponto forte do autor, parece mesmo os personagens, já que cada um parece ter características próprias.
    Tenho curiosidade sobre a escrita do autor, mas não sei se It seria a melhor escolha para eu começar a ler os livros do Stephen King.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayane

      Siim, Pennywise tem seus truques kkkk. Aahh, da para encarar esse palhaço ai, no fim você vai ter uma surpresa kkkkk. Realmente não recomendo começar por It. Recomendo começar por Carrie mesmo. É bem tranquilo e rápido de ler =D
      Beijos =*

      Excluir
  8. Olá!
    Acredita que ganhei o livro de King, mas em espanhol e estou enrolando muito pra ler. É difícil encara essas mil e poucas paginas, mas quero muito embarca nessa historia e conhecer a escrita do autor. Espero muito ler logo!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Eita. Não conseguiria ler nada em espanhol kkkkk. Mas se você lê tranquilo encare, porque vale muito a pena, quando você começar vai ver que as mais de mil paginas passam voando

      Excluir
  9. Oi!

    Tenho ele faz um tempo, mas ainda não li. É mais questão de logística mesmo, rs, pois passo o dia na rua, tenho que ir para vários lugares, a mochila já vai pesada, só fico imaginando levar esse livro junto.
    Todo ano digo que vou ler nas férias da Universidade, mas nunca consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samanta

      Imagino, é um livro bem pesado mesmo. Arranjar ele em formato digital talvez seja a solução kkkkk

      Excluir
    2. Prometo tentar ler nas próximas féria das Universidade, rs.
      Ps. Estou louca para ler Jogo Perigoso.

      Excluir
    3. Esse é outro que pretendo ler =D

      Excluir
  10. Oi, Fábio
    Adorei as fotos, parabéns são um pouco assustadoras na medida certa.
    Penso muito em ler King um dia ainda mais depois dessas dicas maravilhosas.
    É um calhamaço e tanto! Sou medrosa por isso que tenho evitado ler King, mas lendo essas dicas e as resenhas dos livros do autor me parece que dá para encarar.
    Qual livro é ideal para começar ler King?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    King é um gigante na literatura. Nunca li It mas está na minha meta de leitura. Eu gosto muito do filme de 1990, tanto que demorei muito pra aceitar as gravações atuais.
    O primeira parte do filme atual eu não gostei, achei bem forçado kkkk já a segunda parte me emocionou muito. Achei bem motivacional e cheio de comédia. Nunca pensei que sairia chorando do cinema vendo um filme de terror. Gostei mais desse do que da primeira parte.

    Enfim, essas fotos estão incríveeeeeeeeis!!!

    ResponderExcluir
  12. Curti os motivos, mas se não fosse a falta de coragem eu ja teria lido ha tempos. Conheço a história, mas morro de medo de livros e filmes de terror. Por enquanto It so vou ficar nas resenhas.

    ResponderExcluir
  13. Uauuuuuu!!!! Que arraso de fotos!!!!!!!!
    Ainda não criei coragem para ler It ou assistir a adaptação cinematográfica!
    Sim, me falta a famosa coragem! rsrsrsr
    Mas adorei conhecer esses 5 motivos!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.