“Nunca trema. Nunca tema. E nunca, jamais, se esqueça.”

Já adianto que Nevernight foi um livro sensacional. Eu não estava preparada para tanta ação, sangue e morte. Confesso que achei que seria uma fantasia mais YA, mas ela vai bastante para o adulto. Nossa protagonista é a Mia Corvere e ela tem um plano de vingança claro na sua mente. Seu pai foi morto, acusado de traição contra a República de Itreya. Ela é levada com sua mãe e irmão, mas consegue escapar pelas ruas de Godsgrave. Andando a esmo, ela é resgatada por um homem, que tem o conhecimento que ela precisa para conseguir sua vingança. Sua missão é fazer parte da Igreja da nossa Senhora do Bendito Assassinato e vingar sua família. 

Essa igreja ensina o que você está pensando: as inúmeras formas de matar uma pessoa. Ela precisa de uma dedicação gigante para chegar até essa igreja, e é o dia a dia dela lá que vamos conhecer. Ela tem aulas de venenos, luta corporal, aprende como usar o corpo para conseguir seus objetivos, tudo em prol da igreja. Seu objetivo é se tornar uma lâmina, que é a sua graduação nessa escola. 

A escola tem regras bem definidas, e Mia passa por muitos testes e provações. Também tem alguns detalhes específicos, como, por exemplo, se estiver estudando venenos, e errar e morrer, paciência, entende? Não existe uma preocupação com o aluno, rs. A Fé dessa igreja bate de frente com as eventuais crises de consciência da Mia, pois ela nem sempre é justa.


O mundo criado é cheio de detalhes e a escola em si me lembrou bastante Hogwarts, mas de uma forma bem mais obscura. A biblioteca, por exemplo, não tem fim, e existe uma criatura lá dentro que, com certeza, você não gostaria de encontrar à luz do dia. 

Não é um livro tranquilo. Tem muito sangue, muita morte, tortura, magia, sexo e escuridão. O mundo criado pelo autor é sombrio. Tudo está diretamente relacionado com a morte, e não existe pensamentos de dúvida ou remorso. Mia em algumas situações ainda pensa, e isso é o que a diferencia. Ela é uma protagonista sensacional. Ela mata e faz isso muito bem, diga-se de passagem, mas também tem empatia e se preocupa com algumas poucas pessoas. Se preocupar com essas pessoas não estava em seus planos, porém, é inevitável. Acompanhamos vários flashbacks da Mia criança, como sua personalidade foi construída e o que aconteceu com seus pais. É uma personagem em constante conflito interno, tristeza e raiva. Amei sua personalidade debochada e confiança.

Gostei demais da escola, da Mia, e dos outros personagens, mas todo o meu amor vai para o senhor simpático. Sr Simpático é um gato, feito de sombras, que anda com a Mia desde criança. É difícil explicar o que ele é, mas ele tem o poder de tirar todo o medo da Mia, o que faz com que ela tenha muito sucesso em algumas situações, e em outras entre em total desespero. Ele se alimenta do seu medo, é uma sombra que espiona para ela e anda o tempo inteiro junto com ela. Ele é sarcástico e impaciente e, ao meu ver, sensacional. É com ele que Mia descobre que é uma sombria, que consegue usar as sombras ao seu favor, que essa é sua magia mais obscura, pois não existe muitos dela pelo mundo. 


O final é eletrizante, e fiquei levemente decepcionada com a morte que acontece. Mas abre um novo leque para o próximo livro que é muito interessante. A escrita de Jay é fluida e constrói personagens muito bem. Logo de começo, temos um ótimo jogo de palavras e uma cena que liga a perda da virgindade com um assassinato. Tem inúmeras rodas de nota pé, uma coisa incomum e que poderia ter sido acrescentada no livro, mas essas notas são nosso narrador observador, e assim como Mia e Sr simpático, ele é engraçado e bem sarcástico. 

Fiquei muito feliz de conhecer esse autor e essa história, e realmente amei demais. Amo historias mais adultas, e fantasias que juntam todos esses elementos, sempre ganham meu coração.


 

Titulo: Nevernight 
Série: A Sombra do Corvo #1
Autor: Jay Kristoff
Editora: Plataforma 21
Páginas: 608 páginas
Ano: 2017

21 comentários:

  1. Confesso que não me recordo de ter visto ou lido nada a respeito deste livro,mas como sou fã demais do gênero, já gostei e muito de tudo que li acima.
    Adorei isso do mundo à parte, mortes,vingança e aventura.
    Aliás, pensando muito bem, é um super enredo para uma adaptação.rs
    Fantasia é um gênero que normalmente acaba sendo sempre mais do mesmo, por isso, também sou fã quando há estes diferenciais, este juntar vários elementos, personagens e histórias dentro da mesma história!
    A capa é maravilhosa e com certeza, vai para a lista dos desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Espero que goste da leitura, é uma fantasia que sai bem do tradicional, esteja preparada, rs!

      Bjs

      Excluir
  2. Eu não fazia ideia de que esse livro tinha um enredo de fantasia tão incrível assim.
    Lógico que fiquei muito curiosa para conhecer a Mia e essa escola de assassinato. Já pensou, aprender tudo assim? Uma Hogwarts muito mais obscura deve ser interessante.
    Vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nil.

      Depois me conta o que achou. É bem diferente de Hogwarts, hein? Muito sangue e morte, mas vale bastante a pena
      bjs

      Excluir
  3. Jéssica!
    Nossa! Parece um livro super interessante, gosto de livros sobre magia, embora não goste do tema vingança, mas tenho a esperança que mesmo aprendendo como matar as pessoas que mataram sua família, ela ainda tenha um coração bondoso.
    Que igreja é essa? Pelo amor...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!


      hahahahaha, é uma igreja bem controversa. ELa tem um coração bom sim, dentro do possível. Mas a vingança está sempre com ela, é realmente um tema bem presente no livro!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Uau, um livro com as coisas bem diferente. Tem uma ótima premissa, fiquei bastante curiosa por esse mundo que foi criador. Agora um tanto curioso ver uma igreja totalmente diferente do normal. Acho que esse livro seria ideal para os assassinos aprenderem..kkkk

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily,

      É totalmente diferente das fantasias habituais, recomendo!

      Excluir
  5. Oi Jessica.

    Amo esse livro, com certeza é uma das melhores fantasias dark que já li e estou muito ansiosa para o lançamento do terceiro volume!!! Adorei a resenha ❤️

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leyanne,

      Nossa, estou mega ansiosa também! Eu amo essa série e estou com altas expectativas para o próximo!

      Bjs

      Excluir
  6. Olá! ♡ Adorei a premissa do livro, acho que nunca li nada parecido. Já li fantasias, mas nenhuma delas parece tão sombria e adulta quanto essa, e isso é exatamente o que mais chamou minha atenção sobre Nevernight e me faz querer fazer essa leitura imediatamente!
    Adoro leituras eletrizantes e cheias de ação e magia, para mim isso soa como uma combinação perfeita. Parece mesmo uma leitura sensacional!
    Estou muito ansiosa para conhecer Mia, que parece ser uma personagem forte, muito bem construída e achei muito interessante o poder que ela tem de usar as sombras a seu favor. E claro, também quero muito conhecer o Sr Simpático, que mesmo ele aparentando não ser tão simpático assim kkkk.
    Estou bem curiosa e animada para conhecer esse mundo fantástico criado por Jay.
    Muito obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa!

      Espero que você goste da leitura! É cheio de coisas acontecendo e muita ação, e o Sr Simpático é um amor, hahahaha. Você vai gostar dele.
      Beijos

      Excluir
  7. Oiii ❤ Curto bastante fantasias mais adultas, já que tem algumas coisas que me irritam nas que são young adult.
    Uma igreja que ensina a matar? Já fiquei curiosa para saber mais detalhes de como funciona e como será para a personagem se adaptar.
    Achei interessante que Mia, apesar de matar, tenha empatia.
    Eu gostaria de ter um gato como o Sr. Simpático, seria ótimo ter alguém para fazer o medo sumir rsrsrs.
    Bom saber que a escrita é fluida e os personagens são bem construídos, pois são coisas que valorizo bastante num livro.
    Gostaria de fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayane,

      A igreja é incrível, eu amei acompanhar as aulas. E o Sr Simpático é bom mas perigoso também, sentir um pouco de medo é saudável e bom para nossa auto preservação, rs. Espero que goste da leitura!
      Bjs

      Excluir
  8. Você disse "muito sangue, muita morte, tortura, magia, sexo e escuridão"?
    QUERO!
    Já gostei da personagem principal parecer demonstrar grande força e determinação.
    Indo no skoob agora verificar valores, adorei a indicação!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta

      hhahahaha. Você vai adorar, é realmente tudo isso que disse. Tomara que consiga fazer a leitura em breve!
      Bjs

      Excluir
  9. Oi, Jé!
    Ao longo da sua resenha, fui lembrando de várias séries literárias. Parece ter um pouquinho de tudo, mas ao mesmo tempo, ser uma história que nunca vi parecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna!

      É bem original, viu? Claro que se você lê fantasia, vai achar elementos parecidos, mas o autor constrói uma história bem única e diferente!

      Bjs

      Excluir
  10. Oi, Jessica
    Namoro esse livro pela capa, mas não tinha lido nada sobre ele.
    Agora sei que preciso ler o mais rápido possível.
    Mia mesmo com essa vingança parece ser uma personagem incrível que se divide entre amor e vingança.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Desconhecia totalmente esse livro, mas gostei da resenha bem explicatica. Pela capa eu não leria, mas como não devemos olhar somente a capa, esse é outro livro que queria muito ler.

    ResponderExcluir
  12. ingriD Figueiredo30/05/2020, 00:59

    Sabe quando você vê uma capa do seu gênero favorito e acha linda, mas não se empolga tanto para comprar? Foi isso que aconteceu comigo quando vi Nevernight.
    Nunca pensei que ficaria tão apaixonada pela história, mas agora só consigo pensar no quanto quero o lançamento de Godsgrave.

    A história é maravilhosa, envolvente e cheia de aventuras, intrigas, sangue e até romance (de leve ou não tão leve assim).

    Personagens muito bem construídos e que você ama amar ou ama odiar.

    Me apaixonei pela história dos deuses, pelas aulas, pelos shaiids, por absolutamente TUDO!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.