Sempre fui adepta à técnica do Pomodoro, desde os meus tempos na faculdade, até a preparação para OAB e concurso público. Sempre! Receber esse livro da editora Sextante foi uma satisfação, pois queria entender melhor e aplicá-la de forma mais eficaz.

Já sei que você vai dizer que não gosta de livros técnicos. Mas, gente, pera lá… Vamos entender a técnica sem preconceitos e vocês verão que a melhor coisa que tem é ler este livro ou, no mínimo, utilizar esse método em nosso dia a dia.

A técnica do Pomodoro foi desenvolvida por um italiano chamado Francesco Cirillo. “Pomodoro” significa “tomate” em italiano, por isso a sua forma vermelinha com a pontinha verde. Ele foi desenvolvido com intuito de melhorar a produtividade, seja no estudo, no trabalho ou até mesmo nos afazeres domésticos, por que não?


É bem simples, ele funciona como um timer de cozinha e tudo inicia com você programando o tempo para 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso. Quem não tem o aparelho pode usar o Pomodoro do celular, existem dois aplicativos, um mais simples, que é o pomodoro verde (gratuito) e o pomodoro maduro (rs), que é o vermelho (que paguei apenas R$ 6,00 reais há mais ou menos um ano). Caso você não queira optar pelo aplicativo, pode usar o despertador ou o cronômetro para sinalizar os 25 minutos de atividade. E como funciona? É bem simples, vamos lá…

É necessário marcar os 25 minutos e fazer com que ele sinalize que o tempo acabou, de alguma forma, para isso, caso use o celular, ele precisa tocar para te avisar que é a sua hora de descanso. Então, você precisa focar os 25 minutos realizando uma tarefa sem interrupções, sem olhar caixa de e-mails, sem futucar as mensagens ou qualquer outra distração. Parece difícil, mas não é e você percebe que o rendimento é muito melhor que passar um dia inteiro sentado, realizando uma atividade, e parando toda hora para responder um e-mail, olhar uma rede social ou uma notícia na internet. 

Após o cronômetro tocar significa que você terá 5 minutos de descanso, mas são 5 mesmo e não 10 ou 15. Nesses 5 minutos você pode aproveitar para encher a garrafa d’água, ir ao banheiro, responder uma conversa no WhatsApp ou checar a caixa de e-mails. Parece chato e controlador demais, mas garanto que funciona. Ao completar 4 pomodoros de 25 + 5 o descanso será maior, de 15 minutos, podendo até estender para 30 e relaxar mais, tirar um cochilo, preparar algo mais demorado. O importante é não ficar pensando na atividade, seja na pausa menor ou na maior, se desligue completamente. E, outra coisa, quando o cronômetro indicar que o tempo de trabalho acabou, pare exatamente onde você estava, não se preocupe que você conseguirá retomar certinho.



Técnica explicada e colocada em prática, o livro vai te ensinar detalhes para você aprimorá-la, como por exemplo cumprir o pomodoro dentro de casa, com pessoas te chamando toda hora, com distrações e interrupções que podem atrapalhar o seu ciclo. Além disso, ele explica a importância de utilizar essa técnica para ter um trabalho eficaz e um descanso certo. A leitura não é chata e nem cansativa, ela contém tabelas para você fazer no dia a dia, caso queira ter um cronograma de como está o seu andamento e eu já imprimi as minhas fichas, que são cedidas através do site do livro.

Indico a obra para estudantes de ensino fundamental, médio, superior, para professores, mestres, doutores, para dona de casa, para qualquer tipo de pessoa que tenha tarefas a cumprir e que precise de maior concentração (ainda que não precise, apenas contribuirá para ser mais eficaz). A técnica ajuda muito e o livro é fundamental para entendê-la, pois usei durante anos e aplicava errado algumas coisas, mas mesmo assim conseguia ver o resultado.

Sobre a edição:
Repleta de tabelas, a leitura é favorecida com os exemplos trazidos. A divisão por capítulos e tópicos também ajuda bastante. As páginas são amareladas e tem um espaçamento tranquilo, contribuindo para não cansar e proporcionar uma leitura mais rápida e eficaz.

Outras fotos:



Título: A técnica Pomodoro (exemplar cedido pela editora)
Autor: Francesco Cirillo
Editora: Editora Sextante
Páginas: 144
Ano: 2019

17 comentários:

  1. Caramba!!!!
    Eu vou admitir sem vergonha nenhuma que não fazia ideia deste tipo de técnica,mas que a pratico todos os dias. Não com tempo programado tipo estes 25/05. Mas tipo, vou limpar a casa toda, só ouvindo música e só aí, me sentar e ver o celular por exemplo. Ir ao banheiro, encher a garrafinha de água. É uma coisa que me acalma e que me traz uma sensação de tarefa cumprida durante o dia.
    Eu era um fiasco com atividades. Dizem que é pelo signo(Touro). Mas tinha a mania de começar mil coisas e não terminar nenhuma ao final do dia. Por isso, por conta da depressão e ansiedade, comecei a usar isso comigo e hoje funciona muito tempo.
    Por isso, sendo técnico ou não, o livro já me interessou muito e vou procurar até pelo aplicativo, apesar que estou tão bem habituada a isso que acho que me dou bem!
    Adorei!!!!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Angela.
      Então você vai ter muito mais concentração do que eu kkkkkkkkkk.
      Ele ainda dá dicas pra quem se desconcentra (eu kkkkk). Adorei muito.
      Espero que você leia para aplicar de forma aprimorada. Limpar a casa com a técnica deve ajudar bastante, ainda não fiz. Pois toda hora quero parar pra fazer qualquer outra coisa hahahahhaa.
      Como utilizo mais para trabalho e estudos, agora quero utilizar para esse tipo de afazeres, já que não faço diariamente por conta da correria.
      Leia e me conta depois.
      Beijo

      Excluir
  2. Eu não conhecia essa técnica para se manter focado. Eu até que consigo não me dispersas muito das coisas, mas quero experimentar essa técnica e sempre melhorar. Já tinha ouvido alguma coisa de 25 minutos de trabalho mas não sabia mesmo o que era.
    Quero ler esse livro e começar a aplicar a técnica nos meus afazeres no trabalho e em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nil
      Que ótimo então. Eu consigo com a ajuda da técnica. Fora dela sou bem dispersa. Mas com o passar do tempo isso vai melhorando e a técnica é aprimorada a cada dia.
      Leia sim, você vai gostar.

      Excluir
  3. Oi Natália! Que interessante, eu juro que não conhecia a técnica e de certa forma já uso mas sem muita tenta precisão! Simplesmente adorei, já quero saber mais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi.
      Que ótimo, eu já aplicava há muito tempo e quando vi o livro simplesmente amei.
      O bom de já praticar, ainda que de forma indireta, é que a habitualidade se torna mais rápida ainda.
      Vale a dica. Você vai curtir.
      Beijos

      Excluir
  4. Naty!
    Gosto de alguns livros técnicos que nos ensinam práticas como a desse livro.
    Achei bem interessante.
    Só achei complicado porque tem tarefas que levam mais de 25 minutos e para por vezes, dá para perdder o pique ou o raciocínio, como por exemplo: fazer exercício físico que para mim geralmente são 40 min. ou escrever uma longa carta que as vezes demoro quase uma hora...
    Mas acredito que preciso ler para ver se ele traz alguma outra opção.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy.
      Ele explica sobre isso no livro de forma bem detalhada e facilitada.
      Aposto que vai gostar e conseguir se adaptar certinho.
      Amei o livro.

      Excluir
  5. Oiii ❤ Nossa, eu definitivamente preciso fazer a leitura desse livro! Preciso ser mais produtiva, pois no final do dia sempre parece que o dia não rendeu, que não consegui fazer nem metade do que pretendia, além de que preciso ter mais foco e concentração.
    Essa técnica parece ajudar muito quem precisa fazer o tempo render, não é nada impossível de ser feito, talvez seja um pouquinho difícil se acostumar no começo, mas parece dar resultados. Eu não sabia que essa técnica funcionava dessa forma.
    Muito obrigada pela dica de leitura, vou procurar ler esse livro o mais rápido possível.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  6. Olá! ♡ Já tinha ouvido falar dessa técnica, mas sem muitos detalhes, então eu não tinha muita ideia de como essa técnica funcionava, mas agora que sei vou tentar colocá-la em prática o mais rápido possível kkkk ♡ Gostei desse método, ele é bem interessante e parece muito eficaz, acho que vai funcionar para mim ♡
    Com certeza vou querer fazer essa leitura, tô precisando melhorar minha produtividade urgente!
    Muito obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  7. Já ia começar comentando que não curto esse tipo de livro, rs... Não conhecia a técnica, achei super interessante!
    Principalmente pelo fato de que tenho dificuldade de focar em certas atividades (pelo notebook). Passo horas na frente no notebook, por conta dos estudos e do trabalho, mas confesso que sempre acabando desviando a atenção para coisas aleatórias, o que acaba tomando mais tempo.
    Pensando seriamente em optar pelo aplicativo.
    Muito, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nossa, se eu soubesse dessas técnicas no ensino médio com certeza seria incrível. Adorei a dica do livro, com certeza irei anotar para saber mais, não sou muito de livros assim mas gostei.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Oi, Naty
    Quando vi o lançamento já coloquei na lista de desejos, quero comprar em breve.
    Conheci um pouco dessa técnica na faculdade, apliquei para os estudos, provas e depois no concurso público.
    Mas depois nem pratiquei mais, tenho certeza que devo ter feito algumas coisas erradas mas funcionou.
    Preciso praticar para as tarefas em casa depois que chego do trabalho para ter um tempo com melhor qualidade, eficácia.
    Morro de vontade de ter esse tomatinho para marcar o tempo kkkk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oii, Naty!

    Já usei essa técnica mas não sabia que tem esse nome kkkkk
    Eu só tenho um pequeno problema com os 5 minutos de descanso. NUNCA fico só 5 minutos descansando, quando vejo já estou fazendo outra coisa.

    No computador uso esse site gratuito: https://tomato-timer.com/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Curti essa técnica, muito precisa. Vou baixar o aplicativo e tentar me adaptar a isso, pois preciso principalmente para o trabalho. Se deixar não vou nem ao banheiro.

    ResponderExcluir
  12. ingriD Figueiredo29/05/2020, 00:24

    Bom livro, técnica excelente. Pomodoro é uma técnica/método de gerenciamento de tempo que utilizo constantemente no trabalho e principalmente para estudos, claro que nem sempre sendo rígido com seus 25x4 para 5 de descanso, as vezes quando tenho menos tempo, quebro em 4x15 e etc.

    ResponderExcluir
  13. Tudo devidamente copiado para que eu possa adotar no meu dia a dia

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.