26 outubro 2019

5 motivos para ler: Carrie - A estranha


O mês do terror está quase acabando, mas as postagens não vão parar! Temos por aqui leitores de Stephen King? E fãs do terror? Pensando em vocês, preparamos 5 motivos para ler Carrie – A estranha, o primeiro livro escrito pelo mestre do terror!

1) Início de tudo
Atualmente, há vários projetos de leitura deste aclamado autor que são realizados pela ordem cronológica dos livros e, por isso, tão importante começar pelo primeiro. Carrie foi o primeiro livro publicado do autor e, após escrever toda a história, ele detestou o resultado e jogou no lixo. Sua esposa encontrou o manuscrito descartado, leu e adorou e só assim o convenceu a levar a um editor e então a carreira desse mestre começou.

2) Tipo de escrita 
A escrita desse livro é bastante peculiar. O livro não possui a tradicional separação por capítulos e durante toda a leitura, temos a narrativa intercalada por escrita em terceira pessoa e através de relatos publicados em revista da época. O que contribuiu muito para a fluidez da leitura.


3) Bullying
Para quem já conhece a história pelo filme, sabe que Carrie sofria muito bullying na escola. Ela era uma menina diferente e a forma rígida como sua mãe a criava, contribuíam ainda mais para isso.

Uma cena que me tocou muito, logo no início do livro, é quando sua menstruação chega no vestiário da escola. Devido a ignorância da mãe e a falta de informação da menina, ela não sabia o que estava acontecendo e ter o sangue escorrendo pelas suas pernas foi motivo de chacota total entre as outras garotas. Naquele momento eu quis entrar no livro e abraçar a Carrie, para dar um conforto a ela.

4) Vilã
No tópico anterior, mencionei a forma como a mãe de Carrie a criava. E, gente, não era nada legal. Ela era uma fanática religiosa que acreditava que todo comportamento da Carrie se dava por ela ter sido gerada através de um ato pecaminoso. E todas as atitudes da garota eram pecaminosas e vindas do mal. Ela só queria ser uma adolescente normal e viver bem a sua fase, mas a mãe era irredutível e a julgava, maltratava e a fazia pagar pelos seus pecados.

A mãe de Carrie teve muita culpa na história e era aquela personagem que você quer matar, só por fazer mal a uma moça tão boa.

Se o King queria despertar sentimentos ruins aos leitores com essa "vilã", teve sua missão cumprida.

5) Vingança
Sabe quando o protagonista sofre muito durante a história e você torce por uma vingança justa? Pois é... Em Carrie foi exatamente assim, mas King não decepciona e nos traz um final extraordinário! Daqueles que te fazem sorrir e dizer: bem feito!

Mas... Nem tudo são flores e por mais que a vingança tenha sido satisfatória, o preço a ser pago por isso foi de partir o coração.

Enfim... Milhares de sentimentos vão te tomar nessa leitura e você terminará com a garganta apertada. Recomendo muito!

E então, ficaram curiosos? Querem se aventurar por aqui? Vale muito a pena!

Vou deixar o trailer do filme para vocês entenderem um pouquinho dessa história!

13 comentários

  1. Oi, Fernanda
    Não li o livro, mas assisti o filme é foi bom lembrar do enredo.
    Deve ter sido difícil para Carrie conviver com uma mãe louca e ainda ser motivo das risadas de todos da escola. Só que os colegas não sabiam com quem eles estavam mexendo e logo acontecia algo com eles.
    Quero muito poder começar a ler King e gostaria muito de saber a cronologia certa da ordem para leitura de seus livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      É um ótimo livro!! Tem grupos de leitura que recomendam ler na ordem certa, não deve ser difícil descobrir. Vou pedir ao Fabio pra te ajudar nessa. ;)

      Beijos!

      Excluir
    2. Olá =D.

      Olha, aqui no site oficial do King você acha a ordem, tanto dos livros como das adaptações.

      https://www.stephenking.com/the_library.html

      E aqui no video no O Navegando também (na descrição tem).

      https://www.youtube.com/watch?v=sLoBZcDzwxk

      Excluir
  2. Fernanda!
    Fico pensan do em King achando que essa sua obra não era boa, acho um dos melhores livros dele, mesmo com escrita diferenciada, cada detalhe é importante e vamos combinar que essa mãe louca dela não ajuda em nada, não é memso? Muito pelo contrário, só alimenta a fúria dentro de Carrie.
    Adorei os motivos escolhidos para a a leitura, vale mesmo a pensa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!
      Realmente foi um livro muito bom. Ainda bem que ele se tocou disso, não é?
      Que bom que gostou da matéria.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Fernanda!

    Esse é um dos livros do King que maias tenho vontade de ler, acho que por ter sido a primeira adaptação de uma obra dele que assisti. Acho que ele aborda questões importantes, outro ponto é a inversão de valores que rola entre as personagens, a linha entre mocinho e vilão é bem curta.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samanta!
      É um ótimo livro. Vale muito a pena ler!
      Me conte depois se gostou.

      Beijos!

      Excluir
  4. Tem fãs do Mestre king sim e não quero que este mês acabe(se bem que ele está a cara de Agosto, valha-me Deus) rs
    Amo as letras do autor e mesmo que não tenha lido este livro em particular, pude ver as duas adaptações.Mas nada se compara a primeira, aquela bem antiguinha.
    Essa mais recente é boa, mas..rs
    Por isso, sim, espero ter e ler este livro um dia!!!
    Beijo

    Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim... Infelizmente o mês está acabando... =/
      Mas ano que vem tem mais!!
      As adaptações antigas são sempre mais fiéis, né?
      Espero que goste da leitura.

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi!
    Esse é mais um livro do King que está na minha lista de desejos.
    Lembro que assisti o filme já faz um tempinho, e eu ficava bem assustada com a personagem ensanguentada kkkkk hoje eu já até faria cosplay dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovanna!!
      O tempo passa e a nossa perspectiva muda, né?
      Espero muito que leia! Vale muito a pena!

      Beijos!

      Excluir
  6. adoro stephen king e Carie é um livro que eu não pensava em pegar tão cedo, até ver esse texto. Sério, por mais que eu saiba a história através dos filmes é sempre bom ver alguém falando do livro em si.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Então, estou doida para ler algo de King, pensava ler It, mas aquelas paginas, me deixa com medo. Ao ler os motivos desse, fiquei curiosa. Já tinha visto o filme, porém o recente e o antigo nunca parei para ver. Espero que eu consiga ano que vem ler algo dele.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.