"Mas é disso que a vida é feita, de pequenas coisas e pequenos momentos que, se passados com quem amamos, se tornam perfeitos."
Se eu sonhar é o segundo livro da Fê e logo nas primeiras páginas, já podemos ver amadurecimento na sua escrita.

Nesse livro conhecemos a história da Bia, uma menina feliz e cheia de sonhos. Porém, um acidente trágico acontece e nesse dia ela perde seu namorado e amor da sua vida. Calma, não é spoiler, isso acontece logo no início e a leitura já começa repleta de fortes emoções. Assim que li essa parte me coloquei no lugar dela, acho que eu perderia o chão se isso acontecesse comigo.
"Há um ano a minha vida saiu completamente do eixo. Eu era uma mulher cheia de planos e sonhos, com um futuro lindo que me aguardava. Mas hoje... Hoje não sou nada."
O livro gira em torno do pós acidente, acompanhamos o dia a dia da Bia tentando superar e continuar sua vida, apesar de não ter mais esperança de que um dia a felicidade vai voltar a bater na sua porta. Mas o futuro é incerto e sempre guarda grandes surpresas. Em uma certa noite, enquanto dormia, nossa protagonista tem um sonho com um anjo da guarda que diz coisas reveladoras a ela, incentivando- a dar uma chance a vida, afinal de contas, ela é jovem e tem muito para viver. 


A partir daí, a Bia começa a enxergar a vida com outros olhos, inclusive se permite admirar tudo a sua volta. Principalmente, um certo cara lindo tatuado de olhos acizentados. É nesse momento que o Lucas entra na história e em nossa imaginação (GATO). Aos poucos ele vai conquistando o coração da Beatriz e o nosso. Sabe aquele romance que começa leve, sem expectativas, e que nos dá borboletas no estômago? É exatamente assim com esse casal.
"Confesso que passar esse tempo com ele todos os dias tem me feito pensar cada vez menos na minha perda. Tem doído menos. Tem me mostrado que além do meu mundinho existe vida, existe cor. Que eu posso sorrir e posso me permitir ser feliz, ainda que por poucos momentos."
A mensagem principal que o livro passa é: Apesar das reviravoltas da vida e dos acontecimentos trágicos que acontecem, temos que dar uma segunda chance para vida, para o amor e nos permitir acreditar e ter fé novamente. Eu sei que muitas vezes achamos que não tem jeito, que é o fim. Mas não é, atrás de cada novo dia, cada novo encontro, vem uma nova surpresa.


Sobre a edição: 
Eu sou completamente apaixonada pelas capas que a Fê escolhe, dá pra ver a dedicação e o amor que ela coloca. A diagramação está perfeita e a escrita super fluída.

Concluindo: 
Mais uma vez a Fê nos trouxe um romance fofo, repleto de aprendizados. Uma das coisas que mais gostei também foram os personagens secundários, tem um que é o meu favorito. Se você procura uma leitura nacional com reviravoltas, romance e uma mensagem sobre a vida para refletir, eu recomendo esse livro.
"Não foi fácil, isso não posso negar. Mas hoje olho para trás e me sinto vitoriosa por ter passado por tantos obstáculos e ainda estar de pé, e principalmente sorrindo. E o motivo de tudo isso? Um certo cara de olhos azuis acinzentados, braço tatuado e portador das covinhas mais lindas, aquele que caiu do céu e veio para mudar todo o meu mundo."
Livro: Se eu sonhar
Autora: Fernanda Santana
Editora: Independente
Páginas: 299
Ano: 2019
Compre: aqui

13 comentários:

  1. Ahhh nossa literatura nacional!!!Apesar de não conhecer muito ainda as letras da autora, sei o quanto ela é elogiada no meio literário e como sou fã de um bom romance, construído desta forma, devagarinho e ainda trazendo esse recomeçar, essa dor que precisa dar lugar a esperança, já fiquei desejando demais o livro em mãos!!!
    Beijo

    Rubro Rosa/Ex O Vazio na Flor(só para informar que mudei o nome de seguidor do Blog)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Fico muito feliz em saber que a incentivei. Espero que você tenha a oportunidade de ler essa linda história!

      Beijos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Aprecio muito livros que tenham mensagens aos leitores. Realmente, não devemos desistir por causa dos pontapés que a vida nos da.
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas amadurecimento é sempre bom e que ela continue fazendo obras que os leitores amem.

    Silviane, blog Memento MoriParticipe do Top Comentarista de Outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu amo histórias que nos trazem algum aprendizado e que nos fazem refletir. Espero que tenha a chance de conhecer a autora, estou ansiosa pelos próximos lançamentos!

      Excluir
  4. Olá!
    A capa está lindíssima!
    Não gosto nem de imaginar a dor da perda. Acho que nunca se recuperamos 100% de um acontecimento desses, mas acho que superar é possível. Mesmo que demore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não só a capa, a história também é linda. Concordo com você, com o tempo o que fica é a saudade e as boas lembranças. A vida é um sopro, temos que valorizar cada segundo!

      Excluir
  5. Cristina!
    Sou muito fã de romances e de superação de vida.
    E se tem anjo no meio, ainda mais, eles são luz em nossas vidas.
    Já fiquei curiosa para conhecer o Lucas e ver a nova fase de Bia.
    Temos mesmo de nos permitir novas chances na vida após alguma tragédia.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu também sou, amo acompanhar a evolução dos personagens.
      Esse livro é muito fofo, super recomendo.
      Torcendo para você dar uma chance!

      Beijos

      Excluir
  6. Parece uma boa história. Não gosto de romance, piorou com superação através de relacionamento amoroso. Sinceramente não tem coisa mais chata (pra mim) que esse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Acho maravilhoso quando podemos acompanhar o amadurecimento na escrita dos autores, fico feliz ao ver isso em autores nacionais.
    Sinto falta de conhecer mais obras de escritores nacionais atuais. Tem resenha do livro anterior por aqui?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei do livro, apesar de o enrendo ser bem fofo e simples. Amei!
    Tem uma ótima premissa e uma historia bem amorosa e com ensinamentos básicos da vida. E adorei quando diz que aparecer um garoto fofo no livro e para nós leitores será gato. Amei!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cristina
    Ainda não li nada da Fernanda e quero muito conhecer seus livros.
    Claro que a capa é um amorzinho com cores lindas!
    Gostei da premissa de superação, se dar outra chance para o amor. Ainda mais quando aparece um gato desses que faz minha imaginação ir longe.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.