Faz pouco tempo que me rendi aos podcast. Se você ainda não conhece, podcast são programas em áudio, e hoje existe uma infinidade deles para você ouvir sobre variados assuntos. Trouxe cinco literários que escuto muito para vocês conhecerem.

É uma ótima forma de descobrir mais sobre os lançamentos, adaptações literárias que estão chegando, notícias do mundo literário em geral. Eu sempre escuto fazendo algum serviço de casa, ou no trabalho. Tenho a clara sensação de estar em uma conversa entre amigos, e amo isso. Espero que vocês gostem! 

1- UMA LEITURA TODA SUA


Esse é o podcast da Gabi Barbosa. A Gabi fala de livros na internet há bastante tempo e o Instagram dela é cheio de dicas, nesse podcast ela se propõe a falar de literatura escrita por mulheres. Mesmo que ela fale de algum autor, isso é o ocasional. Aqui ela não fala só de um livro específico dessa autora, ela conta sobre a vida dela, seus processos. Nós conhecemos curiosidades e informações sobre a autora da vez. É relaxante, informativo e muito gostoso de escutar. Meu episódio preferido é sobre Sylvia Plath.

2- CURTA FICÇÃO


Esse é para quem escreve, ou pretende. Apesar de muitas dicas sobre escrita e sobre construção de histórias, eles também falam bastante sobre adaptações literárias e mercado editorial. Thiago, Jana e Paola falam de forma descontraída e mesmo assim muito informativa.

Um dos meus episódios preferidos é sobre como escrever o começo, meio e fim de uma história.

3 - HODOR CAVALO

Esse é muito conhecido. Se você curte debater Game of Thrones já ouviu falar de Miriam Castro e Carol Moreira. Esse é um podcast dedicado às Crônicas de Gelo e Fogo e cada episódio corresponde a um capítulo do livro. É um convite para quem só viu a série e tem vontade de ler os livros, ou para quem já leu e gosta de debater sobre. Elas sempre respondem perguntas e e-mails das pessoas, e são extremamente detalhistas, mostrando várias pequenas coisas que a obra prima de George Martin nos trouxe.

4- MULHERES QUE ESCREVEM PODCAST



Semanalmente, Seane Melo convida uma autora para ler um trecho de outra autora e debater sobre o ele. Eu amo como temos convidadas diversas nesse podcast, são muitas opiniões relevantes e livros que saem totalmente da minha zona de conforto. Clássicos e autoras que não são muito comentadas, infelizmente. O último episódio fala sobre livros que combatem a gordofobia, e traz, além da discussão, uma lista ótima para ler.

5 - RABISCOS - PODCAST LITERÁRIO

 
Jéssica Balbino, Jesuane Salvador e Tadeu Rodrigues são muito divertidos. Elas são jornalistas e ele, escritor, e as opiniões e discussões são muito gostosas de ouvir. Um dos meus preferidos é sobre racismo com a autora Elisa Lucinda, que é uma belíssima aula. Esse também me tira muito da zona de conforto e traz títulos que nem pensaria em ler.

Deem uma oportunidade para os podcasts, vale a pena! E se conhecerem algum outro podcast, me indique, adoro ouvir, e não só os literários.

20 comentários:

  1. Jessica!
    Já conhecia os podcasts há uns dois, aompanhava um blog literário que não está mais ativo e fazia bons podcasts.
    Valeu pelas dicas, depois vou escutar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jéssica
    Conheço alguns podcasts de editoras e jornais, mas de livros ainda não conhecia.
    Adorei suas dicas muito obrigada, vou ouvir todos e procurar por eles mais vezes.
    Estou ouvindo o primeiro e gostando muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,

      Ah, que ótimo! Eu amo a Gabi, o podcast dela é maravilhoso. Todos os outros são também, adoro escutar indo para o trabalho.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá, Jéssica
    Só comecei a ouvir podcasts recentemente, e o único desses que você indicou que eu conheço, é o da Carol Moreira.
    Vou procurar os outros e já adicionar na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Theresa,

      Que bom que começou a escutar, quando você vicia, é tão bom. Rápido, informativo, eu amo.
      Bjs

      Excluir
  4. Jéssica! Eu sou apaixonada por podcasts desde que o mundo é mundo. Amo, principalmente, para estudar inglês. Mas, caramba, que legal... Não sabia que tinha uns sobre literatura. Muito legal a dica. Já estou seguindo o Curta Ficção, gosto bastante e vai me ajudar no processo de escrita do meu livro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia,

      Eu amo esse também, me ajuda no meu processo. tem dicas sensacionais. O mundo dos podcast são ótimos, cada vez mais assuntos. espero que goste das indicações.
      Bjs

      Excluir
  5. Eu já ouvi alguns Podcasts há algum tempo, mas admito que não é algo que pratique com frequência, por isso, amei a dica e acredito que tudo que se possa ser aprendido, é sempre válido!!!
    Adorei esse acima sobre mulheres que escrevem!!!
    Obrigada!!!
    Beijo

    Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Aproveite para começar a escutar, são tão rápidos, eu acho que você vai curtir a experiencia!
      Bjs

      Excluir
  6. Olá! Confesso que para mim, Podcast é tipo aquela música lá “nunca vi, nem comi, eu só ouço falar” (rindo, mas é de nervoso), mas acho a proposta muito bacana, essa coisa de ser como um bate papo entre amigos, acho que tenho que tentar torna-los um hábito na minha vida a partir de agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete,

      Experimente! Comece com um curto, como esse da Gabi, escute indo para o trabalho, lavando a louça, hahahaha. Acho que você vai gostar
      bjs

      Excluir
  7. Ainda estou conhecendo o podcast, estou bem atrasada sobre o assunto. Tenho ouvido de várias pessoas falando sobre o assunto e como tem sido legal. Estou tentando me familiarizar com os podcasts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      ótimo, aproveite as dicas, espero que goste desse formato!
      Bjs

      Excluir
  8. Olá!
    Então, não sou muito de escuta audiobook mas acho bastante interessante, isso é muito bom para pessoas que não sabe ler e seria muito bom escutar as historias, acho que seria a mesma sensação de ler. Gostei dos que escolheu!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily,

      Na verdade esses não são audiobooks. são programas sobre vários assuntos, como se fosse um jornal mesmo.

      bjs

      Excluir
  9. Olá! ♡ Adorei as dicas! Ainda não tive a oportunidade de escutar algum podcast, mas depois de ler essa postagem, com certeza vou experimentar!
    Todos os podcasts que você indicou chamaram minha atenção, principalmente o Curta Ficção, já quero conhecer!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  10. Oiii ❤ Achei todos os podcasts muito interessantes, mas os que mais gostei foram Uma leitura toda sua, já que adorei que é falado sobre a literatura escrita por mulheres e que fala também sobre a vida dessas escritoras também. Mulheres que escrevem podcast chamou minha atenção também e me deu vontade de saber mais sobre.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  11. Oi que legal suas indicações de podcast são bem interessantes mas um em si me chamou mais a atenção principalmente o Curta Ficção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá que legal!!!!
    Não sou muito de ouvir podcast mas nesses tempos difíceis, em que estou saindo apenas para trabalhar, vou dar mais atenção a eles. Especialmente os de literatura.
    Obrigada pela dica je

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.