Sinopse: 
Coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo. 
Gabriela Muniz tem dez desafios a cumprir, um mais desconcertante que o outro. Saltar de paraquedas é só o começo - ela ainda vai ter que distribuir abraços a desconhecidos, aprender a dançar, cantar para uma multidão, entre outros itens da lista que sua amiga Júlia deixou para ela. A ideia surgiu em uma tarde em que as duas não tinham muito o que fazer: inventar dez coisas para a amiga cumprir caso a outra morresse. E que fossem coisas absurdas, já que, aos dezessete anos, a morte era algo muito, muito distante. 

Mas, quando Júlia sofre um terrível acidente, resta a Gabriela a memória de sua melhor amiga - e a lista de desafios, que agora terão de ser cumpridos. Entre situações que tiram a pacata Gabriela completamente da zona de conforto - é sério que a Júlia incluiu "Se apaixonar" na lista? -, ela talvez aprenda que a vida pode ser mais leve quando vivida com alegria e intensidade, e que coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo.

Resenha:
Gabriela está vivendo um momento conturbado após a morte de sua melhor amiga, além do luto, o vestibular está batendo na sua porta e ela se sente só após o súbito distanciamento dos seus pais. E para piorar, Julia deixa uma lista com 10 desafios que tiram Gabriela de sua zona de conforto. Entre pular de paraquedas, fazer aula de dança e distribuir abraços na rua, eu já fiz o primeiro e o segundo e particularmente, é a minha cara sair dando abraços quentinhos por aí, eu amo!


A questão é que Gabriela é extremamente tímida, fechada e introspectiva, eu imagino o quão difícil foi para ela conseguir concluir cada um desses desafios. Mas, por outro lado, foi incrível ver esse autodescobrimento, onde ela ultrapassou seus limites. Eu já falei em outras resenhas o quanto eu amo acompanhar o amadurecimento dos personagens e, nesse livro, não foi diferente.

Por muitas vezes, nossa protagonista foi bem ingrata e teve seus momentos de revoltas. Sorte a dela ter tido suporte nos personagens secundários que foram surgindo no decorrer da história. É nítido como cada um lhe transmite um aprendizado diferente. Dentre meus favoritos está Seu Toninho e o Lucas. Spoiler - não spoiler: um deles é sua dupla na aula de dança e o outro é por quem ela se apaixona. Agora é com a imaginação de vocês.

PAUSA: Eu contei que um dos desafios é SE APAIXONAR?
“(...) Você é apaixonada pela fantasia de se apaixonar por alguém que acredita ser perfeito e que não vai te magoar. Mas eu vou fazer uma revelação que vai mudar a sua vida: não existe ninguém perfeito pra ninguém, e, quanto mais você evitar se apaixonar, mais vai perder coisas incríveis na vida. E as frustrações e as decepções vão surgir de qualquer maneira. Se não for por causa de outra pessoa, vai ser por causa da ausência de outra pessoa.” 

Ao me deparar com o título do livro, eu imaginei uma história triste e devastadora, pois eu me enganei, nesse livro eu tive um mix de sensações: ri, suspirei, revirei os olhos, senti vergonha alheia e me emocionei. Acredito que apesar da morte prematura da Júlia, a autora focou em como ter forças para continuar vivendo após uma perda. A lista de desafios a cumprir é engraçada e ao mesmo tempo reflexiva e foi o maior suporte que a Gabriela teve.

As dez vantagens de morrer depois de você foi meu primeiro contato com a autora e eu adorei, que escrita envolvente, consegui me transportar para dentro da história. Porém, senti falta de um epílogo, não sei se é porque acabei me tornando viciada em epílogos, mas senti que algumas pontas ficaram soltas no final.

Concluindo: O que você faria se alguém próximo de você morresse e deixasse uma lista de desafios a cumprir? Não sabe? Venha descobrir qual foi a reação da Gabriela em uma leitura gostosa, com um toque de drama, reflexão e muitas risadas. Finalizei o livro em menos de uma semana.

Sobre a edição: 
Essa capa é linda, tem tudo a ver com a história. Adorei a diagramação, as letras são exatamente do tamanho que eu gosto.

 

Título: As dez vantagens de morrer depois de você (exemplar cedido pela editora)
Autora: Fernanda de Castro Lima
Editora: Verus
Páginas: 434
Ano: 2019
Compre: aqui

12 comentários:

  1. Tipo de resenha que a gente vai lendo e dando aquele nó no peito, pois confesso que foi impossível não me colocar no lugar da amiga que tem que cumprir esses desejos da amiga morta.
    Engraçado e trágico que eu,minha mãe e uma amiga temos algo combinado em relação a velórios, quando uma de nós falecer. Não é nada assim complicado, apenas desejos bobos.
    Por isso, ler a resenha acima, já me deixou encantada e com certeza, o livro vai para a lista dos mais desejados!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que bom, que apesar do título, a autora nos presenteia com uma história mais leve, com aquele toque de diversão e drama, me identifiquei um pouco com a Gabriela e seu jeito mais introspectivo e tímido, mas o que me instigou mesmo em colocar o livro na minha lista de prioridades foi seu spoiler- não spoiler e descobrir por quem nossa protagonista vai se apaixonar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristina!
    Adoro histórias que trazem esse mix de sentimentos pra gente, esse livro parece ser muito legal, já está na minha listinha! 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cristina!
    Bom quando um livro mexe com nossos sentimentos.
    Deve ser bem difícil ver a melhor amiga ir... ainda mais quando se é tão fechada quano Gabi. Trabalhar o luto, é diferente para cada pessoa e sinto que no livro, para ela, ficou ainda mais difícil.
    Agora se seu Toninho dá um colorido diferente ao livro e certo humor, dá até vontade de ler só para conhecê-lo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Cristina, olá!
    Nossa eu já ouvi MUITO falar desse livro por aí. Ele está ganhando muita visibilidade no mundo da leitura. A história desse livro, só de ler a sinopse, me trás muitas lágrimas e certos anseios. Lembro muito bem da minha melhor amiga e das promessas que até hoje fazemos juntas. É um livro com uma temática bem delicada e que acho que vai me impactar muito, quando ler, por isso estou buscando o momento certo para ler... Mas apesar de achar um tema específico, a gente nunca parece está preparado para perder quem ama, ainda mais nossos melhores amigos. Amei a capa, muito linda! Dá vontade de ter o livro físico para guardar na minha estante.
    Amei a resenha,
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cristina
    Pelo título do livro, achava que seria uma coisa bem triste
    Já fiquei empolgada, porque amo livros de romance e de superação, então já quero ver ela perdendo a timidez (superando), se apaixonando e conhecendo novas pessoas <3

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já tinha visto o livro, li algumas vezes em relação a trama. Fiquei bastante curiosa por ela e pela historia que há. Basicamente é uma superação, gostei muito disso e espero ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Oiii ❤ Tenho tanta vontade de ler esse livro! Até o tenho aqui em casa, só estou esperando o momento certo para ler.
    Achei muito original Gabriela e Júlia terem criado uma lista para a outra cumprir quando uma delas tiver morrido. Estou curiosa para saber como vai ser para Gabi cumprir os itens, já que ela é tímida. Além de que quero saber quais são todos esses itens.
    Gostei que esse é um livro que transmite várias emoções no leitor.
    Também achei essa capa linda, achei que as cores se combinam muito bem.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cristina
    Adoro a capa desse livro, ela é tão alegre.
    A trama é envolvente que proporciona muitos sentimentos no leitor não vejo a hora de ler.
    Entendo a Gabi porque quando perdemos alguém que amamos muito é difícil ficar sem a pessoa é mesmo não estando mais nesse plano Júlia é um porto seguro para Gabi.
    Adorei sua fotos, vi no seu instagram e estava ansiosa por sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro que dar aquele friozinho na barriga, pois lidar com a morte não é fácil para ninguém. Esse livro é bem desafiante ter que acompanhar Gabriela a cumprir os objetivos e vencer obstáculos, quero ler, pois ele tem muito a nos ensinar.

    ResponderExcluir
  11. Olá! ♡ Esse livro está na minha lista de leituras sem dúvidas! Esse título chamou logo de cara minha atenção quando me deparei com ele pela primeira vez!
    Parece o tipo de livro que desperta várias emoções no leitor, que traz várias mensagens e reflexões importantes durante a leitura!
    Estou muitooo curiosa para saber quais são esses itens da lista de desafios que Gabriela deve cumprir!
    Muitooo obrigada pela indicação, eu adorei a resenha e já quero fazer essa leitura para ontem!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  12. Quando vi o nome do livro pela primeira vez achei que era mais um romance...qual não foi minha surpresa quando descobri que era um YA tão fofinho e que ainda fala de amizade, descobertas.... ameiiii

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.