Aélio Espartano é um ex-oficial militar que tornou-se um historiador dos mais procurados para escrever a biografia dos antigos imperadores romanos. Sua última missão era escrever sobre a vida do Imperador Adriano ao mesmo tem que fica responsável pela investigação da morte do jovem Antínoo, grande amor do imperador, que morreu supostamente afogado nas águas do Nilo. Para isso, ele se desdobra para encontrar o túmulo de Antínoo, alcova do corpo e de possíveis provas de uma terrível conspiração contra Roma.

Aélio se vê numa investigação bastante complexa, uma vez que o trabalho, que a princípio era acadêmico, transforma-se numa corrida contra o tempo à medida que outras mortes vão acontecendo e termina num confronto com sacerdotes, autoridades e ex-colegas.

Enquanto o julgamento de cristãos inflama o Egito (episódio conhecido como A Grande Perseguição), Aélio precisa recolher diversas evidências, em diferentes lugares, até chegar a uma conclusão inesperada.

Nessa perigosa jornada, ele vai contar com a ajuda de um soldado cego, muito experiente em contra-espionagem. E enquanto viaja pelos mapas do Império Romano, mais a viagem fica perigosa quanto mais perto de uma resposta. Mas para achar essa resposta, ele precisa não só desvendar a morte de Antínoo, como também os assassinatos que acontecem no decorrer da história. Além de sobreviver, é claro!


"O ladrão da água" é um passeio pelo Império Romano. Ben Pastor é bastante minuciosa e cria uma extensa rede de intrigas ao passo em que nos apresenta locais e personagens que protagonizarão o ambiente da história.

A soma de seu estilo narrativo com a linguagem utilizada não chega ser de toda complicada, porém, como a história se passa no ano de 304, o latim é uma língua ainda bastante utilizada, o que acaba, de certo modo, carregando um pouco a leitura, ainda mais porque a grande maioria dos personagens também têm nomes no vernáculo antigo; fato que piora um pouco mais ao observar-se o número destes.

A história num geral chega a ser bastante monótona. Devido à minuciosidade da autora, muitas passagens são enfadonhas e carregadas de descrições. Além disso, este é um trabalho mais "de pesquisa" do que "de ação"; não que essas não existam, mas são bem poucas. Porém, dado o grande número de personagens e lugares estranhos que o personagem principal visita, pode esperar uma história cheia de surpresas e reviravoltas!

 

Título: O ladrão da água (The water thief)
Autora: Ben Pastor
Editora: Record
Páginas: 370
Ano: 2008
Compre: aqui

12 comentários:

  1. Admito que ainda não tinha lido ou visto nada sobre a obra,mas adoro isso de mergulhar no passado, ainda mais se tratando de um bom suspense.
    Isso de buscar respostas num passado tão distante, mortes, me agrada muito,mas vou afirmar que fiquei meio pé atrás com isso do latim. Sei lá, ruim quando a gente mal consegue pronunciar os nomes. Talvez se o autor tivesse colocado um mini dicionário no final do livro, tivesse ficado mais interessante!
    Mas mesmo assim, se puder, quero sim conferir!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela! Essa parte do latim tbm foi ruim pra mim, mas no mais é uma leitura agradável. Não acredito que um glossário ajudaria, até pq são nomes próprios.

      Excluir
  2. Marcos! Uau, que livo rico! Adorei a temática história envolta de investigações sobre o passado deste imperador romano. Certamente, seria um livro que pegaria de cara para dar um fuçada na história. Anotado na minha lista de próximas leituras. Devo, dizer que suas resenhas são estruturalmente ótimas e eu consigo entender exatamente o meado da história. Eu sou apaixonada por latim, só de saber que vou mergulhar um pouco nessa história com alguns termos, já me deixa super ansiosa e animada. Adorei a capa do livro, muito linda!
    Ótima resenha,
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Livia! Muito obrigado!! Pelo que percebi esse livro vai te agradar bastante! Espero que dê uma chance pra ele!!

      Excluir
  3. Marcos!
    Para quem se interessa de todos os fatos históricos acontecidos na época e sobre a vida do Imperador Adriano, deve ser um livro bem interessante, dada a minuciosidade relatada, como gosto de detalhes históricos, talvez não ache o livro monótono.
    E se tem um pouquinho de ação e mistério, melhor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rudy! Tem tudo isso no livro sim rsrs espero que dê uma chance e que goste tanto quanto eu!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Acredito que ainda não tenha lido nenhum livro que se passe em um cenário tão antigo quanto esse, e mesmo a linguagem do autor sendo um pouco complicada e com alguns termos difíceis, gostei da proposta do livro, gosto bastante quando a história é tão intensa que nos deixa na dúvida se é apenas ficção ou se aquilo aconteceu de verdade.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Um livro que há uma historia de romanos, raro eu ter visto. Fiquei com uma imensa curiosidade sobre essa trama e da historia principalmente, traz uma ótima premissa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcos
    Não conhecia o livro, tem uma capa bem interessante!
    A trama se passa num cenário antigo porém encantador. Mesmo tendo um nomes difíceis de pronunciar estou curiosa sobre a investigação e poder acompanhar essas aventuras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros que tenha esse lado histórico, sempre tem alguns que a gente desconhece. Mesmo sendo monótono, eu gostei bastante, mesmo parecendo um pouco cansativo, essa da para eu encarar.

    ResponderExcluir
  9. Olá! ♡ Ainda não conhecia nem o livro, nem o autor, mas depois de ler essa resenha, quero muito fazer a leitura desse livro!
    Adoro livros que tem esse lado histórico, sempre amei História. O Império Romano e sua cultura sempre foi um tópico que chamava bastante minha atenção na escola, por isso gostei bastante de saber que esse livro aborda esse tão famoso império.
    A leitura parece um tanto cansativa, mas ainda sim gostaria de ler o livro se tiver a oportunidade!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  10. Oiii ❤ O que mais chamou a minha atenção sobre essa obra é que ela tem a ver com o Império Romano, um assunto que gosto bastante.
    É uma pena que a história seja um tanto quanto monótona, já que isso é algo que sempre acaba me incomodando numa leitura. Mas, ainda assim parece uma ótima leitura.
    Estou curiosa para saber mais sobre o desenrolar da trama, já que é uma história com reviravoltas, coisa que gosto bastante.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.