"O orgulho está relacionado com a opinião que temos de nós mesmos; a vaidade, com o que queríamos que os demais pensassem de nós."
1. A protagonista feminina

Elizabeth Bennet é uma mulher à frente do seu tempo. Diferente das mulheres da sua época, ela tem atitude e sabe expressar a sua opinião sem medo. Uma mulher de personalidade forte e que não se deixa ser abatida, apesar da época em que vivia. Mesmo naquela época, Jane Austen já tinha um pensamento à frente da sua realidade e criou uma personagem emponderada, um verdadeiro exemplo para todas as mulheres. Particularmente, a Lizzie é uma das minhas protagonistas favoritas.

2. O protagonista masculino

Sr. Darcy é o melhor homem de todos os romances que você irá ler na vida! Jane Austen retrata um homem rico, que poderia facilmente ser descrito como nada menos que perfeito, mas o moço tem os seus defeitos e sem demora são apresentados na história. Sabe aquele personagem que é bruto e se acha dono da razão? Isso é o que ele quer passar para as pessoas em sua volta o temerem. Mas, lá no fundo, existe um homem de coração mole, bondoso e completamente irresistível. Já deu para perceber que ele meu crush literário, né?

3. Personagens secundários

O senso de humor dos personagens não passa despercebido. Jane Austen usa cenas engraçadas, de forma inteligente, para criticar a sociedade e os hábitos da época. A família Bennet rende uma porção deles. Os personagens são muito bem desenvolvidos e todos são relevantes para a história. O motivo de aparecerem em determinado momento é bem explicado e não deixa nenhum fio solto durante a leitura.

4. Adaptação cinematográfica

Não poderia deixar de falar da adaptação cinematográfica, o filme é incrível. Claro que, como toda adaptação, tem algumas diferenças, mas são irrelevantes. Os detalhes de cada lugar e personagem são bem descritos. Na minha opinião, não poderia ter atores melhores para a interpretação. Quando eu li o livro, imaginei os personagens exatamente como conhecemos no filme. Pela primeira vez, não vi pontos negativos e já nem sei quantas vezes assisti. Recomendo muito!

5. Jane Austen

A escritora foi brilhante na construção da história. O orgulho do Sr. Darcy é vencido pelo amor, a maior prova que ele poderia dar. Já a Elizabeth, com a distância e uma viagem inesperada, foi vencendo seus preconceitos e reconhecendo o homem que tanto desprezava. A mudança dos dois ocorre de forma lenta, gradual, sem ser imposta ao leitor. A autora dá chance para que as coisas aconteçam da forma que devem acontecer, sem que pareça uma mentira. Acredito que esse é um dos motivos para que a história seja tão famosa.

Quem aí também ama essa história?

15 comentários:

  1. Fiquei aqui lendo o post e tentando imaginar como foi difícil para você escolher apenas cinco motivos para se ler e até ver essa história.
    Orgulho e Preconceito é um dos grandes clássicos da literatura mundial e pode passar o tempo que for, será sempre um enredo original e delicioso de ser revivido.
    Li a obra já tem vários anos e sempre que leio sobre ela, dá vontade reler novamente!!!
    Amei o post!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Foi bem difícil mesmo, pois é uma história completa, cheia de assuntos a serem discutidos. Amo demais, li na adolescência e reli esse ano. Obrigada pelo carinho.

      Beijos

      Excluir
  2. Cristina!
    Muito justificáveis seus motivos para lermos o livros.
    Com tantos personagens bem escritos, inclusive as secundárias, é um primor.
    A autora por si só já é um grande referencial.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Fico feliz que tenha gostado, tá ai uma história completa, sem defeitos.
      Eu amoooo!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Cristina
    Ainda não li, mas adorei esse post e tenho um 6 motivo para acrescentar no mês passado li Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários e a protagonista Verity Love é apaixonada por Orgulho e Preconceito, sabe o livro de cor. Durante todo o enredo ela cita algo do livro, já comprei e não vejo a hora de ler.
    E depois ver o filme, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não acredito!!! Vou adicionar esse livro na minha wishlist.
      Boa leitura e bom filme, você vai amar!

      Beijos

      Excluir
  4. Olá! Realmente esse é um daqueles livros que nem precisa de motivos para ser lido, história maravilhosa, super a frente do seu tempo, que tenho certeza que inspirou e inspira nas construção de outros milhares de personagens, essa versão do filme, é realmente muito perfeita, gosto tanto do livro que tenho ele na minha estante em três edições diferentes (uma mais linda que a outra!).

    ResponderExcluir
  5. Ta aí uma leitura que sempre ouço falar vejo opiniões e as melhores resenhas mas que ainda não tive a oportunidade de ler. Eu adoro a construção da personagem como uma mocinha forte e que não abaixa a cabeça. Já pensei em ver o filme mas preferi esperar para ler o livro primeiro afinal é muito mais emocionante!!!

    ResponderExcluir
  6. Acredita que ainda não tive a oportunidade de conhecer essa história? E olha que esse livro está já faz algum tempo na minha lista.
    Que bom que a adaptação cinematográfica não foge tanto assim do livro. Fiquei com muita vontade de assistir. Seria pecado ver antes de ler? kkkkkk

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Orgulho & Preconceito se tornou a minha historia literária favorita, traz uma reflexão linda e ainda um romance de se apaixona. Todos esses motivos que você citou são muitos validos e que todos deveriam conhecer e ler principalmente.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. O engraçado foi que eu estava assistindo ao filme de 2005 hoje. Final Orgulho e Preconceito sempre vai ser o meu livro e filme de romance favorita da vida porque é impossível não te amar pelo Elizabeth bennet e o Mister Darcy

    ResponderExcluir
  9. Olá1 <3 Esse é um livro que necessito ler esse ano, comprei ele faz pouco tempo e não vejo a hora de fazer essa leituras, ainda mais depois de ler seu post maravilhoso <3
    Já assisti o filme e gostei, apesar de que tenho quase certeza de que vou amar ainda mais o livro <3
    Amoo livros que apresentam personagens a frente de seu tempo, que nunca se calam, sempre se fazem ser ouvidas. Por mais personagens como a Lizzie! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oiii ❤ Ahhh, adoro Orgulho e Preconceito!
    Pra mim, Elizabeth Bennet é a alma do livro, acho tão legal que ela seja uma personagem à frente de seu tempo, que não ligue para o que os outros pensam e com um senso de humor admirável.
    Mr. Darcy também é um ótimo personagem é legal ver como ele vai passando a gostar da nossa heroína.
    O filme é ótimo, mas não chega nem ao pés dessa obra maravilhosa!
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  11. como foi difícil para você escolher apenas cinco motivos para se ler e até ver essa história.
    Orgulho e Preconceito é um dos grandes clássicos da literatura mundial e pode passar o tempo que for, será sempre um enredo original e delicioso de ser revivido.
    Li a obra já tem vários anos e sempre que leio sobre ela, dá vontade reler novamente!!!
    Amei o post!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Você acredita que só fui ler essa maravilha ano passado?!? Mas valeu a pena!!! Amei Amei Amei!
    Difícil selecionar apenas 5 motivos não é?!
    Quero um Mr Darcy pra mim

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.