A visita do primo chato (sinopse)
Mortina e seu melhor amigo, o galgo albino Tristão, vivem com a tia Fafá Lecida no Palacete Decrépito, onde brincam com os fantasmas dos corredores e as crianças do vilarejo de Logo Ali.

Durante um dia chuvoso, Dondoco, o insuportável primo de Mortina, aparece no Palacete dizendo que foi convidado pela tia Fafá para um jantar-surpresa. Mas, estranhamente, a tia desaparece sem deixar rastros. O que será que aconteceu? Algo sobrenatural? Ou uma simples e mera coincidência? (E será que Dondoco não vai parar de reclamar nem por um segundo?) Esse mistério até parece coisa de outro mundo…

Companhias tóxicas
Mortina está de volta em mais um livro super divertido. A garotinha já pode brincar com seus amigos normalmente, mas uma forte chuva atrapalha seus planos deixando-a sem ninguém para brincar, já que seu cão, o Tristão, adora ir caçar sapos quando chove e sua tia Fafá Lecida está mais interessada na sua nova planta, uma Hera Tagarela, que quanto mais você conversa com ela mais ela cresce.

Para a grande surpresa de Mortina, logo a campainha toca, mas é alguém que ela não esperava, era seu primo Dondoco, um primo distante e que alega estar ali obedecendo o chamado da tia Fafá Lecida para um jantar secreto. Ao procurar a tia Mortina não consegue encontrá-la em lugar nenhum, e, mais tarde, outras pessoas começam a sumir deixando Mortina com um mistério na mão.

Mais uma vez o livro traz, em poucas palavras, uma história bem divertida e rápida. Mesmo sendo menor que o primeiro volume, esse livro consegue envolver muito bem tanto quanto o anterior, e como sempre, nos passando uma bela lição de moral.

No primeiro livro nós aprendemos a questão de aceitar as diferenças, já em Mortina e o primo insuportável nós vamos levar uma lição dupla: a de que as palavras podem fazer crescer ou serem tóxicas e que não importa como seja a pessoa, todos nós temos alguma habilidade e ser útil em algo. A primeira lição fica meio escondida, mas é fácil de notar.

As ilustrações da autora continuam incríveis. Me divirto muito com algumas referências que encontramos espalhadas pelas imagens, referenciando grandes autores de terror ou mestres do suspense no cinema e por aí vai.


Mortina é um daqueles livros que, apesar de ser infantil, diverte a todas as idades. Tanto que recentemente minha mãe leu e adorou, já pedindo para ler esse segundo volume. É um prato cheio para as crianças, vão diverti-las e ensinar muita coisa boa. Infelizmente, não posso falar mais que isso, pois como é curtinho correria o risco de eu dar spoiler. Leiam Mortina e divirtam-se com essa história que é de matar.


Título: Mortina e o primo insuportável (exemplar cedido pela editora)
Autora: Barbara Cantini
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 54
Ano: 2019 (ano original 2018)
Compre: aqui

19 comentários:

  1. Quando li a resenha do primeiro livro de Mortina, já o quis. Agora chego aqui e me pego sorrindo em ver a Fafá Lecida de novo. Sei lá, penso que irei me identificar tanto com ela..rs
    Os livros infantis e juvenis tem sempre essa pegada de ensinar algo e pelas duas resenhas, Mortina traz toda essa lição. Não somente da aceitação,mas também do quanto as palavras podem ajudar e matar!
    Espero de coração, ler ambos os livros, me divertir e certamente, aprender!!!!
    Beijo, Fábio!!!

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      Acho que nunca vou deixar de rir com o "Fafa Lecida" kkkkk.
      Sim, Mortina é cheio de ensinamentos, gosto bastante disso nesses livros também.
      Espero que possa ler sim =D
      Beijos =*

      Excluir
  2. Olá! É o tipo de livro perfeito para ser lido com as crianças e também depois de uma leitura mais intensa e pesada, se os nomes dos personagens já nos divertem, imagino o quanto toda essa aventura me fará dar boas risadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete.

      Exatamente, esse livro pode ser lido em menos de 30 minutos fácil. As crianças iriam adorar. Eu dei algumas risadas também e nunca que esquecerei o nome Fafá Lecida kkkk

      Excluir
  3. Fábio!
    simplesmente amo livros infantis, primeiro porque sempre trazem uma lição pelo menos, muita aventura e nesse, me parece que muito mistério.
    Além das ilustrações que parecem luxuosas, adorei!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Também gosto bastante. Mortina é muito divertido e a historia do mistério é bem legal kkkk. As ilustrações então nem se falam. A autora é a própria ilustradora. Ela trabalha com isso e já ganhou alguns premios. Muitos bom.
      Bjs

      Excluir
  4. Que amor de livro!! Quem não ama um livro desses? haha Parece que foi muito be escrita, tô numa vontade enorme de ler. Deve ser uma delicia essas imagens do livro
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa.

      Espero que possa ler sim, é bem fofo e divertido e as ilustrações muito bem feitas =D

      Excluir
  5. Oi, Fábio
    Sou suspeita para falar de livros infantis, eu amo.
    Ainda não tive oportunidade de ler Mortina, porém quero muito. O livro é lindo com cores vivas, ilustrações lindas e claro passa mensagens super importantes tanto para as crianças como aos adultos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Eu também gosto bastante =D
      Vai se divertir muito quando ler. As ilustrações são belíssimas e as mensagens são bem relevantes. Tenta ler =D
      Bjs =*

      Excluir
  6. Um livro lindíssimo o artista que fez as ilustrações arrasou. Adorei a história, é interessante como todo livro infantil trás um aprendizado importante para nós que vemos com o olhar de adultos e faz isso sem deixar de ser um livro leve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Sim, muito bonito. A autora é ilustradora, já ganhou vários prêmios. Verdade, acho esses ensinamentos bem legais, servindo para todas as idades. =D

      Excluir
  7. Olá Fabio!
    Eu li a primeira resenha do livro dela e fiquei muito encantada, traz uma historia muito fofa e com uma dose de diversão. Já li varias resenha do segundo volume e me deixou muito encantada e curiosa ao mesmo tempo. A Mortina é uma personagem fofa e incrível, adorei essa mistura de mistério e suspense. Espero muito ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily

      Sim, ela é encantadora e a historia muito divertida.
      Espero muito que possa ler =D

      Excluir
  8. Oi!
    Pensei que o primeiro livro era volume único, mas fico feliz em saber que há outras histórias envolvendo a Mortina (que mal conheço e já considero pakas kkkkk).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna

      Não, até agora tem 5 se não me engano. Aqui no Brasil por enquanto só saiu esses dois. kkkkkkkkk eu entendi a referência.

      Excluir
  9. Olá! Quero muitooo conhecer esses livros, que mesmo tão curtinhos nos trazem lições tão importantes!
    Estou curiosa para finalmente poder conhecer a tão famosa Mortina, que conquistou tantos leitores <3
    As ilustrações são lindas, a Barbara capricha demais <3 Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oiii ❤ Ahhh, esses livros da Mortina parecem tão fofos! Acho tão legal as premissas que a autora cria para chamar a atenção das crianças, divertí-las e ensinar lições importantes de uma forma voltada para o público infantil.
    Deve ser legal descobrir porque a tia da garotinha sumiu e chamou o primo Dondoco.
    Mesmo sendo um livro mais para crianças, gostaria de ler.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  11. Desde a primeira vez que vi Mortina me apaixonei!!! Louca pra conhecer Tia Fafalecida

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.