A vingança é um prato que se come frio
Tudo que a professora Yuko Moriguchi tinha era sua filha de 4 anos. Uma menina fofa que adorava animais e que nunca conheceu o pai, pois ao descobrir que o marido tinha AIDS, o casamento de Moriguchi acabou. Então, é só ela e a filha juntas, ou melhor, era…
Moriguchi, quando ia trabalhar, deixava a filha com uma senhora que morava perto da escola, mas em determinados dias a garota a esperava na instituição, pois a mãe saía mais tarde. É em uma dessas esperas que a garotinha acaba morrendo e seu corpo é encontrado na piscina da escola. Sua morte é dada como afogamento acidental, mas o que Yuko descobre deixa as coisas muito mais chocantes, pois ela sabe que na verdade sua filha foi assassinada. E os culpados são alguns alunos dela.
Após essa descoberta, Moriguchi pede demissão, mas, antes, em sua última aula, ela tem um discurso para fazer e, junto com ele, um plano de vingança extremamente elaborado. E é assim que começa o livro, com Moriguchi sentada na sala de aula com seus alunos e fazendo todo um discurso de despedida. E o que começou como uma conversa normal, acaba com um relato chocante.
Caro leitor que aqui se encontra lendo essa humilde resenha, vou te dizer, o livro tem apenas 187 páginas, é bem curto, mas em sua história ele é gigante. Os seus capítulos são contados por pontos de vistas diferentes, por pessoas envolvidas na situação e cada um deles, sem exceção, contém uma bomba diferente. Isso acaba deixando a leitura pesada em alguns momentos, fazendo com que, mesmo que você não queira largar o livro, acaba dando uma pausa para associar o que aconteceu ali.
Cada ponto de vista tem algo chocante e interessante de se analisar, e não só analisar a visão de cada um dos culpados durante e antes do ato, mas o efeito dominó causado pela ação e pela vingança da professora. A autora consegue criar personalidades bem distintas para cada um e chega a ser chocante como ela consegue analisar o comportamento de cada personalidade mediante os acontecimentos.
Algumas vezes você começa a cair na armadilha de pensar “e se?”, pensando que e se fulano não tivesse feito isso, e se fulano tivesse feito aquilo? Será que seria diferente? Outras vezes você quase sente pena de determinados personagens, para quando chegar no fim... BOOM, tome a bomba na sua mão e você vê como a autora criou um livro que mexe diretamente com o psicológico e te deixa doidinho.
O “melhor” de tudo é que a trama é totalmente plausível, ou seja, diferente de outros thrillers que dificilmente aquilo ali vá acontecer, nesse - claro que com as devidas proporções - é totalmente mais real, mais crível, o que torna a leitura muito mais tensa. De bônus o livro ainda traz reflexões sobre vários assuntos, principalmente para a realidade do Japão, sobre a questão do abandono dos pais, preconceito com determinados assuntos, principalmente com status sociais e outras coisas.
Confesso - piadinha ruim intencional - que adorei esse livro e já estou doido atrás de Persuasão, outro livro da autora, para poder ler o mais breve possível. Se possível leiam Confissões, tenho certeza que todo fã de thriller irá adorar.
Título: Confissões
Autor: Kanae Minato
Editora: Gutenberg
Páginas: 187
Ano: 2019 (ano original 2008)
Compre: aqui
Compre: aqui
Fabio!
ResponderExcluirA leitura deve mesmo ser pesada e triste, mas o que mais me intrigou e deixou curiosa é que ou qual será a vingança dela e como foi o tal discurso.
Me parece que o fato de vários personagens narrarem o livro, trazem uma visão mais abrangente.
cheirinhos
Rudy
Olá Rudy
ExcluirSim, mais pesada até do que triste, mas é muito boa. A vingança da professora é um efeito dominó inimaginável kkkk.
Fábio, confesso sem vergonha nenhuma, que vivo aguardando suas resenhas..Sempre uma novidade que eu não conhecia. E apesar da gente ter gostos diferentes, thrillers são minha paixão, tá, terror também,romance, época..aliás, deixa isso pra lá!
ResponderExcluirConfesso(dúbio) que não conhecia o livro,mas claro que já vai pra listinha dos desejados.
Aquele tipo de leitura que vai doer, eu sei. Ao ler, é possível sentir.
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Olá Angela
Excluirkkkk Obrigado S2. Já que é fã de thriller, com certeza você vai amar esse ai. É bom demais =D.
Bjs
Olá! O livro parece trazer uma história bem impactante, o bom é que são poucas páginas, então dá para chegar a conclusão mais rápido, se bem que não tenho certeza se era seria a melhor opção, com um livro repleto de acontecimentos bombásticos.
ResponderExcluirOlá Elizete
ExcluirSim, é bem impactante. Pois, apesar de ser curto, as vezes é melhor ler um pouco mais devagar, porque os acontecimentos são brabos.
Olá!
ResponderExcluirMeu Deus, que história pesada! E isso me faz ficar mais curiosa ainda pensando nas possibilidades que levaram os alunos dela a matar a menininha. Ritual? Vingança? Acidente?! Preciso saber! Vou adicionar na minha lista agora, obrigada pela resenha.
Beijos!
Olá Giovanna
ExcluirOlha, acho que você pode imaginar 500 coisas, mas vai se surpreender com respostas diferentes para todas kkkk
Bjs
Ooi nossa que livro pesado 😱😱
ResponderExcluirIsso com certeza me deixou muito mais curiosa pra conhecer essa história parece ser bastante impactante o bom desse livro é que dá pra chegar bem rápido a conclusão beijos
Olá Deise
ExcluirSim, pesado, mas muito bom =D
Se puder leia, porque é muito impactante. =D
OLA FABIO
ResponderExcluirHa pouco tempo que conheci esse blog e gosto bastante das suas resenhas
são curtas claras sinceras e deixa a gente com muita vontade de ler os livros
gosto desse tipo de trama mas não conheço a escrita dessa autora
dica anotadissima
Olá Eliane
ExcluirBem vinda =D. Obrigado, fico feliz que tenha gostado das resenhas.
Esse foi meu primeiro contato com a autora também. Gostei bastante =D
Oi, Fabio
ResponderExcluirEita, que história!
Histórias sobre vinganças são sempre muito impactantes mesmo, e esse parece ser pra chocar.
Adorei, já quero! kkkkk
Bjs
Olá Ana
ExcluirEssa é um caso serio esse ai kkkk. A vingança da mulher é pesada.
As consequências então nem se falam.
Bjs
Olá!
ResponderExcluirAinda estou tentando refletir sobre o livro e a historia que você acabou de falar e pela maneira que escreve, é um livro que fará o leitor parado por meia hora depois da leitura finalizada. Fiquei atentada em ler!
Meu blog:
Tempos Literários
Olá Lily
ExcluirCom certeza, é bem isso mesmo, talvez até não só depois da leitura finalizada, mas depois de cada capitulo finalizado.
Adorei o livro que inclusive foi trabalhado em um clube do livro da minha cidade. Eu vi recentemente que havia o filme mas tem uma pegada completamente diferente do livro
ResponderExcluirOlá Carolina
Excluirolha só, eu estava procurando justamente saber se tem alguma adaptação, porque eu nunca tinha escutado falar, vou procurar mesmo sendo diferente, pra ver se é bom. =D
Oi Fábio,
ResponderExcluirFiquei tão perturbada com a resenha e imaginei tantas coisas que foi difícil acreditar que um livro tão denso seja ao mesmo tempo tão pequeno, juro que pensei ser um calhamaço hahaha.
Olá Larissa
ExcluirPois kkkkk é pequeno de tamanho e grande na historia.
Muito boa a historia, recomendo demais =D
Olá, Fábio
ResponderExcluirNossa em poucas páginas tem um livraço!
O enredo aborda muitos temas como HIV, crueldade, vingança, conhecemos um pouco do sistema de ensino e cultura do país.
Agora estou em dúvida se os alunos tiveram a intenção de matar a menina ou se uma ação levou a morte dela sem querer?
Vai para a lista de desejos, beijos.
Olá Luana
ExcluirSiim, muito bom.
Ai só lendo pra saber, mas com certeza vale a leitura =D
Bjs
Caramba, curti a resenha, tem uma história interessante, mas acho que nunca vou ler esse livro, pois não gosto quando se trata de assassinatos de criança, acho muito triste e fico abalada.
ResponderExcluirOlá Ana
ExcluirÉ bem interessante. Olha, eu recomendo tentar viu, acho que esse vai te surpreender. Tenta em e-book.