Engraçado como Stephen King tem a capacidade de nos proporcionar um misto de sentimentos que muitas vezes nem conseguimos precisar, seja numa conversa ou simplesmente numa resenha. E, acreditem, é um livro tão curto, porém, ao final refletimos por horas a fio o que está por trás das entrelinhas.

Neste livro temos a história de um homem que está passando por um sério problema. Na verdade, Scott Carey passa por muitas situações, um grande projeto no trabalho até mesmo um pequeno problema com o cachorro das vizinhas que suja seu quintal diariamente. Mas o que mais o atormenta mesmo é o seu problema inexplicável com a perda de peso repentina.

Scott não deseja ser examinado e nem tampouco estudado, contudo, não vê alternativa a não ser compartilhar a questão com seu amigo, Dr. Bob Ellis. Uma coisa estranha é que, apesar de sempre a balança indicar menos peso, o corpo dele permanece normal, não aparenta estar magro ― assim como seu peso não varia quando está nu ou usando roupas com pesos. A cada dia ele vai ficando mais leve, por isso ele decide conversar com seu amigo médico para ver se há algo que possa ser feito, mas não há nenhum caso semelhante em Castle Rock. Aliás, não há em lugar algum e isso o atormenta mais.


Já deu para perceber que o livro não é daqueles que estamos acostumados ver com SK, certo? Não tem terror, não tem algo mirabolante, mas a história por trás desse acontecimento é algo bem reflexivo e intrigante. As ideias que ele cria sempre são acompanhadas de uma criatividade desumana. Ele é incrível!

Sei que muitos não gostam de ler obras e refletir sobre as lições que elas carregam… Mas já pararam para pensar como é ter 90 kg e no dia seguinte já estar com 85 kg, no outro com 80 kg, sem saber quando você vai parar? É claro que muitos lutam contra a balança e adorariam diminuir o seu peso, porém, e se isso fosse além da conta? Já se imaginou com 20 kg? Você seria capaz de fazer o quê? 

E não pensem que Scott não come ou faz coisas que contribuam para a perda de peso, pelo contrário. Só que não adianta, ele continua com o mesmo problema, o mesmo dilema. Parece que não interfere em nada, porque Scott sempre está com a mesma aparência, mas a gravidade precisa de peso para prendê-lo ao chão e ele sabe que uma hora isso não será mais possível.

Scott não quer se preocupar com o Dia Zero, quer apenas resolver todas as questões antes dele chegar. Ele começa a observar as coisas ao seu redor, como por exemplo o preconceito existente da comunidade (e dele) pelo fato de suas vizinhas serem lésbicas, então ele passa a ajudá-las.


É realmente uma história que não tem nada de difícil na compreensão, mas seu conteúdo é carregado de elementos que nos fazem pensar sobre a nossa cultura intolerante. Sobre como as pessoas têm dificuldades de aceitar as outras como são. Ensina também sobre o poder que uma amizade tem para nos ajudar a enfrentar problemas em nosso dia a dia e como tê-la por perto é capaz de tornar nossos conflitos bem menores, ou com esperança de resolução. 

É uma leitura rápida, uma obra pequena e que merece ser lida e ser presenteada aos amigos. 

Sobre a edição:
A edição conta com uma capa dura, o título do livro possui relevo e a diagramação é simples, mas confortável.

Quotes:
“Por que se sentir mal sobre algo impossível de mudar? Por que não apenas aceitar?”
“(...) Scott ouviu alguém atrás dele, em uma das mesas, falar alguma coisa sobre ‘aquele restaurante sapatão’. Risadas seguiram o comentário. Scott olhou para o pedaço de torta de maçã pela metade com uma bola de sorvete de baunilha derretendo em volta. Parecia apetitosa quando Patsy a serviu, mas agora ele não queria mais. Será que já tinha ouvido comentários desse tipo e os filtrou, como fazia com a maior parte das conversas que ouvia sem querer e que não eram importantes (ao menos para ele)? Não gostava de pensar que sim, mas era possível.”

Título: Ascensão (exemplar cedido pela editora)
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 124
Ano: 2019
Compre: aqui

13 comentários:

  1. O ponto alto de se amar as letras do Mestre king é essa:ele pode escrever sobre nada e tudo ao mesmo tempo e mesmo assim, nos fazer ficar perto dele.
    Não é um convencional dele,mas de certo modo, traz a alma humana mais uma vez, coisa que ele sabe fazer com maestria!
    Estou doida por este livro, espero ter ele em mãos o quanto antes!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! É como costumam dizer, às vezes as melhores coisas vêm em embalagens pequenas, acredito que vai ser bem interessante acompanhar essa história e principalmente as mensagens bacanas que ela passa, não estou familiarizada com a escrita do autor, então acredito que esse livro é uma boa opção para começar.

    ResponderExcluir
  3. Naty!
    Esquisito mesmo perder peso sem saber porque, muita gente gostaria...kkkk
    Bom que o livro parece mais um conto de tão pequeno.
    Realmente a diversidade de King é evidente. Minha obra favorita é À espera de um milagre.
    Fico bem feliz que ele fala sobre o preconceito e diversidade, tolerância, amor em fazer o bem, é o mais importante na vida ter empatia e solidariedade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada sobre esse autor,mas sei que é bastante conhecido,confesso que não costumo muito ler esse gênero mas pela sinopse vale a tentativa de ler os livros dele beijos

    ResponderExcluir
  5. Não li nada ainda do Stephen King, mas vontade é o que não falta, já que vejo vários comentários positivos sobre suas abras, especialmente das de terror.
    Achei a edição desse livro magnífica, a capa me encantou muito. Achei o enredo bem original e intrigante, já quero descobrir todo o mistério por trás da perda de peso do personagem.

    ResponderExcluir
  6. ola ainda não li nada desse autor
    sei que é um autor muito bem conceituado mas confesso que o genero que ele escreve não faz meu estilo
    mas esse livro tem uma tematica diferente e fiquei intrigada com o que acontece com o personagem

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Meu projeto é ler algo desse autor, só não sei quando. Estou bastante curiosa por esse livro, já perdi as contas de quantas resenha já li desse livro. Quero muito ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Oi, Naty
    Não li nada de King, espero mudar isso logo.
    A capa é belíssima!
    O enredo aborda alguns temas que o autor faz críticas à sociedade americana.
    Claro que vai para a lista é quero ter chance de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Naty,
    Acho que sou do contra, não gosto de terror, mas gosto de ler livros reflexivos hahaha.
    Até hoje não tinha conhecimento de um livro do King que não fosse repleto de terror, agora que encontrei esse que é reflexivo invés de assustador, quero dar uma chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Na minha percepção, o mais estranho não é o fato dele estar emagrecendo tanto, mas sim isso não ser notável. Eu ia ficar desesperada, mas feliz kkkk
    Eu gosto de refletir sobre tudo o que vejo, mas isso me deixa doidinha das ideias!

    ResponderExcluir
  11. Uma história bem diferente do que estamos acostumadas a ler de King, mas nada contra ele mudar um pouco seu estilo, mas é diferente. Que historia louca e curiosa, quero saber onde o personagem vai até perder todos os pesos. Espero me surpreender.

    ResponderExcluir
  12. Os Melhores perfumes estão em menores frascos é a frase que mais se enquadra aqui. Eu não dava nada por esse livro principalmente com uma proposta dessa, ainda estou com um pouco de trauma do caminhão assassino do stephen king, e por isso fiz pouco da leitura mas me surpreendi muito

    ResponderExcluir
  13. Oi, Naty
    Quero muito ler esse.
    A história do Scott parece ser beeeem interessante e superdiferente.
    Pelo jeito a obra traz muitos questionamentos e reflexões sobre a sociedade.
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.