Livrinho de 2016, minha gente. Fiz uma troca no Skoob porque estava super a fim de conhecer essa história. O enredo contava com tudo que eu gosto: segredos, suspense e maldição familiar. Não sei por que levei tanto tempo para pegar esse livro na estante. Lembro de ter ficado fascinada com a premissa da história, de ter corrido atrás dele e... depois não toquei no bichinho por dois anos

Mas o que importa é que, finalmente, peguei o livro e devorei-o em dois dias, curiosíssima para saber mais sobre essa tal temporada de acidentes que envolve a família de Cara. 

Todos os anos, no mês de outubro, eles se protegem com camadas extras de roupas. Também protegem quinas de móveis e ficam mais propensos a acidentes. Dos mais corriqueiros até os graves e sinistros. A temporada de acidentes é a época do ano em que todos eles se unem em prol de um mesmo objetivo: sobreviver.

Cara é uma adolescente responsável que vive na mesma casa que a mãe, Melanie, o irmão postiço Sam e a irmã mais velha Alice. Sam foi abandonado pelo pai e a dinâmica entre ele e Cara é às vezes ousada e outras inocente, como se estivessem brigando silenciosamente contra sentimentos profundos e perturbadores.


Também temos Bea, a melhor amiga de Cara, uma jovem que joga tarot e usa das cartas para contar algumas verdades a todos. E, por fim, Elsie, a menina que guarda os segredos de todos em uma caixa, e que desaparece misteriosamente.

Melanie é uma mãe bem liberal, o que nos leva a adolescentes que fumam e bebem e se envolvem em relacionamentos abusivos. Elsie é um mistério: a garota aparece em todas as fotos do celular de Cara, mas ninguém se lembra com exatidão quem ela é. Quando Cara parte em busca de respostas para essa tal temporada de acidentes que acomete anualmente sua família, acaba indo parar em uma casa abandonada, que já foi residência de Elsie.

Agora, pensa comigo: adolescentes desregrados, bebida, mistério e uma casa abandonada no meio disso tudo equivale a quê? Acertou quem disse “FESTA”. Durante o planejamento da festa de Halloween muitas coisas estranhas e perigosas acontecem, entre elas Cara alucinando (sóbria e bêbada) com Elsie e seus familiares em situações bizarras.

No meio de todos esses segredos, o perigo espreita a família de Cara e sua mãe resolve reunir todos para colocar um ponto final nessa história.


“Temporada de acidentes deixa marcas. ” 

Minha opinião - Durante a construção da história, a autora insere situações inusitadas, para nos levar a acreditar em fatos sobrenaturais e, de repente, nos apresenta situações bastante reais e dolorosas, mudando nosso ponto de vista e nossas opiniões. Eu mesma peguei esse livro achando que ia dar de cara com uma fantasia.

Mas não pense que esse é um livro sobrenatural que fala sobre uma família amaldiçoada e assombrada por espíritos. Não há dúvidas que eles são assombrados, porém, por fatos mais reais e palpáveis do que qualquer um deles tem coragem de confessar. Cara e sua família vivem em uma bagunça emocional tão intensa que fica difícil acreditar que sua mãe, como adulta, deveria ser o porto seguro de todos, quando ela nem mesmo conseguia se sentir segura.

Livro com uma capa interessante e boa diagramação, tornando o ato da leitura muito confortável. 

Veja o vídeo aqui:



Título: Tempora de acidentes
Autora: Moïra Fowley-Doyle
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2016
Compre: aqui

16 comentários:

  1. Sissi!
    Tão bom ver que o livro foge do convencional, mais um atrativo.
    Tão bom quando um livro supera nossas expectativas e nos traz uma boa leitura.
    Fiquei bem curiosa em poder ler, porque parece um enredo diferenciado e bem interessante, adorei!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Realmente esse me surpreendeu... mas gostei bastante da leitura!

      Excluir
  2. Gente, eu fiquei lendo a resenha e me perguntando onde eu estive por este tempo todo que não me recordo de jeito nenhum deste livro?
    Puxa, já é "antigo" e mesmo assim, não tenho lembrança dele de jeito nenhum.
    Apesar de pensar sim, que tinha algo de muito sobrenatural e ter me surpreendido que os fantasmas são outros, é um livro que já me chamou a atenção também e com certeza, vou atrás dele!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, menina Angela... eu lembro de ter ficado alucinada com esse livro. Dai quando peguei ele, coloquei na estante e esqueci...
      Mas a leitura valeu demais!

      Excluir
  3. Oi, Sissi!
    Nossa, tô cheia de livros aqui em casa que chegaram de trocas do Skoob e até hoje não li! Alguns já estão aqui há tempo tempo que já até perdi o interesse! Hahahahha! Sobre "Temporada de acidentes", bem legal as explicações não serem sobrenaturais, prefiro assim!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tô assim... nao dou conta do tanto de livro que tem aqui.... porque fazemos isso, né?

      Excluir
  4. ola
    tambem tenho muito livro que comprei há tempo e estão parados aqui em casa e de repente são boas estorias ,que nos supreendem e o que sempre gosto de falar livros não tem data de validade
    voce trocou o livro em 2016 leu agora e gostou QUE bom que a leitura foi satisfatoria e traz varios questionamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que eu tenho livro aqui de 2010 se bobear... preciso dar um gás!

      Excluir
  5. Olá! Parece ser um livro bem surpreendente, não li, mas fiquei bem curiosa para desvendar todos esses mistérios, achei interessante a maneira como a autora apresenta a história, mesmo ela vendendo uma fantasia, que pelo visto não tem nada de fantasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mesmo... ela vende como uma fantasia mas tem uma dura realidade na história!

      Excluir
  6. Oi, Sissi
    Mesmo sendo um pouco velhinho, o importante é ler.
    Eu adoro essa capa!
    Um suspense que envolve o leitor do início ao fim, com uma leve pitada de sobrenatural, mas que deixa muito curiosa a respeito de Elsie e porque de todo mês de outubro ser temporada de acidentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb AMO essa capa... acho que o botão vermelho me chamou para a leitura hehehe
      Se você tiver a chance... leia!
      beijao

      Excluir
  7. O meu erro foi ter ido com muita sede ao pote achando que o livro se tratava de um thriller ou terror. Me lembro de ter lido ele no ano de lançamento. Sla me frustei um pouco mas o livro não e de todo ruim

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já tinha visto esse livro mas nunca parei para saber mais. Ao ler a resenha fiquei bastante curiosa, uma premissa ótima.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sissi
    Eu tentei ler ele logo que foi lançado,mas parei, achei muito lento.
    Mas agora lendo sua resenha fiquei bem curiosa pra saber mais sobre os mistérios todos dessa família. Parece ser bem impactante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Que curioso! Adoro suspenses e segredos, mas nunca li nada com a temática de maldição familiar. Já vi muito esse livro por aí, mas nunca tinha parado para ler uma resenha. Achei muito interessante a história da Bea e da Elsie, espero que aprofundem a coisa do tarot tanto quanto pareceram aprofundar na menina misteriosa. Não esperava por alucinações! Estou muito curiosa com o livro (embora tenha ficado um pouco desanimada depois de ler dois comentários aqui acima dizendo que o livro é lento e "não de todo ruim"), estava super animada, agora estou um pouco na dúvida se leio ou não, mas já está na lista.


    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.