Fala galera, hoje trago mais uma entrevista, dessa vez com o autor Diogo Andrade, autor de A canção dos Shenlongs, uma fantasia incrível que você pode conferir clicando aqui.

1 – Olá Diogo, antes de começarmos, poderia falar um pouco mais sobre você?
R - Meu nome é Diogo Andrade, tenho 34 anos, nasci e vivo no Rio de Janeiro. Sou escritor, autor do livro A Canção dos Shenlongs.

2 – Quando foi que você começou a se interessar por fantasia? Qual foi o primeiro livro do gênero que você leu e te encantou?
R - É difícil lembrar qual foi o primeiro livro de fantasia que li. Acho que foi Harry Potter. E logo depois li O Senhor dos Anéis. Isso sim é algo que lembro com clareza: embora eu goste até mais dO Hobbit, li o Senhor dos Anéis antes de ler O Hobbit. rs

Desde pequeno, sempre gostei de histórias, especialmente das fantásticas e de aventura. Consumia tudo o que conseguia por as mãos sobre esses temas, o que na década de 90 não era muita coisa, ainda mais sem referências. Assim, buscar essas histórias nos livros, foi um caminho bem natural.

3 – Quando você decidiu que era hora de deixar de ser apenas um leitor para se tornar um escritor?
R - Como disse, as histórias sempre estiveram presentes na minha vida. E quando na adolescência comecei a ler mais, elas surgiram naturalmente. Porém, levou um tempão para começar a por no papel. Escrever um livro sempre me pareceu algo distante. Demorou até que eu realmente decidisse colocar essas histórias para fora.

4 – A Canção dos Shenlongs foi sua primeira experiência com a escrita, ou veio depois de muita tentativa?
R – A Canção dos Shenlongs foi meu primeiro livro publicado. Eu vinha trabalhando no meu projeto atual, quando senti a necessidade de escrever uma história mais curta, dentro do mesmo universo, mas que trouxesse elementos que introduzem o leitor aos shenlongs e seu mundo.

A ideia com A Canção dos Shenlongs era criar um prequel que narrasse os eventos que seriam o estopim para os acontecimentos do próximo livro.

5 – Quais foram suas maiores inspirações na hora de escrever A Canção dos Shenlongs?
R - Filmes e histórias de artes marciais, especialmente kung fu, fizeram parte da minha formação. Sempre adorei histórias do tipo. Mas não encontrava livros de fantasia com essa temática. Assim, decidi escrever um. rs

6 – O seu livro tem foco na cultura oriental, acredito que muita pesquisa deve ter sido feita para a realização do livro. Como foi esse processo? Foi um trabalho difícil ou você já era familiarizado com a cultura?
R – Sim, pesquisei bastante. Já tinha uma boa bagagem, pois, como disse, sempre consumi muita coisa relacionada ao tema. Também treinei kung fu durante um tempo. Mas, na hora de escrever um livro é diferente.

Embora eu seja da opinião de que um mundo de fantasia deve sempre servir para impulsionar a história, é necessário um aprofundamento na pesquisa, especialmente para a criação de um contexto verossímil. Estudei bastante sobre o tema.

7 – Seu livro é um dos mais bem avaliados da Amazon no quesito fantasia, você imaginava que ele faria tamanho sucesso? Qual sua sensação de ver isso acontecer?
R – Nunca imaginei que o livro teria tanto alcance. Superou em muito minhas expectativas. É bem gratificante ver as pessoas me pedindo por mais. Espero que gostem do que vem por aí. rs

8 – Por falar em fantasia, como você vê o atual cenário da literatura fantástica no país? E que outros autores nacionais você indicaria para os seus leitores?
R - Tem muita coisa muito boa sendo produzida na literatura fantástica nacional. A lista de nomes é enorme, mas para citar alguns: Danilo Sarcineli, Diogo Ramos, Ana Lucia Merege, Cristina Pezel, Fábio Fernandes, André Regal, Gabriel Tenyson, Ian Fraiser, Clecius Duran, Rodolfo Sales, Thiago d’Evecque, Diego Guerra, Jana Bianchi, Fernanda Castro, Karen Alvares Eric Novello, Eneias Tavares, Karen Soarele, Leonel Caldela, Eduardo Spohr e Affonso Solano. Sério, não faltam nomes.

9 – Uma certeza é que quem leu certamente está esperando ansioso por uma continuação. Podemos esperar uma em breve? O que você pode nos contar sobre ela e sobre outros projetos?
R – Venho trabalhando em diversos projetos, e este ano terei muitas novidades para vocês. Vale aguardar. =)

Uma delas, já anunciada, é a versão em audiolivro d’A Canção dos Shenlongs que será lançada gratuitamente nas próximas semanas nas principais plataformas de streaming de música, como Spotify, Deezer, AppleMusic, Anchor, etc. Quem quiser conferir, o teaser já está disponível por lá.

10 – Para finalizar digo que uma coisa notável é o crescimento do personagem Mu durante a narrativa, recebendo ensinamentos através de conselhos ou através da vida o obrigando a fazer escolhas. Então para finalizar eu gostaria de saber de você, que tipo de ensinamentos gostaria de transmitir para o público que está lendo essa entrevista e para os leitores de sua obra?
R - Mu precisou lidar com muitas diversas adversidades, mas fez o que precisa fazer, mesmo nos momentos em que não se sentia capaz. Estou bem longe de ser um Sarujin, mas se pudesse fazer uma pequena sugestão a quem nos lê, seria essa: Faça o que você precisa fazer. Não espere. Vai lá e faz! Corra atrás dos seus objetivos.

Se você ficou curioso para saber mais, você pode seguir o autor no Instagram e também pode escutar a prévia do audiobook clicando no link aqui. Lembrando que em breve o audiobook estará completo gratuito.

24 comentários:

  1. Fábio!
    Bacana mais um entrevista e agora com autor nacional.
    Confesso que não conhecia o livro, mas uma coisa posso dizer, acredito que o fato do sucesso é justamente por ele ter trazido uma fantasia ainda não escrita, pela cultura japonesa, muitos leitores se ligam nesse tipo de cultural.
    Desejo muito sucesso!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      A cultura japonesa faz um sucesso retado. Fantasia também, juntou os dois, pronto, sucesso kkkkkk. É uma fantasia muito boa =D
      Bjs

      Excluir
  2. ola Fabio
    mais uma otima entrevista e trazendo um autor nacional .Confesso que não o conhecia e nem tinha lido sobre seu livro .Desejo sucesso no seu novo livro e vou atras de mais informaçoes a respeito de sua obra
    parabens pela entrevista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      Sim, e a próxima já programada kkkkk. Da uma olhadinha sim, o conto está no Kindle Unlimited caso tenha. Recomendo a leitura.
      Obrigado ^^

      Excluir
  3. Olá! Adorei as dicas sobre autores nacionais de fantasia, pois apesar de gostar bastante do gênero não conheço muitos das terras tupiniquins, e claro que já vou pesquisar mais sobre A Canção dos Shenlongs, parece ser uma história muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      Pronto, agora tem uma lista enorme de indicações kkkkk. Logo, logo vai ter mais por aqui. Pesquisa sim =D. É uma historia massa.

      Excluir
  4. ingriD Figueiredo28/05/2020, 00:45

    aaaaaaaaaaa A Canção dos Shenlongs é uma fantasia maravilhosa! Dizer que é bem escrita é pouco, sinceramente fico sem palavras pra escrita do Diogo. A história traz uma nova terra, monges, artes marciais, magia... Elementos suficientes pra me prender na leitura e deixar querendo mais. Quero muito a continuação

    Eu fiquei boba em ver como uma história tão curta (são 100 páginas, levando em conta o gênero é um livro curtíssimo) conseguiu trazer tantos detalhes e sentimentos. Confesso que fiquei um pouco confusa no decorrer da trama, afinal, são tantas novas palavras e nomes, além de um ambiente totalmente novo, que eu necessitei de um pouco mais de calma e detalhes pra me situar, rs. Mas nada que tenha me impedido de apreciar a história. #fikadica

    Mal vejo a hora de sair resenha do livro para dar uma leve surtada de novo kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid

      Concordo, é uma baita fantasia. Ele escreve muito bem mesmo. Eu também quero muito ler a continuação, ou melhor "o livro verdadeiro", já que esse parece mais ser um 0.5 pelo que ele falou.

      Verdade, já fica ai a dica pra ele colocar um Glossário na historia kkkkk. Porque realmente tem muito termo.

      A resenha está no insta, clica no link no inicio da resenha =D

      Excluir
  5. Venho acompanhando o trabalho do autor tem um tempinho e que gostoso ontem no Insta, ler a entrevista com ele. Eu nunca me cansarei de elogiar o quanto nossa literatura nacional é rica. Sabe o que mais é preciso? Isso, colocar os autores na mesa para um café gostoso e nos apresentar.
    Fábio, você tem feito isso com maestria!
    Aliás, o blog está de parabéns por sempre trazer isso da nossa literatura.
    Eu ando pensando seriamente em aprender a ouvir livros..rs acho que chegou a hora!!!!
    Adorei conhecer o Diogo e seu livro!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      Verdade, tem muita gente boa nessa Brasil.
      Muito obrigado *-*. Enquanto eu puder irei continuar trazendo.
      Já experimenta essa prévia ai no spotfy. Eu escutei e gostei =D
      Bjs

      Excluir
  6. Não curto muito esse gênero mas estou adorando ler essas entrevistas e ver um pouco mais das motivações dos autores e um pouco do processo ao escrever um livro.
    P.S.: estou adorando as entrevistas, ainda mais quando traz um autor nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiolla

      Obrigado =D. Pois fique ligada que a próxima já está agendada. Aguarde.

      Excluir
  7. Oii!
    Adoro entrevista com autores, podemos conhecer um pouco mais sobre ele. Adorei a entrevista e conhecer-lo, já estou com curiosidade para ler o livro dele.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily

      O Diogo é gente fina demais. Recomendo muito a leitura do livro dele. Você vai gostar.

      Excluir
  8. Olá, Fábio
    Obrigada pela entrevista, é bom poder conhecer mais autores. Se for nacional melhor ainda, nossa ele indicou muitos autores que nem sequer ouvi falar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Sim, sempre bom poder conhecer um pouco mais sobre os autores. Siim, tem muito autor bom ai de fantasia nacional. Recomendo conhecer cada um deles.
      Bjs

      Excluir
  9. Olá!
    Acho muito legal a proposta dele de trazer algo que goste bastante, no caso, as artes marciais, para colocar em sua história, ainda mais em um gênero que eu não esperava. Bem criativo, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna

      Sim, é diferente e ao mesmo tempo bem legal. O Diogo escreve muito bem. Da uma olhadinha =D.

      Excluir
  10. Adoro essas entrevistas fofas com autores nacionais. Acho mais incrivel ainda como todos eles cresceram e tiveram otimas influencias com os memoraveis O Hobbit, senhor dos aneis e harry potter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina

      Acho bem legal também essas entrevistas. Bom ver as motivações dos autores. Sim, influências incríveis e indispensáveis no mundo da fantasia.

      Excluir
  11. É sempre bom saber que estão surgindo escritores novos no Brasil. Que esse livro seja sucesso e que em breve possamos ler resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Esse livro já é sucesso kkkkk
      A resenha você pode encontrar no Instagram, como foi dito lá em cima. =D

      Excluir
  12. Acredito que como ocorreu com muita gente (inclusive da minha irmã de 9 anos, pois já estou apresentando esses livros/filmes pra ela), Harry Potter também foi meu primeiro contato com fantasia, amo até hoje! Não cheguei a ler A Canção dos Shenlongs, achei interessante ele ter decidido escrever sobre o assunto, pois não conhecia nenhum do tema.

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda.

      Muito boa essa sua iniciativa =D. Espero que ela se torne uma leitora avida =D. Sim, é um livro bem interessante, recomendo =D

      Bjs

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.