Uma metáfora no fundo de um livro
James e Amelia marcaram o que eles acharam ser o melhor primeiro encontro do mundo. Uma canoa, um lago, um cooler com cerveja gelada e almoço. Realmente tinha tudo para ser incrível, ainda mais que o segundo lago que existia era mais tranquilo e menos usado, o que garantia uma tranquilidade maior, com uma vista linda só para eles.

Tudo está indo perfeitamente bem, até que os dois jovens encontram um túnel escondido pela vegetação, que o leva para um terceiro lago. Um lugar no qual James nunca escutou antes. O lago parece mais feio que os anteriores, talvez, como Amelia frisou bem, ele não seja feio, é apenas o fato de estarem acostumados com a beleza dos dois anteriores. Mas esse lago tem uma coisa que os outros não tem, uma casa.

Uma descoberta impossível em um lugar inusitado. Como aquela casa foi parar ali? Por quê? Quem a colocou? Tudo isso são perguntas que eles não podem fazer, pois no momento da descoberta, apenas duas coisas ficaram claras. Primeiro que eles iriam mergulhar para explorar a casa e segundo é que não deveriam perguntar nem o porque e nem como ela foi parar lá ou as coisas que existiam dentro. Mas a dúvida é, será que alguém mora lá?


Uma casa no fundo de um lago é um livro do mesmo autor de Caixa de Pássaros. Então se você já leu o livro do autor, sabe que ele não é do tipo que de dá uma história com todas as respostas. Não porque ele não saiba como explicar, mas sim porque suas histórias são em sua maioria subjetivas. Esse livro por exemplo é uma metáfora enorme, de certa forma até poético.

Esse tipo de coisa talvez seja o que faz a maioria dos leitores acabarem por não gostar do livro. Vi muitas críticas por aí em outras resenhas, dizendo que o livro era fraco e não chegava perto do suspense apresentado em Caixa de Passáros. Bom, se você for comparar, realmente não chega, porém, acho que é muito errado comparar essas duas obras. Esse livro tem uma trama totalmente diferente, enquanto Caixa de Passáros é mais voltado para o terror psicológico, esse apesar de apresentar certas partes tensas em uns poucos momentos, não foi escrito para ser um terror e sim mais uma ficção com metáforas sobre relacionamento.

E sim, apesar do que a maioria das opiniões dizem, eu gostei bastante do livro. Criei algumas teorias durante a leitura e quando finalizei tive a minha própria. Debati com algumas pessoas que leram e gostaram e todas tinham opiniões diferentes. E esse talvez seja o ponto principal do livro. Provocar a reflexão e fazer com que cada um tenha sua própria experiência.


Com um pouco de suspense, romance e mistério, Uma casa no fundo de um lago se tornou uma ótima leitura. É um livro que você pode ler para relaxar, pois cada capítulo não conta com mais que 3 ou 4 páginas e isso faz com que a leitura voe. Sem contar na escrita do Josh, que é inegável, você goste ou não dos livros dele, que é uma escrita hipnotizante. Ele sabe os momentos certos de lhe deixar tenso ou de acalmar. Ele sabe prender a atenção do leitor.

Então, experimentem dar uma mergulhada no fundo desse livro e desfrutar os mistérios presentes na casa no fundo de um lago.


Título: Uma casa no fundo de um lago
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 160
Ano: 2018 (ano original 2016)
Compre: aqui

26 comentários:

  1. ingriD Figueiredo26/05/2020, 02:18

    É um livro pequeno, mas muito bem construído, os personagens são verossímeis e razoavelmente bem desenvolvidos. A história se desenvolve bem, sem clichês ou partes confusas.
    Só o final que não achei grandes coisas, mas no geral vale a pena sim. Fiquei contente quando resolveram traduzir para o Brasil.
    Acho que (para quem leu A Caixa de Pássaros) é impossivel não ficar na expectativa de um livro que te deixe apreensivo, ou com inumeras teorias sobre o final rs. Tive que ler mais umas duas vezes as últimas páginas para tentar capturar a idéia do autor. É um desfecho muito psicológico eu diria, mas confuso demais. Isso me causou muita inquietação e também me deixou perdido entre estar irritado ou maravilhado com a mente do autor lkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid

      Verdade, ele é todo bem construido. Ai que tá a coisa, concordo que é impossível não criar uma certa expectativa, porém são propostas diferentes, ai acaba frustrando o leitor se ele não for com isso em mente. Eu admito que até gostei do final kkkkk. Criei umas teorias malucas, mas tudo bem kkkk. Mas concordo que geralmente o autor tem o habito de irritar os leitores no fim kkkk.

      Excluir
  2. Ainda não consegui ler este livro. Na época fiquei com medo, por conta de Caixa de Pássaros que particularmente eu gostei demais.
    Aí se cria expectativa, não dá para fugir disso.
    Mas pelo que pude entender, o gostoso é isso da interpretação. Do lado poético da coisa toda. Só fiquei pensando no que eu faria. Eu ia entrar nesse túnel?? Mas é nunca!
    A medrosa aqui ficaria quietinha.rs Mas talvez aí esteja a grande parte que o livro quis deixar: Escolhas!
    Pretendo ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela.

      Espero que consiga em breve. Verdade, mas se ler vá com a ideia de que é algo bem diferente de Caixa de Pássaros, não da para comparar os dois. Sim, é bem legal esse lado interpretativo da coisa, aliás, o próprio túnel acredito eu que seja interpretativo kkkkkkkkk O livro todo na verdade. Tomara que consiga ler sim.
      Bjs

      Excluir
  3. Estou lendo esse livro no momento, e é muito bom mesmo. super recomendo!

    Meu Blog: Apostando na Loteria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda

      Sim, muito massa. Acho que mais pessoas deveriam ler. =D

      Excluir
  4. Olá! Como ainda não li Caixa de pássaros não corro o risco de fazer comparações entre os livros, e, claro que a resenha me deixou bem curiosa para conferir os mistérios que cercam o lago e essa casa, ainda mais que a história não possui terror né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      Verdade, ela tem um ou dois momentos bem tensos, mas não é terror não =D.

      Excluir
  5. Caixa de Pássaros é um livro que desejo ler faz tempo, já li livros do gênero e gostei bastante.
    Gostei do enredo desse livro, um livro curto e que parece ser de uma leitura fluida e rápida.
    Mas fiquei intrigada com essa casa e com esse terceiro lago, além de todo o mistério que os cercam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiolla

      Caixa de Pássaros me deu uma certa raiva da cara do autor kkkkk mas eu gostei demais, achei muito bom. Esse ai é sim bem rápido, da para ler em um dia tranquilo. O mistério é algo para refletir por dias kkkk

      Excluir
  6. ola Fabio não li nada do autor então não tenho ideia de como ele escreve
    mas como esse é um genero que gosto já estou adicionando a minha lista de leitura .gostei do fato de ser um livro que se le rapido,sem contar que tem poucas paginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      Recomendo então tanto esse como Caixa de Pássaros, esse segundo recomendo sem duvidas. =D

      Excluir
  7. Fabio!
    Acredito que cada leitura é bem pesoal.
    Gostei que o plot do livro é sobre reflexões e metáforas sobre relacionamentos.
    Já li Caixa de pássaros e se é do mesmo autor, já me interessa.
    Sou fã de terror também!
    A maioria dos adolescentes é irreverente e vai para onde não deveria ir, né?
    É tem umas coisas bizarras, mas dá para ler e fiquei curiosa para saber essa história da casa embaixo da água...
    Quero poder conferir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Verdade, cada um acaba interagindo de uma forma. É sim um livro cheio de reflexões, recomendo. O Josh escreve muito bem. Tem sim umas coisas bizarras e uns dois momentos de se cagar de medo kkkkkk mas não é terror, são só dois momentos específicos.

      Bjs

      Excluir
  8. Oii!
    Tenho o livro mas não li. Já vi muitos comentários em relação ao livro, tanto negativo e positivo. Parece ser interessante a historia. Espero ler e ter as próprias conclusões!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily

      Tomara que goste, vá com a mente aberta que não vai ter surpresa ruim.

      Excluir
  9. Olá!
    Pensei que a canoa iria afundar e eles iriam encontrar a casa no fundo do lago (??????) 😂😂
    Fiquei curiosa pela história, ainda mais por saber que é do mesmo autor de Caixa de Pássaros, que gostei bastante, e não me importei com a subjetividade do livro, apesar que a pior besteira foi ter virado uma adaptação da Netflix e ter surgido cada interpretação na internet que olha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna

      kkkkkkk Boa teoria. Olha, eu até que gostei da adaptação da Netflix kkkkk. Leia sim, tem grande chances de gostar. =D

      Excluir
  10. Eu li esse livro na epoca que foi lançado lá nas gringas e achei a historia bem confusa, talvez até por causa do meu pessimo ingles mas eu vou cogitar a ideia de reler o livro novamente para dar meu aval de vez. Ate gostei do livro caixa de passaros do autor mas não foi nada muito emocionante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina.

      Tenta reler. Talvez a visão mude, talvez não kkkk. Mas é uma boa opção para releitura. Caixa de pássaros eu achei até bem legal.

      Excluir
  11. Realmente li várias resenhas negativas sobre esse livro, e comparar com Caixa de pàssaros é inviável. Também quero ler esse livro e tirar minhas conclusões, pode ser que eu não goste, mesmo assim gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula

      Sim, sempre acontece de acabar não gostando, mas pelo menos você vai ter tentado né? Esse que é o bom, tirar as próprias conclusões. Mas garanto que a leitura vai ser no mínimo reflexiva.

      Excluir
  12. Oi, Fábio
    Li muitas resenhas negativas do livro, e penso que esse livro tem o lado positivo. Apenas questão de perspectiva ou gosto, né.
    Minha única experiência com o autor foi com Caixa de pássaros que li em janeiro e gostei muito estou ansiosa para ler o segundo livro. Aliás quero ler os outros livros dele.
    Tenho muita curiosidade para ler esse livro e descobrir todo o mistério do lago, da casa. Já que esse livro prende o leitor é apenas questão de horas para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Acho que vale a pena arriscar. Tenta ler sim. Talvez você goste. Ele é rápido e bem reflexivo. Também quero ler Malorie, mas acho que primeiro vou tentar ler Piano Vermelho.

      Bjs

      Excluir
  13. Li tantos comentários negativos sobre o livro, que na época do lançamento desanimei. Morri de vontade de ler Caixa de Pássaros no lançamento também, mas deixei pra lá e depois com todo o hype acabei perdendo a vontade. Amo suspenses e romances, os dois juntos deve ser algo incrível. Gostei dos capítulos serem pequenos, não sabia disso.

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda

      Pois recomendo os dois. Leia Caixa de Pássaros primeiro. É de deixar doido, tanto de tensão como de raiva no fim kkkkk. Mas uma raiva boa kkkk.

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.