Olá, leitores. Eu sei que muita gente não lê determinado escritor justamente porque não sabe por onde começar. Há alguns dias eu trouxe um post citando 4 livros para começar a ler Stephen King e resolvi trazer sempre essa dica porque acho que ajuda muita gente.

Esse post, no meu caso, eu queria ter lido antes de ter iniciado a leitura da rainha do crime. Sabe por quê? Eu comecei errado e li o final de tudo: “Cai o pano”. Não que o livro tenha sido ruim, foi um dos melhores que já li dela. Incrível MESMO! 

“Então por que não posso começar por ele, Naty?” Entenda, eu comecei pelo final da carreira dela, e foi exatamente isso que complicou. Vou explicar melhor. 

Agatha Christie queria evitar que escritores escrevessem sobre seu personagem após a sua morte, já que muitos inventam continuações, como foi o caso da série “Millennium” de Stieg Larsson. O escritor faleceu e David Lagercrantz deu continuação ao que seria uma trilogia, mas com a publicação de David, ele lançou o quarto livro e sabe-se lá Deus se haverá outros. Não li, mas não vi ninguém elogiando. 

E é justamente esse estrago em suas obras que Agatha Christie quis evitar. Portanto, ler “Cai o pano” logo de cara será um balde de água fria para você iniciar. Também não precisa ser o último livro que você precisa ler só porque foi o último publicado. É só uma questão de lógica. O livro é MUITO bom, porém, você não vai querer começar pelo final da carreira dela e pelo último caso investigativo. Vai? 

Indico que leia alguns, desfrute, conheça os personagens, se apaixone, se encante. E então, se já achar conveniente, pode ler esse. Mas não queira mergulhar logo de cara, sendo o primeiro, como eu fiz. 

Se você quer começar por algo legal, leia “Noite sem fim”, “O Natal de Poirot”, “O assassinato no Expresso do Oriente” ou outro que alguém te indicou que gostou. Existem vários excelentes para isso.

Uma curiosidade: ainda que “Cai o pano” tenha sido escrito na década de 40, ele foi mantido num cofre até sua publicação em 1975 (um ano antes da morte da escritora) pelos motivos que já citei acima. 

Gostaram desse post? O que acharam dessa ideia da autora? Eu particularmente adorei.

9 comentários:

  1. Agatha Christie é simplesmente MARAVILHOSA!
    Suas histórias são envolvente cheias de mistérios bem escritos.
    Ainda não li Cai O Pano mas fiquei bem curiosa

    ResponderExcluir
  2. Naty!
    Na minha adolescência tive o imenso prazer de ler os livros dela e desde o ano passado, tenho feito algumas releituras, sempre fantástica.
    Adorei sua orientação e a postagem é bem pertinente, principalmente porque quando não lemos um autor ainda, não sabemos o que esperar e por qual livro começar.
    Parabéns pela ideia.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. ola
    eu tenho quase todos os livros dela ,falta pouco para completar a coleçao
    gostei do post ,é sempre bom essas orientações.
    Ainda não li esse livro quero ler os outros primeiros

    ResponderExcluir
  4. Eu amei o post quando você o levou ao Insta. Mesmo não tendo lido tantas obras da Diva, eu li alguns, mas nunca havia me prendido nisso do "ler meio que na ordem" e oh, confesso que só soube disso do guardar o livro, agora, com você!
    Eu sou uma leitora que comprou a trilogia Millennium de Stieg e quando ele faleceu, pronto, para mim,acabaram os livros, tanto que me recusei a ler os demais livros(se minha memória não estiver péssima, são mais 3)
    Então, tiro o chapéu para Agatha!!!
    E agora, quero "começar do começo", até para absorver melhor do que essa grande mulher nos deixou!!!
    Beijo e obrigada!!!

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Oi Naty,
    Então... eu comecei por Assassinato no Expresso Oriente e não indico hehe
    Peguei birra da autora porque achei o final do dito cujo meio preguiçoso, essa birra me fez bloquear minha capacidade de gostar de O Natal de Poirot, embora ache ele bem melhor do que o supracitado, só fui gostar mesmo da autora quando li O Cavalo Amarelo.
    Meus favoritos hoje são:
    E Não Sobrou Nenhum
    Convite para um Homicídio
    Um Brinde de Cianureto e
    A Mansão Hollow

    http://hiattos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Quando estava lendo Cai o Pano, fui pesquisar sobre para saber se ia tomar aquele rumo mesmo e acabei descobrindo essa curiosidade, que ele ficou guardado para lançar após a morte dela. A mulher é um gênio! É uma das minhas autoras favoritas, sempre a primeira que eu cito! Me lembro de ter essa dúvida sobre por onde começar e acabei lendo Um Corpo na Biblioteca e me apaixonei, não parei mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu tenho bastante curiosidade em conhecer a escrita da autora, e confesso que não tenho ideia por qual livro começar, então claro que adorei as dicas, acho que a autora foi muito inteligente em dar um fim a seus personagens, para evitar continuações, muitas vezes desnecessárias né.

    ResponderExcluir
  8. Sou muito fã da autora e seus livros marcaram minha infância. Realmente Cai o pano não é um livro para se ler antes de conhecer os grandes feitos de Hercule Poirot. Quando li esse livro, ja tinha lido muitos livros da Agatha Christie, então não fiquei tão impactada. Indico A terceira moça, A noite das bruxas e Os crimes ABC.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não sabia desse fato da autora. Eu já li dois dela e sou apaixonada, eu comecei por assassinato no expresso do oriente e adorei demais e esse ano li Morte no Nilo e já ansiosa para o próximo livros dela. Ela é incrível na escrita!

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.