Olá, leitores. Hoje vamos falar da importância de lermos suspense. Na verdade, o hábito literário é super importante para os nossos dias. Nesse período da quarentena, confesso, estou lendo bem menos do que gostaria, mas reconheço que ler nos ajuda e muito em nosso dia a dia. 

Primeiramente, um estudo de uma rede de livraria britânica comprovou que ler emagrece e se o livro for de ação, suspense, terror ou sexo a taxa média de calorias gastas acabam dobrando. Acreditem! Isso acontece porque esses gêneros nos deixam com mais adrenalina, fazendo com que o corpo se prepare para situações que exijam mais dele, o que faz que nosso apetite seja reduzido e que o metabolismo acelere, ocasionando a queima maior de calorias. 

Talvez esse motivo não seja tão instigante para você que curte outros gêneros que são mencionados nessa lista. Porém... 

Quando lemos suspense, observamos tudo ao nosso redor de outra forma. Seja ao redor dentro do livro, nos cenários, nos elementos e narrativa, seja também em nossa vida. A gente começa a enxergar que as coisas sempre têm dois pontos de vista e não apenas o nosso. Passamos a analisar com mais precisão e aceitar muitas outras. O que você não pode mudar... ou você aceita ou você abre mão. 

Ler suspense melhorará a sua criatividade numa forma geral. Já que você precisará inventar em sua mente teorias para resolução dos problemas e até mesmo para descobrir quem é o culpado, quem é o inocente e como tudo aconteceu. Sem contar que isso te ajuda muito a resolver seus próprios problemas, além de melhorar na depressão e na ansiedade, já que a leitura em si ajuda muito nesse último caso. 

Outro ponto legal é que, diferente de alguns, aqui o clichê pode até existir em alguns livros, mas a intenção é fugir deles. Então, você ficará mais antenado e se preparará para o que der e vier. Afinal, pode acontecer qualquer coisa na história. E o legal é justamente isso, fugir do clichê, fugir das coisas óbvias e buscar o plot twist (reviravolta no enredo) mais extraordinário possível. 

Esse gênero também te ajuda a sair de uma baita ressaca literária, pois você ficará preocupado em saber o que acontecerá, em entender toda a história e acabará se envolvendo no livro. As ressacas tendem a nos deixar largados, sem conseguir mergulhar na obra. E com o suspense é exatamente o oposto, você ficará vidrado a cada virada de página. 

É ou não é um gênero delicioso para ser lido? O que vocês acham? Gostam de ler suspense? Farei uma parte 2 desse post e trarei livros de suspense para quem não gosta de suspense. Combinado?

10 comentários:

  1. Olha aí mais uma vantagem da leitura!!!!!
    Tomara que tenha perdido algumas gramas na última maratona literária de suspense que participei! rsrsrs
    Vou correndo add livros de suspense na minha wishlist

    ResponderExcluir
  2. Blogwalking here from Malaysia. Regards! :)

    ResponderExcluir
  3. Mais que combinado!!!! Eu amo demais tudo isso. Suspense, terror. Eu amo sentir medo...oh, lendo! rs Confesso que ver na tv, já é mais, digamos, diferente!
    O suspense te prende, é como se a cada virar de páginas, seu coração batesse mais forte e isso automaticamente vai te dando mais ânimo para ler mais e mais!
    Já vou ficar no aguardo das dicas e quem sabe não venha também um post lá no "Tardis" com indicação de suspenses legais hein, hein?? rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Naty!
    Depois dos romances, o suspense é meu gênero favorito, porém vou discordar desse estudo que quem lê o estilo, emagrece, caso contrário, seria magérrima e isso não aconte...kkkk
    O que mais gosto no estilo é realmente a tensão que temos durane a leitura e fico ligada na história até terminar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. OLA
    Suspence está na minha lista de generos favoritoas,depois dos romances de epoca ,esse é tipo de livro que eu anoto para comprar ,até mais do que romance contemporaneo .
    o que eu gosto num livrp de suspence é a capacidade do autor de preparar armadilhas para o leitor e eu adoro quando um autor me faz de trouxa num livro de suspence e quando nos faz sentir um friozinho na barriga
    lendo Agatha Christie eu aprendi que muitas vezes a diferença está nos detalhes .
    sim traga para a gente indicações de livros de suspence

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que esse é um gênero que me propus a ler mais esse ano, mas que confesso estou devendo, mas quem sabe essa nova informação sobre a perda de peso me anime a me aventurar mais em novos gêneros, aguardando as próximas dicas para decidir por onde começar.

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Esse é um gênero que eu amo, e suspeita pra falar, porque basicamente só tenho lido isso nos ultimos tempos kkk
    Eu amo a questão de não ter clichês, e de sempre esperar por reviravoltas, e coisas fora do óbvio.
    Agora, o que mais amei, sem dúvidas, foi a questão do emagrecimento kkkk

    Bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  8. Por que ler suspense? Simplesmente pois é bom demais! Adoro a sensação de ficar ansiosa e teorizar sobre tudo, até descobrir o que aconteceu/vai acontecer. Não sabia que ler emagrece haha agora que vou ler adoidada então.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Amo demais esse gênero, gosto de dar uma de Sherklock Holmes para tentar adivinhar o assassino na trama. Não sabia que ler suspense poderia diminuir o peso, já irei começa a ler mais. kkkk

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de suspense, mas depende muito da história. Gosto daqueles onde ocorre assassinatos e no final é alguém que ninguém espera, esses são os melhores. Ja estou esperando pela paete dois com aa dicas de livros.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.