A cor púrpura é um romance escrito por Alice Walker, vencedor de prêmios importantes, como o Pulitzer. Eu sabia que esse livro era um clássico e muito amado, mas tinha medo de fazer a leitura, pois como uma pessoa negra, livros onde os negros sofrem são difíceis demais para mim. Não é o caso desse.

Essa é uma história de autodescobrimento, amor próprio, esperança e coragem. Nossa protagonista se chama Celie, ela vive junto com o marido e os filhos dele. Celie foi dada para esse homem bem jovem, pelo padrasto, depois de ser estuprada por ele. Nossa personagem teve dois filhos com esse padrasto, que foram separadas dela e dados para outras pessoas. Quando começamos a história, Celie é uma mulher triste, que aceita seu destino e vida miserável, e que acredita que não merece mais que isso.

Ao longo da história, nós vamos ver todo o seu crescimento. A narrativa é em forma de cartas, que Celie começa escrevendo para Deus. Nessas cartas ela conta seu dia a dia, o quanto trabalha para seu marido, o quanto apanha dele, o quanto sente saudades dos seus filhos e da sua irmã. Celie acredita que apanha porque merece, que Deus espera dela esse tipo de obediência com o marido e que a vida de uma mulher preta e pobre só pode ser essa. Sua vida se resume a trabalho e ela desconhece carinho e afeição. Até que Shug Avery, uma cantora que ela acha linda e inspiradora, chega até a sua casa, e isso muda tudo.


Celie vai descobrir, convivendo com essa mulher, que o que ela sabia da vida não é nada. Shug ensina que ela não pode apanhar do marido, que não merece a vida que leva, e que amor, carinho e prazer foram coisas negadas a ela durante a vida toda. É incrível ver essa personagem crescer. É muito dolorido ver as vezes que ela fica quieta, como se sente sozinha, como escreve para Deus tentando conversar com alguém. Nettie, sua irmã, foi separada dela pelo marido também, e ambas nunca mais se falaram. Celie acredita que está sozinha no mundo, e quando Shug aparece ela começa a perceber coisas pequenas, as benções da vida, a força que achava que não tinha. 

O prazer de escutar música, de se arrumar. O prazer de ter alguém que a ama, que valoriza o que ela faz. Aprende a ficar sozinha, a gostar da sua companhia, percebe que sabe fazer muito mais do que apenas cuidar dos filhos do marido e limpar sua casa. Percebe que sua relação com Deus e o que ela acreditava ser Deus pode mudar. Aprende a entender o que ela quer para si, para sua vida. No meio do livro temos uma reviravolta importantíssima para a história, e aiíCelie fica ainda maior, mais desafiadora. Enfrenta o marido abusador e decide criar uma vida nova para ela, onde vai se amar, amar de volta e ser feliz. É maravilhoso.

Não é um livro fácil, temos sim sofrimento, mas o livro não é sobre isso. Ele demorou para começar a funcionar para mim, mas vale a pena a paciência. A última carta me deixou muito nervosa e eu terminei o livro em lágrimas. Queria abraçar todas as mulheres aqui. Celie corajosa demais, Nettie ainda mais, maravilhosa e inabalável no amor e paciência. Shug me irritou um pouco, mas não posso negar sua importância. Sofia, que foi a primeira mulher a dizer a Celia que quando o marido batesse nela, Celie deveria revidar e quebrar a cabeça dele. Fui totalmente a favor.  Amei como essa história é delas, como elas contam, como elas tomam o controle da própria vida e como elas ensinam o leitor que nunca é tarde para ser feliz, que respeito é o mínimo e que todo mundo merece amor, de todas as formas. 

Título: A Cor Púrpura 
Autora: Alice Walker 
Editora: José Olympio
Páginas: 335
Ano: 2016
Compre: aqui

11 comentários:

  1. Li esse livro mes passado e amei muito também.
    Tem momentos que a leitura é bem lenta, acho que por questao dos assuntos também nao serem faceis.
    Mas teve umas partes taaao taaao lindas!!
    Amo demais!!

    ResponderExcluir
  2. Je!
    Não tive oportunidade de ler o livro ainda, mas já assisti a adaptação cinematográfica e é totalmente comovente e doloroso sim, mas como falou, a superação e mudança de vida é o foco maior, ainda mais n aéepoca em que tudo é ambientado.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Irei ler A Cor Púrpura esse ano no projeto #LendoClassicoCP.
    Já estou me preparando psicologicamente para a leitura.
    E também pretendo assistir a adaptação

    ResponderExcluir
  4. Eu vi a adaptação há um tempo e confesso que perdi alguns detalhes da produção(memória péssima) mas a luta de Celie é ainda a luta de tantas mulheres, que aprendem que suas vidas não precisam ser apagadas.
    Que é preciso ter esse prazer em atitudes que podem parecer simples, mas que não são a quem sempre acreditou não ter valor nenhum.
    Com certeza, é um livro que sonho em ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Acho esse livro pesadíssimo mas muito importante ... tem q passar pelo sofrimento de ler pra realmente apreciar. Ainda não tive a coragem de ver a adaptação (principalmente por ser antigo, eu não curto mto filmes antigos kkkkk) mas com certeza ta na minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Sim, ver o sofrimento é algo que nos atinge diretamente ne? É doloroso.
    Já ouvi falar um pouco desse livro, mas nada muito aprofundado. A resenha já começa muito pesada ne? Eu realmente me pergunto se consigo ler algo assim. Imagino mesmo que seja um livro que te faz chorar em muitas partes.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li esse livro Deve ser uma leitura angustiante mas que também traz lições táo importante como a importância do amor próprio , de acreditar que todos merecem respeito e que merecem sim ser feliz.
    Temas pesados sáo retratados na obra mas é um retrato do que muitas mulheres passam ainda infelizmente.

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito de ler livros assim, acho angustiante de mais, mas sei da grande importância que eles têm.
    Achei importante as lições que o livro traz, de como a personagem saiu daquele pensamento de que era a culpada por tudo que acontecia na sua vida, principalmente pelas atitudes do marido. Não sei se pegaria o livro para ler, mas vi que tem uma adaptação e vou tentar assistir.

    ResponderExcluir
  9. Olá! O livro já faz parte das minhas prioridades de leitura a um tempinho e espero esse ano finalmente ter a oportunidade de acompanhar essa história tão forte, mas também de certa forma tão inspiradora, não tenho dúvidas de que será uma leitura intensa, mas no final há de valer muito a pena.

    ResponderExcluir
  10. Ja ouvi muito falar sobre esse livro e das qualidades que ele apresenta, mas ainda não tive oportunidade de ler. Gosto de livros que tratam de mudanças e também formas de pensamento.

    ResponderExcluir
  11. Oiie,
    Já observei muitas pessoas lendo esse livro e tal, mas nunca parei para procurar sua histora. Agora lendo sua resenha, não sei se leria nesse momento porque bem provável que eu acabaria em lagrimas, sou bem sensível a esse tipos de assunto sabe, com certeza eu passaria raiva e sentiria a dor da personagem..mas quero muito ler.

    Beijocas:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.