Aposto que muitos leitores já se depararam com diversos livros envolvendo mortos-vivos - ou zumbis, como são popularmente chamados. E, apesar de não ser grande fã de histórias com essas criaturas, a maior surpresa pra mim nesse livro foi o fato delas fazerem parte de um enredo de ficção histórica, fugindo completamente do clichê de histórias de zumbis tradicionais em áreas urbanas, shoppings, etc. E, melhor, as aparições dos mortos-vivos não fazem parte do enredo principal, mas contribuem para que a narrativa fique instigante em momentos específicos.

"O Imperdoável dos Mortos" é uma fantasia histórica que se passa em 1819, após guerras napoleônicas, em grande parte no campo de batalha - em todos os sentidos. Os protagonistas são um grupo de amigos designados a uma missão e de repente se veem em meio a algo totalmente desconhecido. Não há respostas, apenas dúvidas e receios. A única certeza é que algo está vindo do leste, são muitos, e seguem avançando sem parar. Se alastrando. Os chamam de “os mortos”, e um encontro com eles não será nada agradável...
“Por sorte, é da natureza humana que a esperança sempre ressurja para que se saiba que nunca morreu de verdade.”
O livro tem uma linguagem “classuda”, mas não possui palavras difíceis ou algo do tipo. É uma narrativa rica em elementos históricos, diálogos em outros idiomas (com notas de rodapé e traduções, claro), e até mesmo significados de nomes - o que tornou a escrita do Allyson única neste livro. Além desse clima de batalhas e o medo do desconhecido, esse livro é, principalmente, sobre a convivência e a camaradagem de um grupo de amigos em meio a um continente europeu caótico.

Ainda que a escrita do autor seja bem fluida e com capítulos bem curtos, acredito que esse seja um livro para ser lido aos poucos, dando um respiro entre os acontecimentos, já que muitas serão as passagens sobre os personagens. Como mencionei, esse é um livro sobre batalhas, mas guerras não é o foco narrativo. Aqui há uma história com muita História, se é que me entendem, e mesmo tendo sentido que umas passagens foram rápidas demais apesar do livro ser grandinho, é uma obra que com certeza surpreende.
“E se para algumas pessoas aceitar um “não” é difícil, imagine o quão agoniante é para aqueles que acreditam piamente estar sempre certos.”
Com certeza será uma daquelas obras literárias que você marcará muitos quotes, então é bom deixar o post-it ou marca-texto no jeito ao iniciar essa leitura. O livro está disponível em versão física - numa edição belíssima com ilustrações - e também se encontra em e-book e no Kindle Unlimited da Amazon para quem prefere livros digitais.

Título: O Imperdoável dos Mortos 
Autor: Allyson Kato
Editora: Flyve
Páginas: 394
Ano: 2021
Compre: aqui
*Publicidade

8 comentários:

  1. Eu amo as fotos daqui, fico uns bons 10 minutos admirando HAHAHA
    Acho que o único livro que li que chega perto disso é Caixa de Pássaros, que na vdd, a gente nem sabe que monstros são. Tirando isso, não leio esse gênero. Mas essa semana tá cheia de resenhas assim, tô achando até legal.
    Amo quotes marcantes, quem não?! Mas ainda não tenho coragem de marcar KKKK

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, que não tenho familiaridade com a temática do livro, com certeza o leria aos poucos. Não só para compreender a história mas para não sentir tanto medo

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Embora ficção histórica seja um dos gêneros que mais gosto esse livro com zumbis nao despertou minha vontade de ler
    Não curto livros com essa temática de zumbis
    Por isso dessa vez deixo passar a dica.
    Gostei dos quotes .

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não li quase nada de histórias de zumbis, apesar de ja ter consumido muita coisa da midia.
    Gostei das suas observações quanto a escrita, provavelmente um pouco densa a leitura. Interessante!!!
    Gostei dos quotes que separou para a resenha tb!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse universo dos zumbis, mas realmente eles estão sempre na área urbana rs
    O que é até engraçado se a gente for analisar tudo.
    Eu ainda não conhecia o livro,mas admito que já fiquei curiosa por conta de ser isso de ser passado em uma época lá atrás e com base histórica.
    E também pelo fato deles estarem na história e não serem o foco central.
    Com certeza, é um livro que já quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Luana!
    Já baixei lá na Amazon.
    Gosto de livros sobre zumbis e esse é tão diferenciado.
    Deu para notar pelos quotes que teremos de usar muitos post its.
    Bem curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá! Confesso que em se tratando de zumbis, minha tendência é fugir para as colinas (risos), mas mesmo com todo esse medinho, sempre me pego curiosa com essas histórias e fiquei ainda mais com essa por se passar numa época tão diferente do que normalmente estamos acostumados.

    ResponderExcluir
  8. Primeira vez que vejo zumbis históricos, achei a ideia genial. Não sou fã de zumbis, mas gostei dessa história, bem diferente e criativo. Gostaria de conhecer mais e ler esse livro.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.