Jane e Marnie são amigas desde criança. As duas são opostas, mas ao mesmo tempo têm muito em comum, uma dessas características é o fato de que as duas casaram cedo. A diferença é que a Jane nunca gostou do marido da Marnie e um dia ele morre. Jane sabe de algumas coisas que, se tivesse contado ou feito diferente, talvez tivesse evitado essa morte. Mas será que ela seria capaz de contar a verdade para sua melhor amiga?

Sete mentiras é um livro que promete ser um thriller centrado no mistério da morte do marido da Marnie, mas não é isso que acontece. A história na verdade é mais voltada para a relação de amizade entre as duas personagens, tudo contado pelo ponto de vista da Jane. Sendo assim, o leitor pode entrar naquela de ficar desconfiado de até que ponto o que está sendo contado é real, ainda mais em um livro onde o título se chama “Sete mentiras”.

A ideia da trama é legal, mas para mim não funcionou nem um pouco. O livro tem um pouco mais de 200 páginas, porém, para mim, pareceu que tinha umas 500. Como eu falei, o livro é contado pelo ponto de vista da Jane. Como ela gosta de falar, ela era a escuridão, enquanto a Marnie era a luz. A Jane é uma personagem chata, hipócrita, nada confiável, com atitudes extremamente duvidosas, que deixa a leitura bem entediante. Isso é ruim não só pelas características em si, mas pelo fato de que torna as reviravoltas do livro bem previsíveis.


O “relato” da Jane, por assim dizer, poderia ser resumido a um conto, pois ela acaba se repetindo bastante durante a narrativa, divagando de muitas formas. Essa questão que citei sobre ela ser a escuridão enquanto a Marnie é a luz se repete várias vezes durante a leitura. Além disso, os personagens secundários são bem desnecessários. Uma irmã que sofre de uma doença que você acredita que é uma, para no fim ficar na dúvida se era aquilo mesmo, uma mãe que sofre de demência e deveria servir de passado conflituoso para a personagem, mas que não ajuda muito e por fim uma repórter…

Essa repórter aparece logo após a morte do marido da Marnie, deixando uma esperança de reviravolta na história, porém, da mesma forma que ela chega de repente, ela vai. Ela se torna uma personagem totalmente sem sentido, se envolvendo em situações aleatórias, que fazem me questionar para que ela foi posta ali. A ideia eu entendo, mas a execução acabou falhando.

Mas, para não citar apenas pontos negativos, a escrita da autora é boa, e me fez lembrar um pouco o livro A garota no trem. Porém, infelizmente, um livro que eu esperava bastante, com uma trama com um bom potencial, acabou decepcionando bastante, com uma história rasa, longa demais e com um personagem bem odioso.

Se eu dissesse que gostei, seria a oitava mentira.

Título: Sete Mentiras (exemplar cedido pela editora)
Autora: Elizabeth Kay
Editora: Suma
Páginas: 272
Ano: 2021 (Ano original 2020)
Compre: aqui

16 comentários:

  1. Melhor não contar a oitava mentira nesse caso em particular rs
    Eu meio que imaginava que o enredo seria centrado na relação de amizade das duas amigas, mas claro que pensei que haveria um mistério dos fortes e intensos, coisa que li agora que não teve e isso é um ponto muito negativo.
    O fato de odiar um personagem é normal,mas isso também precisa ter limite rs
    Tá, não senti vontade ler, mas...quem sabe em algum momento eu vá tirar minhas conclusões!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      Também achei que ia ter um baita mistério, mas... kkkk. É valido ler pra ver se gosta. Mas... kkkkk

      Excluir
  2. Fábio!
    quando não nos identificamos com a personagem que narra o livro, já é um primeiro ponto para não ser bom.
    E achei bem sem sentido, porque se podia ter evitado a morte do marido da outra e não o fez, fiquei sem entender como a amizade foi levada adiante, sem picos de revelações e personagens secundários sem sentido para a história.
    Acredito que esse vou deixar passar...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Essa não tem identificação nenhuma kkkk Alias, nem ela e nem nenhuma outra. Foi levada através de mentiras, não é spoiler kkkk. Não vai (na minha opinião) estar perdendo nada se deixar passar kkkk

      Excluir
  3. Realmente a trama tem muito potencial. Com certeza Jane esconde segredos. Pena que não foi bem desenvolvido ou quem sabe tomou um rumo diferente....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chelle

      Eu acredito que enrolou demais e as decisões foram equivocadas.

      Excluir
  4. Ola
    É se eu revelasse que gostaria de ler o livro seria a nona mentira kkkk
    Eu comecei lendo a sua resenha é pensando Oba vem aí mais uma ótima dica de leitura de suspense.
    Só que não... pelo menos para mim que terminei a resenha já desanimada com tudo rsrs.
    Acontece né?
    Mais é uma pena porque senti que a trama tinha tudo para ser beeem melhor .
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      kkkk Decepcionei ai na boa dica de suspense kkk.
      Mas vem outros livros bons ai kkkk

      Excluir
  5. Quero ler esse thriller, bem curiosa.
    Gostei de saber que se fala muito da amizade entre elas, e acho que isso vai ser interessante num thriller.
    Uma pena que nao te agradou tanto. Espero gostar desse livro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariela

      Espero que goste. Se ler, por favor, me procura lá no insta e me conta se gostou kkkk

      Excluir
  6. Oh Fábio, eu ri quando você disse da oitava mentira viu? KKKKKKKKKK
    Mas assim, uma pena que não funcionou pra você hein... eu adoro esse gênero, ainda mais quando tem algum crime envolvido e o leitor fica curioso pra saber o que aconteceu de fato. Mas alguns livros se tornam tão chatos que parecem ter mais páginas do que realmente têm ne, triste :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna

      kkkkkkkk mas o pior que seria. Sim, é uma pena, tava com uma boa expectativa quanto a esse livro, mas deu ruim. Uma pena

      Excluir
  7. Vish, uma narradora chata e hipócrita?! Difícil gostar de personagens assim, hein?!
    E achei a narrativa longa e entediante algo bastante negativo, principalmente por se tratar de um thriller... Decididamente irei passar longe de Sete Mentiras.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Any

      Verdade, fica complicado. Não vai perder nada kkkk
      Bjs

      Excluir
  8. Olá! Mas gente foi impossível não dar uma risadinha com esse final da resenha, tão chato quando um livro nos decepciono dessa maneira e encontrar uma protagonista intragável também não é nada promissor, confesso que não me animei muito não quanto a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Que pena o livro de tido mais pontos negativos do que positivo, além de cansativo, ne? O desagrado do livro mostrar somente o ponto de vista de um personagem já o torna negativo, fora que esse personagem não tem qualidades legais. É mais um livro que ficarei longe. kkk

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.