1 - Olá, como você está? Poderia começar a entrevista falando um pouco mais sobre você?

R - Oi! Sou uma executiva de mídia que vive em Washington DC. Enquanto trabalhava em tempo integral, eu continuava perseguindo meu sonho de escrever ficção, finalmente conseguindo um agente. Quando meu primeiro romance falhou nas vendas foi incrivelmente decepcionante, mas eu tinha começado a trabalhar em um segundo romance que se tornaria Uma Bruxa no Tempo. Simplesmente continuei escrevendo apesar de muita rejeição. Estou trabalhando em um terceiro romance previsto para 2023.

2 - Quais foram suas maiores inspirações para se tornar autora?

Meu pai sempre quis ser músico profissional, então enquanto crescia, nossa casa sempre estava cheia de música. Não havia jeito, eu estudava piano e voz com um olho em uma carreira em uma ópera em algum lugar. Eu amo música, mas essa matemática não veio naturalmente para mim. Dito isso, a música é a maior influência na minha escrita. Meus personagens são sempre músicos ou músicos frustrados. Acho instrumentos musicais assombrosos e misteriosos. Entrei na faculdade como estudante de música, mas tive uma aula de redação e percebi que era minha verdadeira paixão, então mudei meu curso para inglês e nunca olhei para trás. Foi um caminho difícil para pensar que eu poderia ser uma escritora de ficção que seria publicada. Para minha escrita, eu diria que Anne Rice é minha maior inspiração.

3 – Sobre Uma Bruxa no Tempo, quais foram suas maiores inspirações para o livro?

Minha irmã trouxe para casa uma pintura de William Bouguereau chamada The Broken Pitcher. Ela tinha visto em Boston e pensou que a modelo parecia comigo quando era jovem. A pintura ficou pendurada na parede dela por anos e, em algum momento, lembro-me de pensar no conceito da história: E se fosse eu naquele retrato pintado há 100 anos? Eu realmente gosto dos tipos de narrativas "e se" e este livro tomou forma muito rapidamente depois disso. Eu estava trabalhando em outra coisa há anos e isso foi uma grande mudança em relação a ficção corajosa e realista que eu estava escrevendo antes, mas de certa forma, era mais verdadeiro em relação às coisas que eu gosto - Buffy, a Caçadora de Vampiros e os romances da Anne Rice.

4 – Uma Bruxa no Tempo visita muito o passado. Deve ter sido preciso muita pesquisa. Como foi para você trabalhar com essa pesquisa e construção de um cenário antigo?

Comecei minha pesquisa com livros ou filmes da época. Tenho estantes lotadas de biografias de pintores da Belle Époque, estrelas de Hollywood dos anos 30 e bruxaria. Depois que eu tive uma noção de onde eu estava indo com livros, eu visitei os locais. Com exceção de Challans, França, visitei todos os cenários do livro e trabalhei com historiadores locais. Eu me esforcei muito para fazer a linguagem de cada seção realmente parecer com a do seu tempo. Estudei muitas entrevistas e filmes dos anos 30 para tentar acertar a Nora. Também acho que eles soam diferentes do tom de Sandra nos anos 1970 ou da linguagem mais formal de Julieta na Paris da Belle Époque. Foram escolhas conscientes.

5 – Houve algum desses períodos no tempo em que você gostou mais de trabalhar? E há algum que você gostaria de ter escrito, mas não pôde?

R - Originalmente, pensei em gostar mais da Hollywood dos anos 30, mas acho que descobri que era mais feliz trabalhando na vida de Juliet - o período Belle Époque. Sempre me intimidei em escrever ficção histórica, mas aconteceu com Queen of the Night do Alexander Chee. Esse livro é tão querido para mim porque o mundo de Chee no romance é tão bonito que se tornou uma inspiração. Eu realmente não pensei que poderia escrever um romance histórico, mas eu mergulhei mesmo assim, armada com todos os livros de história sobre a Paris da Belle Époque que eu pude encontrar. Quando li os primeiros rascunhos desses capítulos fiquei realmente surpresa com o quão autênticos eles se pareciam para mim. No final, acho que fiquei muito satisfeita com esse período e isso foi uma surpresa para mim.

6 - Durante a história Helen tem conhecimento de suas vidas passadas. Apesar de ser ela, cada uma tem sua personalidade. Foi difícil escrever personalidades diferentes para a mesma pessoa?

A estrutura de quatro períodos de tempo com um personagem apresentou desafios, pois era difícil criar histórias únicas que deveriam ser ambas cápsulas individuais com arcos de personagem únicos, mas também precisavam se vincular a uma narrativa maior do personagem. Há um ponto crítico em que cada mulher tem cabelo ruivo e desenvolve seu talento musical. Para diferenciá-los, eu queria que cada um tivesse seu próprio relacionamento com Luke. Cada uma delas o percebe de forma diferente e isso era algo que eu queria usar para mostrar a singularidade de cada mulher. À medida que as histórias das mulheres progridem no livro, a ideia do que significa ser mulher muda e tento narrar a Hollywood dos anos 1930, que seria a época em que a mulher "ideal" seria criada na tela até os dias modernos. Embora seja divertido viajar de vez em quando com essa personagem, há uma seriedade sobre as limitações que ela enfrenta, especialmente nas histórias de Julieta e Nora.

7 - Falando nas outras vidas de Helen, você tem alguma favorita? Por quê?

Sandra é sem dúvida minha personagem favorita, e ela é a menos favorita de todos. Sem revelar nada, você não chega ao final sem Sandra, porque ela desafia Luke de maneiras que são apropriadas para sua época (anos 1970) e ela faz as perguntas difíceis. Eu amei, amei escrever para ela e acho que dá para perceber isso. Ela era a personagem mais difícil e eu tive que escrever sua seção duas vezes, então eu sinto, de uma forma estranha, que lutei mais por ela.

8 - Você também escreveu The Ladies of the Secret Circus. Podemos esperar por ele aqui no Brasil também?

O livro já foi lançado nos EUA e no Reino Unido. Esperançosamente, ele chegará ao Brasil! É um conto mágico que também se passa em vários períodos - nos dias modernos e na Paris de 1925. Tudo começa com uma mulher, Lara Barnes, cujo noivo não aparece para o casamento. Isso a envia em uma missão para descobrir o que aconteceu com ele e uma jornada maior para descobrir quem ela realmente é. Há um circo infame envolvido que pode ou não ser dirigido pelo diabo! Eu não posso dizer mais!

9 - Você está trabalhando em novos projetos por enquanto? Você poderia nos contar mais?

Sim, eu tenho um terceiro livro sendo lançado sobre uma atriz que está trabalhando em um filme de terror New Wave na França em 1968 quando algo dá terrivelmente errado, e ela se encontra dentro da trama de seu filme - um filme histórico de vampiros.

10 - Você poderia deixar uma mensagem para seus leitores aqui do Brasil?

Espero que gostem de Uma Bruxa no Tempo! É um livro que ainda me faz chorar quando leio o final!

9 comentários:

  1. Ai meu deus, nem li uma bruxa no tempo, mas esse novo livro que a protagonista se transporta pro livro que esta escrevendo eu fiquei muuuito curiosa!!!
    Ameeei a entrevista!! ela falando que os instrumentos sao assombrosos kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não tendo lido ainda o livro e sim, ele estando na lista dos muito desejados, já adorei o jeito que a inspiração para a história chegou!!!
    Quem diria que uma simples pintura trouxesse um enredo assim, que a maioria dos leitores tem elogiado e muito!!!
    Adorei conhecer um pouco da vida da autora e claro que quero demais ler o livro!
    Gratidão Fábio!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Conheci agora seu blog e estou amando de verdade, suas postagens são ótimas.... Sempre estou visitando e lendo tudo que você publicar aqui!

    Parabéns!

    Meu Blog: JF da Sorte

    ResponderExcluir
  4. Mais uma excelente entrevista
    Parabéns Fábio!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu adoro essas entrevistas porque ficamos sabendo por todo o processo pelo qual um autor passa e o que sempre fica marcado é que eles tem que ser muitos determinados não parar no primeiro obstáculo.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Mais uma entrevista incrível, ainda mais para mim, que já fiquei bem empolgada com o livro e ter um gostinho de como foi a produção dessa baita história me deixou ainda mais curiosa, principalmente em relação aos personagens e esse final (ai ai ai Yukito). Sem falar (escrever) que os outros trabalhos da autora também já me deixaram animada... hum... vampiros já gostei.

    ResponderExcluir
  7. Um exemplo de que não se deve desistir no primeiro obstáculo, e nem quando vários obstáculos aparecem, porque só se consegue algo com persistência e dedicação.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Fábio!
    Que entrevista, hein?
    Bom ver que ela tem amadurecido em seus escritos após o primeiro livro não ter o sucesso que esperava.
    Bem curiosa em ler a obra.
    Gosto da ficção e de passagens de tempo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Que legal acompanhar essa entrevista, principalmente por ser autora de um livro que quero muito ler. É interessante saber o porquê a pessoa começou a escrever e o que a motivou.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.