Resenha: Gótico Mexicano

by - março 10, 2022


Noemí Taboada é uma jovem muito afrente do seu tempo. Gosta de sair, fazer festas e faculdade, coisa que seu pai não gosta, já que prefere que ela se case. Mas, uma oportunidade de fazer sua especialização se apresenta quando seu pai lhe chama para dizer que a prima recém-casada da garota não está muito bem, mostrando uma carta que chegou em que a moça parece muito perturbada.

Ele pede para Noemí investigar, indo até a casa do noivo da prima e ver se está tudo bem com ela. Em troca, Noemí poderá fazer sua especialização, caso consiga trazer sua prima de volta.

Ao chegar na casa, Noemí logo percebe que algo estranho acontece por ali. Quase não tem luz, os criados não falam nada, as janelas são trancadas e ninguém fala no jantar. Com o tempo, certas visões vão tomando conta de Noemí, que não sabe se são reais ou não.

O mistério todo do que está acontecendo na casa é bem legal, e se divide entre ser previsível, pois você logo sabe o que está causando, e ao mesmo tempo imprevisível, pois a forma que é feito lhe deixa impactado.

Essa construção dos acontecimentos vão surgindo aos poucos, o que pra mim não é ruim, mas deixou o livro muito lento em seu início e parte do meio, pois muitas vezes não acontecia nada. Porém, depois que engrena, sai de baixo, porque fica impossível de largar. Então, recomendo paciência.

O livro também não se limita ao terror. Muitas críticas são feitas tanto em relação ao machismo, como ao preconceito racial e xenofobia. O livro me lembrou uma mistura do filme Corra com o jogo The Last of Us.

Gótico Mexicano foi uma boa leitura, menos do que eu esperava, mas muito bom. Recomendo demais e espero ver outros livros da autora por aqui

Título: Gótico Mexicano
Autora: Silvia Moreno-Garcia
Editora: DarkSide
Páginas: 288
Ano: 2021
Compre: aqui

You May Also Like

12 comments

  1. Li Gótico Mexicano em uma leitura coletiva. E só assim li, pois foge da minha zona de conforto literária.
    Então, pra mim, foi uma leitura muito instigante. Não cheguei a sentir medo, mas fiquei bem angustiada em vários momentos.
    Amei todas as críticas presentes no livro

    ResponderExcluir
  2. Puxa, eu amei esse livro! rs
    Não, não dá para sentir medo,é realmente arrastado em muitos momentos, mas é nojento em outros.
    Sei lá, eu gosto do bizarro, do diferente e gosto de ler o que me incomoda.
    A edição é perfeita demais, padrão Dark de beleza e cores!
    Eu amo o gênero, então, vou passar pano geral mesmo rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa resenha, adoro livros com essa temática de mistérios, de investigação e um pouquinho de "terror"rsrs
    Obrigada pelas dicas incríveis, gostei demais!!
    Tenha um lindo final de semana!! :)))

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler o livro, as criticas positivas me deixam bem curiosa, ate com algo que acontece no final eu acho que muitos falam, quero muito ler...
    Corra ainda nao assisti mas quero muito, e o jogo ainda n joguei o que queria muuuuito tb, mas acho que dá pra ter alguma noçao da vibe do livro.

    ResponderExcluir
  5. Fábio!
    Parece um livro cheio de mistérios e coisas a serem descobertas.
    Mesmo com a lentidão inicial, acredito que descobrir um crime é sempre instigante.
    A capa está belíssima.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. O lado das críticas sociais que são apresentadas parece bom, mas por ser terror eu dispenso, porque não sou fã do gênero.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Fábio
    O livro tem alguns elementos que eu gosto como as críticas sociais mas a verdade é que nunca senti vontade de ler Não gosto do gênero terror.

    ResponderExcluir
  8. Livros lentos não são para mim, pois da muito sono.Fora que o titulo não chamou minha atenção, ficou meio fora do contexto. Acho que não vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu sempre fico tentada quando o assunto é esse livro, não é a toa que nas últimas semanas me vi dividida naquele dilema diário do leitor: “comprar ou não comprar, eis a questão” (risos), pois bem, acabei não comprando, mas depois de ler a resenha já quero rever meus conceitos, ainda mais sabendo que o terror não é o foco da leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oiiie,
    Ganhei esse livro de presente ano passado e preciso muito ler ele... Uma amiga leu e surtou demais.. Já fazia um bom tempo que quero ler.. Espero conseguir esse ano!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fábio!
    Não sou fã de terror, por isso Gótico Mexicano não é um livro que eu leria... E confesso que achei bem negativo essa lentidão do início e parte do meio.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Tô beeeem curiosa para ler esse.
    Tô gostando das resenhas sobre ele que estou lendo.
    Parece bom e com boas e diferentes reviravoltas.
    Acho que tem algo abusivo nesses mistérios todos....
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.