Resenha: Gótico Nordestino

by - abril 24, 2022


Gótico Nordestino é uma obra nacional que traz formas diferentes de ver certas problemáticas tanto do nordeste como do Brasil no geral.

São 9 contos que se passam em diferentes épocas da nossa realidade, seja atual, a época da pandemia, da ditadura ou do cangaço. Cada história é narrada com suas peculiaridades de terror ou mistério, algumas como se fossem contadas por uma avó na lareira de noite, outras como uma história comum.

Algumas lembram até algumas referências, como Drácula, zumbis ou até mesmo Juma, na novela do Pantanal. Alguns contos são na minha opinião, bem metafóricos, como "As Onças" e "Vampiro".

No primeiro, encontramos um local onde as onças assolam as regiões, cada uma sendo mais esperta do que um animal comum, e que fazem com que as pessoas busquem o máximo evitar sair.

No segundo, temos a história de um possível vampiro que mora na região onde o conto é narrado. Ele tem seus serviçais e ninguém sabe quem é, assim como ninguém sabe quem é o vampiro. O segundo é o mais metafórico na minha opinião. Mas, assim como todo livro de contos, nem todos acabam agradando todo mundo. Alguns deles não consegui me identificar muito, mas é claro que possa ser que você goste mais.

Ainda assim, no geral, o livro fez um bom trabalho e vale a pena ser lido. É um bom compilado de contos e que trabalha de forma muito boa a nordestinidade.

Titulo: Gótico Nordestino (exemplar cedido pela editora)
Autor: Cristhiano Aguiar
Editora: Alfaguara
Páginas: 136
Ano: 2022
Compre: aqui

You May Also Like

7 comments

  1. A magia dos livros com contos é essa: diferentes visões e realmente, nem todos conseguem nos fisgar rs é como mostrar o bom e o ruim dentro do mesmo espaço e eu particularmente, amo muito tudo isso!
    Por isso, já estou de olho nesse livro, pois além de ser literatura brasileira, é com contos, da maneira que nós ouvíamos histórias de terror na porte de casa, contadas por uma senhorinha de cabelos branquinhos rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Fabio!
    Gosto dos livros de contos e quando são de terror, ainda melhor, embora me pareça que não tem muito horror nas histórias, embora não tire o mérito da escrita.
    Meu orgulho maior é saber que é de um autor nordestino e daqui da Paraíba.
    Posso apenas desejar parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Nada melhor do que trazer para a nossa realidade e cultura, histórias como essa

    ResponderExcluir
  4. Leio esse título e lembro de outro rsrs.
    Não é um gênero que curto então dessa vez deixo passar a dica.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu gosto bastante da proposta de contos, pois temos a oportunidade de conferir histórias mais curtinhas que podem ser revezadas com leituras mais densas, além disso, por não curti muito o gênero, essa é uma ótima pedida para encará-lo sem tantos receios, por fim, ainda vem trazendo um pouco mais da cultura nordestina é claro que eu quero (preciso) ler.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa com esses livro desde a primeira opinião que li dele pois o achei um tanto diferente do que temos por aqui no BR.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiiie,
    Não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom. Eu moro no nordeste e ver um livro que traz uma temática dessa região, é tudo... Leio bem pouco contos, mas esse já quero conhecer!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.