Difícil você nunca ter ouvido falar no Vitor Santos, o perito facial. Ele é criador do Metaforando, o maior canal de linguagem corporal.

Em seu trabalho, Vitor mostra o passo a passo para entender melhor as pessoas ao seu redor e identificar incongruências entre expressões emocionais, discurso e comportamento.

Você já teve a sensação de não ir com a cara de alguém sem saber o motivo? Ou quem sabe desconfiou que não gostavam de você, embora não demonstrassem nenhuma inimizade? Costumamos observar os outros, tentando a maneira como se expressam e o modo como se comportam, o que pode gerar esses sentimentos “inexplicáveis”.

O corpo fala, mas será que você consegue entender o que ele diz? Vitor esclarece algo importante, não é porque determinado comportamento representa tal situação significa que em todos os momentos seja isso. Não se pode pegar um fato exclusivo e classificá-lo como absoluto. É preciso pegar o contexto, não apenas um fato isolado.

Além de escrever em tópicos e responder muitas perguntas, Vitor ainda usa fotos para ilustrar e nos faz entender com exemplos do nosso dia a dia. Mas não se enganem, a leitura não é enfadonha. É uma linguagem simples, os termos técnicos não atrapalham a compreensão.


Engraçado que enquanto lia a obra eu só pensava na série “Lie to me” – inclusive, ela é citada no livro. Acredito que vale a pena, mesmo tendo parado na terceira temporada, você dar uma chance para assisti-la. Eu adoro.

Trechos:
"Um estudo feito por Juliane Kaminski em 2017 mostrou que os cachorros tendem a fazer mais expressões faciais quando os humanos estão olhando para eles (especificamente aquela expressão levantando a parte interna das sobrancelhas, gerando a famosa 'carinha de dó'): seria uma forma de manipulação canina para que nós, os donos, ajudássemos com carinho, proteção ou comida."

"Podemos simpatizar com alguém por diversos motivos: nome, profissão, aparência, gostos ou preferências políticas, mas nada é garantia de que ela não vai tentar nos enganar ou nos prejudicar de alguma forma. Precisamos ter isso em mente quando formos observar alguém."

"Estima-se, em média, que durante uma conversa importante uma pessoa pode chegar a contar cerca de três mentiras a cada dez minutos. Imagine então quantos sinais incongruentes passam pelos seus olhos diariamente. Você está atento a eles?"

"Geralmente, quando alguém conta uma mentira, é muito comum que ocorra o afastamento corporal. Isso acontece quando a pessoa que dissimula não sente muita confiança no que está falando e acaba por recuar o corpo ou se afastar após afirmar alguma coisa."


Título: Linguagem corporal (exemplar cedido pela editora)
Autor: Vitor Santos
Editora: Fontanar
Páginas: 296
Ano: 2022
Compre: aqui

11 comentários:

  1. Um livro que não conhecia,mas que já me ganhou de cara. Ou pela cara da pessoa a ser analisada rs
    Eu tenho isso(ou a maioria das pessoas têm) de não ir com a cara de fulano, mesmo que fulano não seja do nosso circulo de contatos)
    Não fui com a cara e ponto final.
    Adorei isso de pelas expressões, conseguir fazer mentalmente uma análise mais profunda disso e fiquei assustada com a parte das mentiras rs
    Listinha de desejados já!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Angela.
      Acho que você vai gostar. Eu amei hahaha

      Excluir
  2. Nunca ouvi falar no Vitor Santos mas já gostei muito do livro.
    Anos atrás fiz um curso rápido de oratória e neurolinguística, onde parte do curso era sobre a análise do nosso corpo enquanto falamos. É fantástico o que podemos descobrir do outro observando-o.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você fez esse curso, aposto que vai gostar dessa leitura.
      Ele é fantástico. Analisa os famosos, cenas polêmicas, comentários polêmicos e ainda nos ensina. Adoro

      Excluir
  3. Acredita que nunca ouvi falar no Vitor ou no canal dele?!
    Porém me interesso por esse tema que ele aborda. Muitas vezes aconteceu e acontece comigo de não ir com a cara de alguém...
    Vou me inscrever no canal dele e procurar o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai curtir.
      Ele é beeeem famoso no Youtube. Inclusive fez cursos fora do país.

      Excluir
  4. Não conhecia o Vitor mas é muito interessante o que ele aborda ..Somos assim as vezes não vamos com a cara de alguém e nem sabemos o porque.

    ResponderExcluir
  5. Naty!
    Acho importante livros cmo esse, porque podemos identificar algumas nuances que por vezes nos passm despercebidas e que podem esclarecer muitas das atitudes de uma pessoa.
    Acompanhei Lie To me e amava.
    É que sou psicóloga e tudo que nos faz ampliar o universo do conhecimento na área, acho que super vale a pena.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Eu ja ouvi falar do canal, mas n vi nada dele.
    É interessante o assunto de linguagem corporal, e ser for bem observadora, contextos do momento, o corpo pode dizer muito sim. Mas confesso que n tenho tanto interesse nos videos do autor.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza esse será um título que irá para minha lista de desejos. Eu tenho uma edição do famoso O corpo fala, e achei fascinante os detalhes que obras assim podem nos trazer. Geralmente em nossas relações e interações não paramos para observar, o que pode nos ajudar muito em diversas situações. Adorei essa dica.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eita que eu não conhecia o autor nem o seu trabalho, mas confesso que necessito de algumas dicas para entender melhor os seres humanos a minha volta, minha irmã é ótima nisso, mas como nem sempre estamos juntas, vira e mexe sou tapeada (risos).

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.