Minha primeira experiência com o autor foi com “O oceano no fim do caminho” e gostei da forma como foi desenvolvida a história. Na época, dei 5 estrelas e acredito que agora, numa releitura, não seria tanto assim – por isso não pretendo reler, porque algumas obras são boas assim.

Essa é a versão em quadrinhos do Neil Gaiman com adaptação de P. Craig Russell da obra bestseller do The New York Times. Esse é o primeiro volume, que vai contar a história de Ninguém Owens.

Nin é um garoto que passou por um processo difícil em sua vida, logo no início dela. Saiu de casa, sem que ninguém percebesse, enquanto ainda era bebê, quando seus pais foram brutalmente assassinados. Ele acabou parando num cemitério, passando a ser a sua nova residência juntamente com os fantasmas. Como ele era muito novinho, obviamente não tinha noção da sua antiga família, do seu nome e sequer conseguiria voltar para casa se não fosse com a ajuda de alguém. Então seu nome “Ninguém Owens”

A história é bem estranha, eu sei. Mas é surpreendente ver o desenvolvimento do garoto e as suas dificuldades. Seu primeiro contato com a comida, com as lições e seu aprendizado sobre o local em que vive.

Embora pareça aterrorizante, a história consegue ser leve. As ilustrações são ótimas. Dá pra ler em apenas um dia e já embarcar no próximo livro.

Confesso que o final não foi o que eu esperava, mas entendo, até porque ainda tinha a continuação – e é claro que já devorei.


Na segunda parte da história, temos o retorno de uma personagem bem marcante que acaba se tornando alguém especial para Nin. Anos se passam entre um livro e o outro. Agora já maiores, o reencontro é bem bonito e a pessoa resolve ajudá-lo a descobrir um pouco mais sobre o seu passado. Por quem a família de Nin foi morta, os motivos, onde ele morava e tantas outras coisas mais.

Foi uma leitura gostosa, de ambos os livros – mas o segundo foi o que mais gostei. Devorei no mesmo dia e acredito que vocês irão gostar. 

Título: O livro do cemitério - vol. 1 e 2
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 192 e 164
Ano: 2017 e 2019
Compre: aqui e aqui

14 comentários:

  1. Fiquei de pegar emprestado de uma amigo o livro Deuses Americanos do mesmo autor, mas ainda não sobrou um tempo. Achei muito bom fazer uma adaptação em quadrinhos dessa obra; e ainda mais por ter já os dois volumes. O enredo parece bem interessante, mas realmente o segundo parece ser mais instigante.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como o formato nos faz querer ler ou não. Esses 2 volumes se não fossem HQs não me dariam vontade de ler, mas sendo HQ me parecem mais leves e me dão vontade de ler.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Neil é bem aclamado e querido pelos leitores. Dele só li Coraline. Tenho vontade de ler mais livros dele.... Garoto me pareceu diferente e inusitado...pelo menos pra mim.que sou de outra praia literária

    ResponderExcluir
  4. Eu estava lendo algo estes dias sobre como esse novo formato, as Graphic's vêm chegando com maior facilidade aos leitores. Até clássicos, grandes clássicos nacionais, têm ganhado versões assim e isso é maravilhoso.
    Namoro essas Gns há um tempinho e não vejo a hora de poder comprar. Neil é fabuloso e tem uma maneira única de desenhar suas histórias!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Nao sabia que tinha versao em quadrinhos dessa historia.
    Dele só li coraline, e quero muito ler outras historias como essa.
    Espero gostar das novas historias que tenho pra ler dele, os assuntos que abordam acham bem interessante. E a vibe das historias tb.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Naty!
    Tenho o hábito de fazer releituras, é algo que gosto muito de fazer, mas corcordo com você, algumas obras são boas assim...
    Nunca li nada do Neil Gaiman, mas pelas fotos essa versão em quadrinhos dos dos livros deve está incrível!... Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Naty!
    Imagino que tenha gostado mais do segundo livro porque desvenda todo o mistério sobre a vida passada de Nin e gosto quando os livros trazem respostas para nossos questionamentos, principalmente em relação a vida das personagens.
    cheirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ainda não li nada do autor, mas já tenho algumas das suas obras aqui na minha lista , que pelo visto acaba de aumentar (risos), apesar da história ser um tanto sombria, adorei saber que a maneira como ela é contada ameniza e muito isso!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ainda não li nada do autor, mas já tenho algumas das suas obras aqui na minha lista , que pelo visto acaba de aumentar (risos), apesar da história ser um tanto sombria, adorei saber que a maneira como ela é contada ameniza e muito isso!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Ainda não li nada do autor, mas já tenho algumas das suas obras aqui na minha lista , que pelo visto acaba de aumentar (risos), apesar da história ser um tanto sombria, adorei saber que a maneira como ela é contada ameniza e muito isso!

    ResponderExcluir
  11. Ola
    Não tenho vontade de ler HQs.Nâo curto.
    Achei estranho um bebê sair de casa e ir morar em um cemitério. Nunca li nada do autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Li dois do autor e não gostei muito.
    Mas achei legal pela sua resenha, vou querer ler sim, pelo menos o volume 1, pra ver o que acho.
    Tadinho do Min, sofreu muito, mas acho que deve ter sido engraçadinho ele ter sido criado por fantasma.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Li três do autor, e não gostei muito, mas achei esse bem interessante.
    Triste a história do Nin, mas também curiosa,e acho que deve ser divertido ele sendo criado pelos fantasmas.
    Lerei pelo menos o volume 1.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Fiquei com muita vontade de ler.
    Não gostei dos 3 que já li do autor, mas achei a ideia desse bem fofa e diferente.
    Tadinho do Nin, acho que ele deve sofrer mas também se divertir com os fantasmas.
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.