Macabro e mórbido, Madame Tussaud é uma leitura deliciosamente viciante de Edward Carey. Conhecemos a infância de Anne Marie Grosholtz (Suíça - 1761) logo após ela perder ambos os pais aos seis anos de idade. E ela acaba ficando no estúdio onde ajuda o Dr. Philip Curtius a fazer modelos anatômicos de cera. Quando o endividado Curtius foge para Paris, Marie vai com ele como sua criada. Junto com sua senhoria, a viúva de um alfaiate chamada Charlotte Picot, e seu filho Edmond, eles formam uma família improvisada e um negócio de sucesso, fazendo cabeças de cera para exibição.

“A cera é…carne.!, Curtis falou.
Então o mármore é a alma.
Eu construí a minha vida a partir da cera.”

O desenvolvimento da personagem Marie é o enredo mais atraente e cativante que temos aqui, pois não é tão rápido, mas definitivamente é bem ritmado, levando o leitor a vários ambientes, com muitas reviravoltas ao longo do caminho - mantendo a narrativa fresca e dinâmica. A escrita é simplesmente linda, caprichosa, vivida, sensível e comovente, sem cair no exagero. É o equilíbrio perfeito. E/Mas já deixo o aviso: lágrimas podem escorrer (digo por experiência própria).


“Cabeça por cabeça. Boca por boca. Deglutição por deglutição. Eu os capturei. Manipulava a argila, voltava a cada domingo para verificar e fazia modificações e recomeçava, e parava e desistia e começava mais uma vez.”

Ambientado no período mais sangrento da história europeia, mergulhamos na turbulenta trajetória de Marie, nossa querida Madame Tussaud, a rainha das estátuas de cera. Dentre os fatos históricos misturados com ficção, temos uma leitura fascinante, emocionante e assustadora. Uma história inspiradora, mas dolorosa, de uma mulher extraordinária, com um passado macabro. Quer saber mais sobre essa obra? Leia Madame Tussaud. Esse foi meu favoritado do ano, e é altamente recomendável!

Curiosidade: O Museu Madame Tussauds é um famoso museu de figuras de cera. Possui a maior coleção de figuras de celebridades e, recentemente, recebeu a figura de cera da cantora brasileira Anitta. A sede principal do museu está em Londres, mas também existem 13 filiais.

Outras fotos:


Título: Madame Tussaud (exemplar cedido pela editora)
Autor: Edward Carey
Editora: DarkSide
Páginas: 384
Ano: 2022
Compre: aqui

14 comentários:

  1. Ah se eu tivesse dois rins no momento que esse livro foi lançado rs
    Tá, eu não escondo de ninguém que sou fã assumida da Dark e vira e mexe, tô tentando comprar ou ganhar livros da Editora.
    Seja pela beleza das capas,mas pela qualidade, o interior belíssimo e isso é encantador!
    Estou doida por esse livro, só na torcida pra ele baixar o preço um pouco e o Museu é a coisa mais linda e real do mundo!
    Espero sim, ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As edições deles são fantásticas mesmo, né? E eu espero que você ame essa leitura!

      Excluir
  2. Bem curiosa em ler essa historia e conhecer mais sobre essa mulher.
    Edição lindissima da editora e a historia parece ser muito interssante tb.
    Espero conseguir ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Giovanna!
    Muito bom ver que o livro traz tudo na medida certa e é aprazível de se ler, mesmo sendo de terror e trazendo atrocidades cometidas pela Madame e seus asseclas.
    Confesso que não conhecia o livro e devo ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. O Madame Tussaud é fascinante!
    Mesmo fugindo da minha zona de conforto achei bem interessante a história.
    E a Dark não erra nunca!!! Capa perfeita

    ResponderExcluir
  5. Tinha a curiosidade de saber se era uma espécie de biografia do museus ou de sua criadora.
    Creio que tenha belas gravuras em seu interior.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. De início já fico interessado por misturar fatos históricos com ficção. E esse tema com uma atmosfera macabra (nuss estátuas de cera dão medo) sempre desperta sentimentos diversos durante a leitura. Gosto desse equilíbrio que o autor imprime em sua escrita, fazendo a leitura fluir mais diversificada com variação de ambientes. Quanto à Dark sem palavras: as edições são incríveis.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Giovanna!
    Não curto histórias assustadoras, mórbidas e macabras, não faz o meu estilo de leitura, provavelmente por isso não me interessei pela trama de Madame Tussaud... Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Chocada estou que não só de terror se faz um livro da Darkside (risos), brincadeira eu sei que não, aliás já chorei com um ou dois dos livros da editora e fiquei aqui tentada a aumentar esse número, a princípio achei que fosse apenas uma coincidência o nome, mas não, realmente tratasse da Madame Tussaud dos museus, fiquei curiosa para conhecer um pouco mais da sua história, essas leituras sempre me instigam.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Chocada estou que não só de terror se faz um livro da Darkside (risos), brincadeira eu sei que não, aliás já chorei com um ou dois dos livros da editora e fiquei aqui tentada a aumentar esse número, a princípio achei que fosse apenas uma coincidência o nome, mas não, realmente tratasse da Madame Tussaud dos museus, fiquei curiosa para conhecer um pouco mais da sua história, essas leituras sempre me instigam.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Chocada estou que não só de terror se faz um livro da Darkside (risos), brincadeira eu sei que não, aliás já chorei com um ou dois dos livros da editora e fiquei aqui tentada a aumentar esse número, a princípio achei que fosse apenas uma coincidência o nome, mas não, realmente tratasse da Madame Tussaud dos museus, fiquei curiosa para conhecer um pouco mais da sua história, essas leituras sempre me instigam.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Chocada estou que não só de terror se faz um livro da Darkside (risos), brincadeira eu sei que não, aliás já chorei com um ou dois dos livros da editora e fiquei aqui tentada a aumentar esse número, a princípio achei que fosse apenas uma coincidência o nome, mas não, realmente tratasse da Madame Tussaud dos museus, fiquei curiosa para conhecer um pouco mais da sua história, essas leituras sempre me instigam.

    ResponderExcluir
  12. Olá .Não conhecia o livro mas quando li a palavra macabro e mórbido já vi que o livro nâo é para mim. A editora como sempre capricha nas capas.

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Não conhecia a história e esses macabros tenho um pouco de medo Kkkk
    Mas parece bem interessante e de uma leitura que cativa, que nos deixa curiosos, acho que eu iria até gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.