Sou a rainha de começar séries e não terminar, uma das metas para esse ano era de concluir boa parte das séries não terminadas. Li o primeiro volume dessa trilogia em 2018, no seu lançamento, e fiquei apaixonada pela história original, bem escrita, sem defeitos. Após percorrer os 3 livros que compõem a série (cujo primeiro li duas vezes) posso dizer que vale a leitura de cada linha escrita e te trago 5 motivos para você se entregar a esse mundo cativante.

Personagens
A história possui 3 protagonistas, Nahri, Dara e Ali, e juro que não sei falar de quem eu gosto mais. Todos são personagens complexos, com características próprias e durante as trocas de ponto de vista é possível saber quem está narrando mesmo se não tivesse o nome deles no início dos capítulos.

Nahri é uma menina do Cairo que se vira como pode para sobreviver sozinha e após um ritual, na qual ela não acredita, acaba invocando Dara e se envolvendo com os djinns. Ela é uma personagem durona, que sabe se proteger e faz as coisas como quer, apesar de sua casca dura é altruísta e tem um senso de justiça que vai pesar muito ao longo da história.

Dara é um lendário guerreiro Daeva, que lutou para proteger os Nahid e por isso acabou estigmatizado. Ele tem seus demônios e acredita cegamente em tudo que lhe foi ensinado, a construção dele é incrível e não daria para esperar um final diferente. Esse foi o personagem que mais me fez sofrer ao longo da leitura, pois apesar de ter feito muitas coisas erradas, ele acreditava que estava fazendo o certo e protegendo aquilo que acreditava.

Ali é um príncipe idealista e religioso, segundo na linha de sucessão, cuja função será liderar a guarda de seu irmão. Para mim, ele é o personagem com o maior desenvolvimento e crescimento, pois ele precisa enfrentar seus próprios preconceitos religiosos, entender suas origens e lidar com seu pai tirano, cujas ações ele condena.

Mitologia
Histórias que se passam no deserto já não são mais novidades, porém, essa mantém a originalidade, nos mostrando uma mitologia única e complexa. A apresentação de mundo, os seres mitológicos, as relações entre os povos e suas histórias criam um ambiente rico para que fiquemos obcecados por aquele universo e tentando montar o quebra cabeça que se tornou esse mundo. Dentro dos muros da Cidade de Bronze fervilham ressentimentos entre os povos djinns, assim como o rancor de outros seres, que se envolveram com a queda dos Daevas. A história sobre a construção da cidade, sobre Suleiman e seu anel que tem o poder de suspender a magia, as tribos djinns, tornam essa mitologia rica e instigante, fazendo a gente devorar os livros atrás de respostas para tantas perguntas.


Enredo
O que mais me deixou apaixonada por essa história é que não existem vilões ou mocinhos. Todos cometeram erros e estão certos em determinados pontos, fazendo com que a resolução dos conflitos não seja fácil ou tranquila. Desde o começo percebemos que essa é uma história que não irá acabar de forma feliz, o ressentimentos entre os povos é profundo, e a todo momento sentimos medo pelos nossos protagonistas. O bem e o mal se misturam, criando uma zona acinzentada, tal qual no nosso mundo, cada decisão tomada por qualquer um dos lados só serve para colocar mais lenha nessa fogueira que já está fora de controle.

Narrativa
Se tem uma coisa que essa autora sabe é escrever, a narrativa é deliciosa de ler, as descrições fazem com que você queira saber mais sobre o que ela está falando (Google foi meu melhor amigo durante a leitura). Além disso existem passagens belíssimas nas quais os personagens falam sobre seus sentimentos que nos tocam profundamente. As descrições dos locais e roupas são ricas em detalhes, a forma como ela fala sobre as comidas e os aromas nos transportam para o mundo, é realmente mágico e torna a experiência de leitura ainda mais completa.

Crítica Social
Por último, não posso deixar de falar sobre as críticas que esse livro faz. Ele debate assuntos como política, meritocracia, religião, preconceito e xenofobia. Apesar de muitos assuntos, todos são trabalhados de forma responsável e trazem um valor imenso para a leitura. Daevabad vive sob um regime totalitário, com um rei corrupto e genocida, que não se importa com miséria ou injustiças. Existem duas religiões predominantes no reino e constantemente seus membros colidem em pequenos conflitos e preconceitos. O preconceito que existe entre os povos djinns é latente e só faz aumentar o caldeirão de problemas. Apesar de muitos assuntos, a autora amarra todas as pontas no final e nos presenteia com um desfecho possível e bem trabalhado.


Poderia falar de inúmeros outros pontos que me atraem nessa série, mas acho que já dá para ter um gostinho do que esperar. Torço para ter te convencido a dar uma chance para essa série incrível e que você também se apaixone pela Nahri, Ali e Darah. Até a próxima!

8 comentários:

  1. nuuussa, o tamanha de o imperio de ouro eu fico animadissima em ler hahaha serio!!
    o primeiro livro ja me anima em ler e as resenhas tb.
    E adoro qdo tem criticas do sistema q esta ambientado que ainda assim é reflexivo pra quem le, AMO!!
    Muito curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  2. Só fui reconhecer a série quando vi as fotos! É uma trilogia elogiadissima.
    Como não leio muito o gênero, esse universo de deserto e mitologia, pra mim é algo novo e bem instigante.
    Vou mostrar o post as amigas que curtem o gênero

    ResponderExcluir
  3. Vamos começar pulando isso de promessas de começar o ano finalizando séries? rs Ou relendo livros para ler o segundo ou coisinhas assim? rs
    Vamos para a parte de fantasia, do desejar demais esses livros!!!O primeiro está com um precinho ótimo, mas o segundo e o terceiro tão um zóio e um "figo" rs
    Vamos torcer para uma promoção, pois uma fã de fantasia como eu, merece!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Mitologia com crítica social, a oportunidade de conhecer um país diferente, tudo isso bem escrito e ainda embalado com capas lindas. Tem como resistir?

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maiani!
    Por isso que quando se trata de séries gosto de iniciar a leitura só quando eu tenho todos os livros ao alcance de minhas mãos, para só então ler um atrás do outro... Quando não faço isso demoro para retornar a leitura rsrs.
    Não conhecia a trilogia DAEVABAD - ao menos não me recordo se li/ouvi algo sobre -, mas gostei dos personagens, principalmente da Nahri, gosto de personagens duronas, que mesmo com sua casca dura não deixa o altruísmo e o senso de justiça de lado.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Maiani!
    Motivos bem justificados e todos validados.
    Bons personagens, uma mitologia única, ambientação e fantasia.
    Já convenceu.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Para me convencer nem precisaria tantos detalhes. As capas são lindas e o cenário do deserto é muito interessante quando bem explorado. Essa coisa do autor saber diferenciar bem a narrativa de cada personagem é muito importante. Li um livro até que com trama interessante, personagens bem diferentes, mas as falas e o pensamento eram praticamente iguais, não convencendo o leitor em nenhum momento. Dica mais que anotada!

    ResponderExcluir
  8. Finally, want to} take a look at|have a look at} the safety measures that the operator has in place to protect player funds and data. The best on-line 🎰 slots are those that nicely with|swimsuit} {the way|the best way|the method in 소울카지노 which} you wish to play them. They can be quite simple with just one win line and three reels, or there can be megaways slots with 1000's of potential successful traces, with bonus rounds and extra. Try a few of} kinds with free spins offers and see which ones you prefer to play. It is feasible to win money playing in} on-line 🎰 slots, but only if you cease finish up} in revenue.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.