Obra histórica, lançada pela editora Vestígio, “Quando as mulheres governavam o mundo” foi escrita por Maureen Quilliganis R. Florence Brinkley, professora de Inglês da Duke University, autora de livros de literatura medieval e renascentista. Trata-se, portanto, de uma das maiores especialistas sobre o Renascimento.
Aqui vamos conhecer quatro poderosas mulheres e como elas redefiniram a cultura da monarquia europeia no século XVI, um período de instabilidade e guerras religiosas. Mary Stuart, Elisabeth Tudor, Mary (Rainha dos Escoceses) e Catarina de Médici, as quatro rainhas que se conectaram e semearam uma cultura da paz.
O livro é dividido em quatro partes: Tudors, Stuarts, Médicis e Habsburgos. Neles é possível observar que todas as rainhas se interligavam e se ajudavam. Elas se presenteavam também, e esses presentes possuíam significados que aqui são explicados.
Há muito o que contar sobre todas as quatro. O livro não falha nisso. Ele mostra as suas lutas, dificuldades, mas também as suas conquistas, além de evidenciar a paz que conseguiram alcançar – o que nenhum rei tinha feito. A obra é uma completa lição, aqui encontramos diversas informações necessárias para aprendermos. Quem gosta de história, é um prato cheio.
Sugiro que você leia sem pressa, sem querer devorar de uma vez, pois isso torna a leitura cansativa.
São muitas curiosidades durante a leitura, mas resolvi trazer uma que fiquei abismada – confesso que não sabia. Durante anos, a rainha da Escócia e sua guardiã Bess of Hardwick bordavam e costuravam juntas por horas. Ambas planejavam tapeçarias elaboradas e encomendando tecidos finos e linhas de ouro da França. Esse hobby soa como uma fuga das perdas de Mary. Para as pessoas do século XVI, era difícil entender o quanto era valioso um produto feito em tecido. Inclusive, uma muda de roupas poderia ter muito mais valor do que uma casa.
“Por um lado, os materiais e o trabalho altamente capacitado requeridos na confecção de uma capa de cavalheiro incluiriam não apenas a lã local, mas desenhos trabalhados em sedas importadas, além de adornos criados com joias e metais preciosos. Por outro lado, uma casa inteira, feita com madeira local, taipa e palha como telhado, poderia ser erguida com muita rapidez” (p.166-167)
Espero que leia e me conte o que achou. Mas, como eu disse, não é uma história de ficção, então leia devagar, um pouquinho por dia. No final, você vai adorar ter aprendido mais.
Outras fotos:
Título: Quando as mulheres governavam o mundo (exemplar cedido pela editora)
Autora: Maureen Quilligan
Editora: Vestígio
Páginas: 304
Ano: 2022
Compre: aqui
Naty!
ResponderExcluirGosto de livros que transmitem a história de mulheres que fizeram a história, assim podemos nos espelhar com elas e aprender muito sobre mulheres empoderadas.
cheirinhos
Rudy
Verdade, Rudy. Tão necessário livros assim, para aprendermos mais e sabermos a cada dia o quanto somos capazes.
ExcluirSempre fui fascinada por essa parte da história. Sempre assisto aa séries mas como sabemos, nelas há muita licença Poética. Então o livro veio a calhar pois conta a história real e se aprofunda nelas
ResponderExcluirEntão você vai amar. Pode apostar, Chelle.
ExcluirVai fundo rs
Gente, não fazia ideia sobre esse livro, mas acho tão necessário esse mergulhar na história, ainda mais quando há isso de quatro mulheres que se ajudavam, que trocavam presentes(fiquei curiosa sobre a importância deles) e claro, se inspirar nisso, na força, na determinação e no simples, Ser Mulher!!!
ResponderExcluirJá vai pra listinha de livros que sim, quero demais ler!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Eu acho isso muito necessário também, Angela. Muito!
ExcluirA gente precisa saber da nossa importância e da nossa força.
Oi, Naty! Um livro que destaca quatro mulheres e a importância delas para a História, num período em que o patriarcalismo era dominante é algo que desperta muito o interesse. Sem dúvida, mulheres inspiradoras!
ResponderExcluirRealmente. E põe inspiradoras nisso!
ExcluirEspero que você leia <3
Gostei muito das fotos do conteudo interior do livro, e amoo esses livros que falam de mulheres importantes mas que as vezes nem sao lembradas como outros homens.
ResponderExcluirEsse é bem interessante que ja comenta sobre algumas, e n só uma, mesmo sem entrar muito nos detalhes acho, mas ainda assim quero muito ler o livro.
Adoro essa capa!
Eu adoro livros que nos ensinam sobre as histórias dos países, de como eram as vidas deles. E nesse caso DELAS, achei fenomenal.
ExcluirA capa é linda mesmo. Esse verde com esse tom meio dourado é lindo.
Curto esses livros que nos ensinam, ainda mais os que mostram um lado da história que não era contado.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Deve ter sido uma leitura muito interessante. Eu gosto de conhecer a história, pois assim aprendemos a valorizar muitas coisas que hoje parecem comuns, mas que foram conquistadas com muitas lutas. Muito interessante esse trecho sobre os bordados e costuras, pena que hoje o povo desvaloriza tanto os trabalhos manuais.
ResponderExcluirNão é? Esse trecho foi um dos que me chamou atenção. Tinha que trazer pra vocês saberem essa curiosidade.
ExcluirOi, Naty!
ResponderExcluirO período medieval é meu preferido, amo a literatura medieval...Faz tempo que li um livro não-ficção, se a oportunidade surgir lerei Quando as Mulheres Governavam o Mundo, mas com certeza vou seguir o seu concelho, lê-lo sem pressa :)
Bjos!
Isso, Any. Sem pressa, aos pouquinhos.
ExcluirAcredito que você vai gostar, já que adora o período medieval. Eu também amo. Em livros, filmes, séries... Aaaah <3
Olá! Olha aí um livro para lá de inspirador ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da história dessas grandes mulheres sem dúvida é um privilégio, ainda mais quando retratado de maneira tão fiel e detalhada, mesmo não sendo uma leitura tão fácil, em pequenas doses parece ser bem proveitosa.
ResponderExcluirOla
ResponderExcluirMuito interessante saber sobre essas quatros mulheres fortes que lutaram pela paz e conseguiram o feito. São mulheres que deveriam ser mais lembradas.