Se você pudesse, refaria suas escolhas?
Em 1936, a cidade de Edimburgo é abalada por terríveis notícias: o desaparecimento de Chapeuzinho Vermelho. Para investigar esse mistério, surge em cena Charles Maxwell – um homem fora dos padrões e excêntrico, de forte senso de humor e alguns poderes fantásticos, na companhia da igualmente nada convencional freira Madeline Tuck. Juntos, embarcam em desventuras para solucionar os estranhos acontecimentos e segredos sombrios que rondam a cidade.
"O meu poder é minha própria maldição."
Primeiramente, alguns fatores são importantes para entender o contexto histórico dessa leitura tais como a ascensão do nazismo e as ideias antissemitas, pois a trama se desenvolve em 1936, onde o governo da Alemanha estava sendo controlado por Adolf Hitler e uma ameaça da Segunda Guerra Mundial estava chegando (1939). Sabendo disso, adentramos em um universo novo e único, uma mistura de fantasia, contos de fadas sombrios, assassinatos e uma investigação genial, temos Charles Maxwell e o mistério da Chapeuzinho Vermelho. Uma narrativa instigante, inteligente e sinistra, recheada de referências que vão desde personagens de contos de fadas como Pinóquio até os mais queridos como Sherlock Holmes.
"Em um piscar de olhos, uma forte ventania invandiu a nave, apagou todas as velas e trouxe consigo uma chuva torrencial. Não era a única assombrada com a possível manifestação da senhora Reiter. Porcos se escondiam atrás dos bancos, ratos dobravam os joelhos no genuflexório e pediam proteção. Gritos de uma criança foram ouvidos e abafados por um ganido. No meio do tumulto e escuridão, muitos fugiram, permanecendo apenas familiares e poucos amigos próximos."
O fato de o autor ter trazido uma história real e colocado personagens fantasiosos, trouxe uma forte conexão e humanização da leitura, até mesmo os livros que foram citados (dentro do livro) como Anne de Green Gables, e Minha Luta do Adolfo Hitler…tudo pareceu estrategicamente pensado para deixar a história o mais próximo possível da realidade, se na nossa realidade existissem todos os personagens de livros que conhecemos - realmente uma ideia única e bem fantástica de se pensar.
"Os ratos cegos reverenciavam a órfã, será que a reconheciam pelo cheiro? o Gato de Botas elogiava suas roupas vermelhas, suas tias a abraçavam engolindo o choro e diante do caixão, ela colocou o soldadinho ao lado da mãe e disse boa noite."
Eu realmente aproveitei esse livro peculiar e inesperado, com personagens totalmente fora do comum. Foi uma leitura bem rápida e espero ler mais livros do autor. Indico para os leitores de fantasia, terror, suspense e conto de fadas sombrios - ou qualquer outro leitor que ame sair da zona de conforto e ter uma leitura nada convencional.
(um minuto de silêncio para apreciar essa edição que está simplesmente encantadora, com cada capítulo ilustrado com um personagem).
Outras fotos:
Título: Charles Maxwell e o mistério da Chapeuzinho Vermelho (exemplar cedido pela editora)
Autora: G. C. Bellföx
Editora: Palavra & Verso
Páginas:152
Ano: 2021
Adquira gratuitamente: aqui
Bem peculiar mesmo!
ResponderExcluirRealmente a edição está belíssima.
Se cita Anne de Green Gables já me ganhou!
Interessante como o autor conseguiu mesclar fatos reais e personagens conhecidos criando uma história verossímil
Esse misturar realidade e personagens de contos de fadas é realmente fora da caixinha, mas o que mais me surpreendeu, foi a parte da Segunda Guerra ali, em meio ao inesperado!
ResponderExcluirFiquei encantada com as ilustrações e com certeza, se tem uns arrepios, já é um livro que desejo ler o quanto antes!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oi, Giovanna! Se tem referência a Sherlock Holmes já me ganha fácil rs. A ideia de usar personagens fantasiosos em um cenário real é algo realmente interessante. Fiquei com muita curiosidade de descobrir como tudo isso funcionou.
ResponderExcluirNunca iria imaginar a Chapeuzinho Vermelho em meio ao nazismo. Uma viagem que desperta a curiosidade.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Achei lindo a diagramaçao, o conteudo por dentro do livro.
ResponderExcluirAcho que ja tinha visto esse livro, mas n tinha parado pra saber sobre ele... gostei do pano de fundo historico e das mençoes de historias conhecidas. Parece ser beeeem interessante.
Fiquei curiosa em conhecer tb essa historia.
Giovana!
ResponderExcluirBom ver inovação em livros de fantasia. Trazer fatos históricos e reais, agregando uma ficção bem escrita com personagens que aprendemos a admirar, é uma forma de escrita diferenciada e bem interessante.
cheirinhos
Rudy
Eu não conhecia o livro, mas adorei essa mistura de fatos reais e toda essa atmosfera dos anos 30 misturada com velhos conhecidos personagens dos contos de fada como se existissem no mundo real (se bem que para nós sempre existem rs). São muitos elementos que me agradam como os mistérios, as investigações e toda essa fantasia que o livro carrega.
ResponderExcluirOi, Giovanna!
ResponderExcluirUau, que mistura, hein?! Fantasia, contos de fadas sombrios, mistério e investigação...
Não sou muito fã de conto de fadas sombrios e terror, mas gosto de fantasia e suspense, se a oportunidade surgir lerei de o ler surgir arriscarei a leitura de Charles Maxwell e o mistério da Chapeuzinho Vermelho sim :)
Bjos!
Olá! Gente, mais um que eu não conhecia, mas já adorei, já estava imaginado um belo calhamaço, mas me surpreendi em descobrir que temos apenas 152 páginas, uma leitura rápida e para lá de dinâmica, afinal aventuras não vão faltar hein.
ResponderExcluirOla Achei a premissa do livro bem diferente Mas não curto narrativas que tem esse lado sombrio.
ResponderExcluir