Hello, pessoas! Sou uma das novas colaboradoras do Blog e já começo por aqui trazendo uma duologia daquelas de tirar o fôlego!
No primeiro livro, vemos que há 25 anos os adolescentes da Irlanda são inesperadamente convocados para a Terra Gris, eles passam cerca de três minutos, às vezes alguns segundos a mais. Três minutos em nosso mundo e o dia inteiro no mundo Gris. Voltar vivo é para poucos, uns conseguem se esconder, outros lutam ou até mesmo conseguem fazer acordos perigosos, porém, a maioria volta sem vida. A intenção dos Sídhes é apenas destruir as crianças e torturá-los o máximo possível.
Para terem mais chances de enfrentar os Sídhe, escolas de treinamento foram criadas pelo país, na esperança de terem mais adolescentes vivos do que mortos. Os treinamentos são bem pesados para simularem a ida deles para terra Gris, afinal, eles não vão nem com a roupa do corpo.
Em meio a tantos adolescentes conhecemos nossa protagonista, Nessa, que tem Poliomielite e precisa andar de muletas, o que não atrapalha em nada em sua vontade de sobreviver! Nessa tem braços fortes, é inteligente e já encontrou diversas formas de fazer suas próprias muletas e usá-las para conseguir se mover de forma rápida e precisa!
No segundo livro da Terra Gris, Nessa está prestes a reencontrar com Anto para finalmente viver uma vida tranquila, pelo menos era o que ela pensava até ser acusada de traição para com seu povo. Como eu falei anteriormente, muitos jovens fizeram acordos perigosos com os Sídhe para se livrarem da convocação com vida. A questão é que quanto mais promessas, mais os dois mundos se aproximam um do outro.
Nessa é enviada para uma das últimas prisões existentes na Nação. É lá que começa a nova guerra que deve enfrentar. Por mais que ela tente, não consegue convencer as pessoas que é inocente e não traiu a Irlanda. Após ser torturada e estudada vem a sentença que ela mais temia: retornar à Terra Gris, onde ela vai enfrentar perigos maiores para conseguir sobreviver.
Enquanto Nessa enfrenta sua jornada, Anto também é convocado para lutar por sua nação, afinal, apesar de novo ele é um bom guerreiro e ficou ainda mais forte depois que seu braço foi modificado pelos Sídhes. Inicialmente não queria ir, mas acaba ficando sem opções e se torna o novo integrante do esquadrão, sem ao menos imaginar o que está se passando com Nessa.
Dessa vez conhecemos melhor a Terra Gris e os Sídhes, no primeiro livro não dá para ter tanta dimensão dos perigos que tem nessa Terra, pois mostra mais as lutas por sobrevivência, a explicação de como essas promessas são importantes e perigosas também foram bem explicadas no segundo volume.
A leitura da convocação e a Invasão foi uma grata surpresa, eu adoro mitologias e confesso que não conhecia a irlandesa muito bem, o que atiçou ainda mais minha curiosidade com a história!
Aqui encontramos representatividade, romance, vingança, amizade, entre outros colocados de forma leve sem atrapalhar o foco central que são as convocações e a guerra.
O livro me lembrou muito jogos vorazes! A escrita é fluida e cheia de acontecimentos. O foco não fica só nos protagonistas, podendo intercalar os capítulos com outros personagens! O autor traz em sua narrativa outros adolescentes na Terra Gris e como eles escapam ou não de suas convocações. Uma excelente indicação de Fantasia e amantes de mitologias!
Título: A Convocação e A Invasão (vol.1 cedido pela editora)
Duologia: Terra Gris
Autor: Peadar O’Guilin
Editora: Melhoramentos
Páginas: 294 e 322
Ano: 2022
Bem vinda Mayana!
ResponderExcluirJá chegou com uma belíssima resenha.
Confesso que fantasia não é muito minha praia literária, mas os elementos presentes no livro são muito bons.
Vou mostar o post aos amigos que amam fantasia
Obrigadaaaaa!! Que bom que gostou da resenha. Uma pena fantasia não ser sua praia, mais adorei saber que você vai indicar aos seu amigos!!
ExcluirQue bom ter mais uma colaboradora de peso aqui no blog que amamos!!!Seja muito bem vinda!!
ResponderExcluirE já começou com chave de ouro, trazendo de cara dois livros com aventura, amizade e muita ação do começo ao fim!
Eu não me recordo de ter lido ou visto nada sobre os livros, mas claro que por amar uma fantasia mais juvenil, já quero ambos nas minhas mãos!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Ah! Obrigada! Pois é, de cara trouxe logo dois livros super emocionantes e cheio de aventuras! kkkk também adoro fantasia Juvenil e esses valem muito a pena serem lidos! Beeeijos!
ExcluirOi, Mayana! Que seja a primeira de muitas resenhas aqui no blog. Não conhecia essa duologia e fiquei bastante curiosa para saber mais sobre a mitologia irlandesa. A trama parece ser bem movimentada, com toda essa luta por sobrevivência, convocações e guerra.
ResponderExcluirOi Lari! Dá uma certa curiosidade mesmo sobre a mitologia neh! Eu adorei saber um pouco mais com esses livros. Realmente a leitura deles é cheio de aventura e grandes emoções!
ExcluirAchei diferente o nome dos personagens, mas fiquei curiosa em ler.
ResponderExcluirJa tinha visto a capa do primeiro livro mas n tinha lido sobre, e fiquei bem interessada nos assuntos e pela representatividade que tem tb na historia.
Curiosa em ler!
Achei a representatividade importantíssima nesse livro e a escrita foi de forma tão natural que vale a pena ser lido! Olha eu sou péssima com nomes kkkk, inclusive tenho sempre que anotar para não e squecer!
ExcluirTambém lembrei demais de Jogos Vorazes, apesar dessa duologia ser uma fantasia. Por isso já acho que pode ser boa.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Oi Dani!! De fato lembra muito jogos vorazes, mais a ambientação é bem diferente! Espero que tenha a oportunidade de ler e conhecer mais!
ExcluirMayana!
ResponderExcluirMuitas personagens e um enredo que deve ser bem envolvente.
Se parece com Jogos Vorazes, deve ter muita ação e aventura.
cheiirnhos
Rudy
Oiii Rudy. Acertou em cheio!! É muita aventura do inicio ao fim! Beijinho!
ExcluirOi, Mayana! Seja bem vida!
ResponderExcluirEnquanto eu lia sua resenha da duologia também me lembrei de Jogos Vorazes rsrs... Não curto muito mitologia mas amooo fantasia, e achei bem diferente a protagonista ter Poliomielite, não me lembro de ter lido um livro sobre esse assunto, se a oportunidade surgir lerei sim a duologia Terra Gris :)
Bjos!
Oi Any! Hahaha Lembra muito mesmo! Se gosta de fantasia, já está valendo para ler essa duologia! Eu também não me lembro de ter lido outros livros sobre algum personagem ter poliomielite! Espero que surja uma oportunidade! Beijos
ExcluirSeja bem vinda
ResponderExcluirNão conhecia essa duologia Não curto muito essa fantasia mas é uma ótima dica para quem curte esse tipo de livro.Que bom que a narrativa é fluida e que tem vários acontecimentos.
Obrigada!!! Ah uma pena que você não curte fantasia! Trarei outros temas em breve!!
ExcluirBem vinda, Mayana. Que bom agregar o time e nos trazer ótimas dicas e resenhas para nós que acompanhamos o blog. Eu gosto de mitologia, mas também não sei nada sobre a irlandesa. Muito legal a protagonista ser uma menina com polio e mostrar que é capaz de enfrentar grandes desafios se adaptando com suas dificuldades. Adorei a dica dessa duologia.
ResponderExcluirObrigada Evandro! Eu não conhecia a irlandesa antes desse livro! Nessa realmente é uma protagonista fora dos padrões e cheia de vontade de vencer! Que bom que gostou! Espero que consiga ler algum dia. Beijos
ExcluirOlá! Welcome Mayana e já chegastes impactando hein, adorei conhecer essa história, definitivamente foi impossível não lembrar de Jogos Vorazes o que é ótimo, pois gostei muito dos livros, sem falar na protagonista que já me conquistou, adorei saber que teremos muita representatividade na história, sem dúvida quero muito conferir.
ResponderExcluir