O roubo dos pássaros

“O roubo dos pássaros” foi escrito por Cristy Lefteri, autora do best-seller internacional “O homem que escutava as abelhas”. A autora é filha de refugiados cipriotas, criada em Londres e trabalha com escrita criativa na Brunel University. Seu primeiro livro resultou do tempo em que ela trabalhou como voluntária em um centro de refugiados de Atenas, Grécia, mantido pela Unicef.

Na história de seu segundo livro da autora, que não tem relação com o primeiro, Nisha cruzou os oceanos (veio do sri Lanka) para dar um futuro à sua filha. Ela precisa se desdobrar em várias, ora cuida da casa, ora cuida da filha de Petra, e durante à noite, através da tela do telefone, ela consegue ser mãe da sua própria filha. Isso me lembrou do filme “Que horas ela volta?” – e se você ainda não teve a oportunidade de assistir, recomendo que o faça o quanto antes. Ah! Tem na plataforma Netflix. É emocionante!

Nisha precisa trabalhar, então ela se sujeita a um regime quase de escravidão. A patroa não se importa em saber quem era a moça, de onde veio, como é a sua história. “Apenas” quer que as exigências sejam cumpridas à risca e, em troca, poucos dos seus direitos são entregues. E o tanto que Nisha se dedica a cuidar da filha dessa mulher é incalculável!

O roubo dos pássaros

A relação de desigualdade é escancarada aqui, o livro mostra como os imigrantes são tratados pelos patrões. E, quando Nisha desaparece, as pessoas percebem que pouco sabiam sobre ela – informações que seriam valiosas para poder encontrá-la. Porém, o fato é que poucos se importam com o sumiço, apenas Petra e Yainnis. Juntos, eles decidem procurar pistas do seu desaparecimento e vão descobrir coisas chocantes.

Que história, meus amigos! É tocante, envolvente e você fica preso, só sente angústia por saber que uma pessoa tão boa está desaparecida e a polícia sequer se preocupa em investigar – é um choque de realidade de como as pessoas com baixo poder aquisitivo são tratadas por quem deveriam lhe conferir segurança.

É uma leitura que provoca desconforto, não é fácil ingerir. A realidade dói. Vá preparado, mas com certeza você irá gostar da experiência.

Título: O roubo dos pássaros (exemplar cedido pela editora)
Autora: Cristy Lefteri
Editora: Vestígio
Páginas: 384
Ano: 2022
Adquira: aqui

10 comentários:

  1. Se já doeu ler a resenha, imaginei me lendo essa obra. Há tantos sem nome, sem história, sem identidade..pelo mundo!
    Explorados, humilhados e nada vistos por uma sociedade inteira que julga que ignorar é a melhor solução!
    Já vai pra listinha de super desejados com toda certeza do mundo!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. A capa é linda, e a leitura parece ser de uma intensidade que nos faz viver o enredo a cada página, sofrendo junto com as personagens. Ficamos cada vez estarrecidos em ver como nos dias de hoje nos deparamos com notícias de escravidão e semi-escravidão pelo mundo, inclusive dentro do Brasil. Quero ler!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Natália! Tive a oportunidade de ler o outro livro da autora e gostei demais. A forma sensível como ela aborda questões de sofrimento, horror e revolta me encantou. Esse também retrata assuntos muito importantes e tenho certeza que deixará o leitor envolvido e imerso diante de uma história forte e comovente.

    ResponderExcluir
  4. Acho que gosto de ler alguns livros que jogam a realidade no meu rosto como uma tapa.
    Não conhecia essa autora!

    ResponderExcluir
  5. Uauuuu! Que história. Realmente o empregado já é visto como inferior por alguns patrões. O empregado imigrante tem menos visibilidade ainda

    ResponderExcluir
  6. O mais triste é saber que uma história dessas vai além da ficção, existe de verdade. O que torna a leitora do livro ainda mais intensa.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Uau, confesso que não conhecia o livro, mas fiquei impactada só lendo a resenha, sem dúvida essa é uma daquelas leituras que incomodam, mas também que ensinam imensamente.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro mas me chamou muito a atenção por trazer um enredo real .Sabemos o quanto o ser humano sabe ser cruel com outro, vemos hoje indiferença,maus tratos. Deve ser uma leitura que provoca até mesmo uma certa revolta por ver tanta injustiça.

    ResponderExcluir
  9. Naty!
    Livros que trazem angústia e sofrimento, são aqueles que mais nos enriquecem e são necessários de leitura, porque temos de aprender com as experiências.
    E falando sobre outros povos e culturas, ainda melhor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Nossa , parece ser uma história pesadíssima.
    Mas importante.
    É duro ver que pobre se ferra cada dia mais nesse mundo. Infelizmente tudo está cada dia pior.
    Vou querer ler com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.