Hello, pessoas! Vamos à primeira resenha de um livro lido em 2023! E nada melhor do que começar o ano com uma leitura que ajuda no nosso desenvolvimento!
Eu confesso que adoro livros desse gênero, livros que trazem superação e muita vontade de vencer vivendo seu sonho! Luvvie Ajayi Jones traz suas vivências em cada página mostrando que o caminho nem sempre é fácil, mas cada vitória é extremamente prazerosa.
A proposta do livro é mostrar que podemos, sim, ser pessoas melhores e conseguir encarar o medo que nos rodeia, ela fala sobre a síndrome do impostor que muitas pessoas vivenciam e a maioria nem se dá conta, fala como ela se deparou com as pedras no caminho e precisou de ajuda para retirá-las, ajuda essa que ela tem dificuldade para pedir!
Ela conta sobre suas histórias de maneira hilária, o que te concede altas risadas em determinados pontos do livro, mas também traz com muito carinho a importância da avó e família em sua vida. Tudo isso te ensinando que, por pior que esteja a situação, existe uma solução, você só precisa encarar sem medo e enfrentar!
O livro se divide em três partes: seja, fale e faça assim como o título e na construção ela traz exemplos a todo momento e alguns puxões de orelha, porque não tem como não se identificar com várias citações do livro!
No Seja ela fala sobre mudanças internas que são importantes fazer para enfrentar nossos medos, fala como devemos melhorar dentro de nós para não pararmos na primeira impossibilidade. Esse com certeza foi a parte que eu mais gostei e me identifiquei também!
Já no Fale ela nos mostra como usar nossa voz de maneira assertiva. De falar não quando é para falar e impor limites antes que seja tarde! Uma citação que achei importante nesse momento foi logo no início quando ela diz “Deixe que sua voz trema, mas fale mesmo assim.”
Depois de todo esse aprendizado vem o Faça que é colocar em prática tudo o que queremos. Já vimos nossas mudanças, liberamos nossa voz e agora é a hora de fazer. Por mais assustadoras que as coisas possam ser, FAÇA!
Tenho que dizer que Luvvie me surpreendeu com sua escrita, não sei se foi por tudo que ela passou ou só por compartilhar sua história, mas a escrita dela vai te encorajando e te fazendo acreditar - o que para mim foi muito significativo.
Espero que vocês tenham gostado e experimentem a leitura, cheia de humor e aprendizado do início ao fim. Além de tudo isso já descrito tem umas partes interativas que é um autoconhecimento!
Título: Seja, fale, faça (exemplar cedido pela editora)
Autora: Luvvie Ajayi Jones
Editora: Melhoramentos
Páginas: 256
Ano: 2022
Adquira: aqui
Não é o meu tipo de livro que leria mas acho válido e importante. Pois sei que existem pessoas que precisam desse tipo de orientação e ajuda.
ResponderExcluirGostei muito do nome do livro. É muito poderoso
Eu faço parte também do time que ama livros assim, mesmo não os lendo como deveria!Como não conhecia ainda, fiquei admirada.
ResponderExcluirQuantas e quantas vezes tudo o que precisamos no momento é um: Vai, você consegue!
E esse livro parece falar bem isso!
Claro que já vai pra listinha de muito desejados!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oi, Mayana! Apesar de saber da importância de livros nesse estilo, sobre desenvolvimento pessoal, confesso que não despertam tanto meu interesse. Mas acredito que a autora conseguiu desenvolver questões muito necessárias.
ResponderExcluirOlá! Confesso que não curto muito esse tipo de leitura, sei lá, acabo achando tudo tão utópico que acabo ficando é ainda mais chateada depois da leitura #vaientender, mas para quem curti eu tenho certeza de que será uma leitura bem proveitosa.
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirNão sou uma leitora desse tipo de livro ..Que bom que curtiu o livro e pode tirar ensinamentos importantes para a sua vida.
Mayana!
ResponderExcluirGosto desse tipo de livro que nos abre a mente para novos paradigmas e nos mostra a experiência vivida por alguém.
cheirinhos
Rudy
Oi,
ResponderExcluirAiii amo livros assim!!!
Sério, sempre tiro boas lições, e como sou muito tímida, gosto de ler sobre desenvolvimento social para poder vencer o medo e a timidez.
Esse já vai pra lista!
Sobre sempre falar realmente é muito importante, mesmo a voz tremendo!
Bjs
Não conhecia esse livro! Gosto bastante também de livros como esse. Temos muito hábitos que nos autosabotam e nem percebemos e livros como esse ajudam as pessoas perceberem isso.
ResponderExcluirMuitas pessoas têm preconceito com livros assim, tidos como auto-ajuda, mas sempre tive boas experiências, principalmente quando direcionadas diante de experiências reais do autor como nesse caso. Legal que não é nada técnico tendo até um pouco de humor no texto.
ResponderExcluirEvandro