A tecnologia é algo que a maioria de nós avaliamos com bons olhos, seja por facilitar o nossa comunicação, nosso trabalho ou pelo simples fato de nos proporcionar lazer.
Mas como toda moeda tem dois lados, essa mesma comunicação na mão de pessoas erradas pode gerar fake news e disseminar mensagens erradas. Essa facilidade no trabalho pode acabar com certas profissões e essa diversão pode deixar pessoas dependentes de uma tela. Então, será que existe alguma tecnologia perfeita, ou será que o erro é apenas de quem as utiliza?
O 2030 é uma inteligência artificial que analisa vários dados para poder identificar o que é melhor para a pessoa, seja através do que ela está sentindo, do que ela precisa no momento e até mesmo as melhores formas de terminar um conflito. Ela é tão eficiente que conseguiu analisar a melhor forma de acabar com o conflito entre judeus e palestinos, formando uma nova cidade chamada de Nova Jerusalém, onde todos poderiam viver em paz, mostrando a eficácia do programa. Além disso, a cidade seria a primeira totalmente comandada pelo próprio 2030.
O problema é que depois de certo tempo, algumas pessoas começam a desaparecer e aparentemente ninguém consegue identificá-las, o que seria impossível, tendo um programa como o 2030 que tudo vê e tudo identifica. É aí que entra o israelense Bruce Bowditch, um ex-policial que perdeu sua filha e agora enfrenta o fato de que sua esposa foi uma das desaparecidas.
Então, decidido a investigar tudo por conta própria, Bruce pode acabar se envolvendo em algo muito maior do que ele esperava.
2030: O segredo dos escolhidos é um baita livro nacional. Além de toda essa premissa futurista, o livro te faz lembrar de filmes como Matrix e Exterminador do Futuro, com a questão da Skynet. Mas não é daqueles livros que são cheios de ação futuristas e equipamentos mirabolantes ou termos difíceis de entender. Pelo contrário, com uma linguagem simples, o maior trunfo da trama são seus questionamentos e filosofias em relação à tecnologia, livre arbítrio, evolução e outras coisas mais.
É impossível não se questionar sobre muitos assuntos a cada capítulo que passa. São questionamentos profundos feitos de uma forma simples mas eficiente. Mas não se preocupe, pois apesar de ter todos esses questionamentos, o livro ainda é uma trama de ficção científica, então, a trama toda é muito boa também.
Toda a questão do sumiço e alguns plot twists deixam o livro bem instigante. A escrita do autor é boa e fluida, o que facilita também. Os personagens são em geral bem construídos e com boas personalidades, deixando um ou outro menos cativante.
Recomendo muito esse livro. Podem ler sem medo que é entretenimento e questionamento garantidos.
Título: 2030: O Segredo dos Escolhidos (exemplar cedido pelo autor)
Autor: Thiago Wenzel
Editora: Skull
Páginas: 358
Ano: 2022
Adquira gratuitamente: aqui
Não sei se é o tipo de leitura que me prenderia, mas mesmo assim, tudo que é favor do crescimento pessoal, sempre atiça nossa motivação, ainda mais se tratando de comunicação em pleno 2023. Onde as redes sociais têm tomado conta da vida de todos nós.
ResponderExcluirVou procurar saber mais sim e com certeza, se meu coração mandar, irei ler com certeza!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oi, Fábio! Adoro ficção científica com essa pegada de mistério e suspense! E saber que é nacional me deixa ainda mais curiosa. Os questionamentos que irão surgir sempre fazem da leitura algo fascinante. E que bom que a linguagem é acessível, sem tantos termos técnicos.
ResponderExcluirAinda que não seja meu estilo a trama é bem instigante.
ResponderExcluirUm ponto positivo é que sendo um livro de ficção científica, é bem claro e trás importantes questionamentos
Ola
ResponderExcluirNão é um gênero que curto .A premissa é bem interessante com todo esse fator da inteligência artificial tentando resolver conflitos entre os humanos.
Adoro livros desse gênero envolvendo desaparecimento e tal e com tecnologia deixa tudo mais interessante.
ResponderExcluirFábio!
ResponderExcluirUm bom livro de ficção, instigante e carregado de reflexões e questionamentos deve mesmo ser bom demais.
É um dos meus gêneros favoritos e ainda gosto quando tem IA e aqui ela parece bem desenvolvida. Sem contar com esse mistério das pessoas que somem.
cheirinhos
Rudy
Com a IA sendo um dos assuntos mais comentados do momento, impossível não querer ler o livro. A trama é muito interessante e eu adoro ficção científica. Com tanta tecnologia envolvida e no fim um ex policial que precisa tentar descobrir as coisas. Dica anotada.
ResponderExcluirOlá! Até eu que não sou muito fã de ficção cientifica fiquei empolgada com a resenha., ainda mais sabendo que os tão temidos termos mais difíceis não estão tão presentes assim (risos), bem legal ver cada vez mais a literatura nacional ganhando espaço em todos os gêneros.
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirNossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro.
Esses desaparecimentos me lembrou o arrebatamento.
E a tecnologia realmente traz muitos questionamentos mesmo.
Bjs